Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia entrega título de Cidadão Honorário ao ministro Lewandowski

Ministro do STF Enrique Ricardo Lewandowski recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná.
Ministro do STF Enrique Ricardo Lewandowski recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná. Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (18), durante o 3º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral promovido no auditório Mario de Mari, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a Assembleia Legislativa entregou ao ministro do Supremo Tribunal Federal Enrique Ricardo Lewandowski o título de Cidadão Honorário do Paraná. A iniciativa da homenagem partiu da Comissão Executiva da Casa, como forma de reconhecimento à extensa folha de serviços prestados ao País por Lewandowski.

O ministro se mostrou profundamente honrado e agradecido, principalmente pelo fato da homenagem partir de um Estado “progressista e avançado como o Paraná, que representa um amálgama de etnias trabalhando lado a lado, sintetizando num microcosmo o universo da nação brasileira. Essa mescla de etnias, convivendo de forma perfeitamente integrada, talvez indique que sejamos a nação mais preparada para estes tempos de globalização”, observou.

Referência – O 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), destacou que o Legislativo paranaense pretende, com essa atitude, enaltecer a importância da atuação do ministro ao longo de sua trajetória profissional, com posições equilibradas e discernimento que lhe conferiram o respeito e a admiração dos brasileiros.

O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), disse que a homenagem é fruto de uma idéia surgida entre os deputados estaduais na ocasião de outra solenidade promovida pelo Legislativo, para conferir o mesmo título ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto: “O ministro Lewandowski desempenhou relevantes serviços em favor da democracia, tanto no exercício desta importante função quanto em sua história anterior, como advogado e professor. Sempre se destacou pelo compromisso com a construção de um Brasil republicano, tornando-se referência nesse novo momento que vive a nossa Justiça, momento que vem exigindo compromisso também dos demais Poderes, principalmente do Legislativo”.

Rossoni fez ainda um breve relato das mudanças que a atual Comissão Executiva vem implantando na Assembleia, alvo de denúncias de toda sorte em passado recente, para devolver-lhe o respeito e a confiança da sociedade. Citando as medidas de moralização e economia que já resultaram na devolução de R$ 90 milhões (25% do orçamento anual da Casa) aos cofres públicos no ano passado, e ações pioneiras como a extinção do 14º e 15º salários dos parlamentares – que vem servindo de exemplo para outros Legislativos, inclusive o Senado Federal – agradeceu o apoio da população e alertou para a necessidade de que todos permaneçam vigilantes no combate à corrupção e na defesa dos princípios democráticos.

Em seu discurso de agradecimento, Lewandowski expressou a emoção com que recebia o título, “que resulta do afeto e da amizade”, e disse considerá-lo, mais do que uma reverência a ele, pessoalmente, uma homenagem à Justiça Eleitoral brasileira, “que realizou com sucesso as eleições gerais de 2010”, transformando-se num verdadeiro exemplo para as demais nações, com 500 mil urnas eletrônicas em perfeito funcionamento e a apuração do resultado da eleição majoritária no tempo recorde de uma hora e quatro minutos. “E mais importante que tudo isso, no dia seguinte o País estava totalmente pacificado e retornou ao seu trabalho cotidiano.”

Participaram do evento, além de Rossoni e Plauto, o vice-governador Flávio Arns (PSDB), representando o governador Beto Richa (PSDB), o senador Sérgio Souza (PMDB), o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral Rogério Coelho, o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), a procuradora geral do município, Claudina Camargo Betes, representando o prefeito Luciano Ducci (PSB), o deputado federal Abelardo Lupion (DEM), o deputado estadual Pedro Lupion (DEM), entre outras autoridades, juízes e advogados.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação