Alexandre Guimarães defende políticas integradas para as diferentes regiões metropolitanas

26/02/2015 17h31 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Débora M. Lorusso.

Créditos: Pedro Oliveira

O deputado Alexandre Guimarães (PSC), que acaba de assumir a presidência da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa, anunciou nesta quinta-feira (26) que pretende promover em breve um grande Fórum Metropolitano para reunir representantes do Executivo, do Legislativo, da sociedade civil organizada e de associações de municípios que integram as diferentes regiões metropolitanas do Paraná. A ideia é discutir problemas comuns e soluções aplicadas em cada cidade para, então, projetar políticas públicas que respondam aos problemas metropolitanos atuais.
“A partir do Fórum, teremos uma lista de boas práticas que podem ser replicadas por outros municípios. Por outro lado, teremos também um panorama dos principais problemas metropolitanos. Com essas informações, temos base para executar um bom trabalho na comissão, sem falar dos benefícios que o compartilhar de experiências traz aos próprios municípios”, diz Guimarães. Ele lembra também que tanto serviços como demandas são compartilhados nos municípios de uma região metropolitana. “É o caso do transporte público, que é um serviço integrado. Mas também das drogas, infelizmente, que acabam cruzando fronteiras. Precisamos pensar em políticas integradas para alcançar resultados mais abrangentes”, afirma o deputado.
De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a função da Comissão de Assuntos Metropolitanos é “manifestar-se sobre toda e qualquer proposição relacionada às regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do Estado do Paraná, promovendo a integração das políticas dos municípios do Estado do Paraná”.