Homenagem – Segue para sanção (ou veto) do Governo do Estado o projeto de lei nº 308/2013, do presidente da Mesa Executiva da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), concedendo o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao jogador de futebol Alexsandro de Souza (o Alex, do Coritiba), aprovado por unanimidade pelo Plenário, em segunda discussão. Rossoni afirma que a própria história de vida e comportamento do curitibano Alexsandro de Souza já justificaria a homenagem, por servir de exemplo para as crianças e jovens por sua dedicação ao esporte. “Mas ele fez muito mais, além de ser um grande craque. Divulgou o nome do Paraná como celeiro de bons atletas para o Brasil e para o mundo, em especial para o Oriente Médio, onde jogou na Turquia de 2004 a 2012 pelo Fenerbahçe, e é idolatrado a ponto de ter ganho uma estátua em tamanho natural enquanto ali atuava”, recorda o deputado.
Conscientização – Em redação final, última etapa do processo legislativo em Plenário, foi aprovado o projeto de nº 207/13, do deputado Gilberto Martin (PMDB). Ele institui, no calendário oficial de eventos do Estado, a Semana Estadual de Informação e Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a ser realizada, anualmente, no início de agosto. O deputado, que é médico, lembra que o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Igualmente foi aprovado, em redação final, o projeto de lei nº 252/13, do Poder Executivo, dando nova redação ao artigo 73 da Lei estadual nº 4.978, de 5 de dezembro de 1964, que dispõe sobre as funções dos conselheiros do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), que tem por objetivo orientar a política educacional do Paraná. A finalidade principal do projeto é definir o pagamento de despesas com transporte e diárias aos integrantes do órgão. O CEE/PR é constituído por 19 membros efetivos e respectivos suplentes, nomeados pelo governador, com mandato de seis anos, os quais compõem as Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior.
As duas matérias – de nº 207/13 e de nº 252/13 – serão encaminhadas agora para sanção (ou veto) governamental.
Sucatas – Na sessão foi aprovado também, em primeira discussão, o projeto de lei nº 597/12, do deputado Caíto Quintana (PMDB). A proposição altera a redação do artigo 2º da Lei nº 17.015/11, que dispõe sobre a criação de um cadastro de fornecedores de sucatas metálicas ferrosas e não ferrosas. Inclui na exigência do cadastro o comércio de baterias e transformadores. O deputado lembra que a lei, que está sendo modificada, objetiva evitar ou diminuir o furto e a receptação de cabos de cobre, alumínio e outros metais. “Todavia, na mesma esteira estão baterias e transformadores que também estão sendo alvo de furtos e receptação, em prejuízo das pessoas e das prestadoras de serviços públicos essenciais ao cidadão, tais como o fornecimento de água, luz e telefonia”, informa Quintana, na justificativa do projeto.
Médicos – Por proposição do deputado Gilberto Martin (PMDB), o médico Murilo Rubens Schaefer, presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, falou nesta quarta-feira (14) em Plenário, representando também o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) e a Associação Médica do Paraná (AMP). Na ocasião, ele manifestou os protestos da categoria contra os vetos da presidenta Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico e contra o Programa Mais Médicos, do governo federal. Esse programa permitirá que médicos formados no exterior atuem no Brasil, entre outras medidas. Schaefer afirmou que a população tem manifestado apoio ao movimento em defesa da Saúde Pública e da Medicina.
O médico José Fernando Macedo, vice-presidente da AMP, igualmente fez um pronunciamento, destacando que o setor médico está mobilizado e tem desenvolvido ações de conscientização da população, para explicar os motivos pelos quais a classe vem lutando. Macedo defende uma ampla discussão sobre o tema e a adoção de medidas definitivas – como mais investimentos – que assegurem de fato qualidade de vida à população.
Na avaliação do deputado Gilberto Martin esse debate é importante, já que as decisões vão impactar diretamente junto à população. Martin ainda agradeceu o apoio da Mesa Diretiva da Assembleia, que tem concedido espaço para que todos os setores envolvidos com a saúde defendam suas reivindicações.