Comissão de Assuntos Metropolitanos promove fóruns em Campo Mourão e Apucarana

04/11/2015 18h01 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Débora M. Lorusso.
Deputado Alexandre Guimarães (PSC).

Deputado Alexandre Guimarães (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Alexandre Guimarães (PSC).

A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa promove audiências públicas em Campo Mourão, nesta quinta-feira (5), às 13h30, e em Apucarana, na sexta-feira (6), às 9h30, para discutir as mudanças impostas pelo Estatuto da Metrópole (Lei federal nº 13.089, de 2015). Os eventos, chamados de Fóruns Metropolitanos, acontecerão nas Câmaras de Vereadores dos municípios e terão a presença de palestrantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU/Paranacidade).
O objetivo é discutir com prefeitos, vereadores e autoridades municipais a aplicação da nova lei e as mudanças necessárias, levando em conta o prazo de três anos para adequação, sob risco de penalização dos gestores. “Cidades podem deixar de pertencer a uma região metropolitana, uma região toda pode deixar de existir. Cada região é obrigada a ter um plano integrado até 2017. Esses assuntos podem mudar significativamente e em pouco tempo o que nós conhecemos hoje por regiões metropolitanas no Paraná. Os municípios precisam começar a discutir juntos e a Comissão vai proporcionar esses espaços”, explica o deputado estadual Alexandre Guimarães (PSC), presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e autor da proposta dos Fóruns.
Os Fóruns Metropolitanos acontecerão nas oito regiões metropolitanas do estado, sendo que Curitiba sediou o primeiro no último dia 20 de outubro, no Plenarinho da Assembleia.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.