Ex-craque do Coritiba, Capitão Hidalgo será o novo Cidadão Honorário do Paraná Sessão Solene proposta pelo deputado Douglas Fabrício (CDN) ocorre na terça-feira (21).

17/03/2023 13h49 | por Antônio Dilay
Nascido em São Paulo, José Hidalgo Neto, chegou ao Coxa na década de 70 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube. Também marcou época na crônica esportiva.

Nascido em São Paulo, José Hidalgo Neto, chegou ao Coxa na década de 70 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube. Também marcou época na crônica esportiva.Créditos: Reprodução Facebook

Nascido em São Paulo, José Hidalgo Neto, chegou ao Coxa na década de 70 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube. Também marcou época na crônica esportiva.

A sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, acontecerá na próxima terça-feira (21), às 18h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem é prevista na Lei Estadual nº 21.254/2022 (Publicada no Diário Oficial nº. 11295 de 7 de novembro de 2022).

A proposta do deputado Douglas Fabrício (CDN) foi aprovada em novembro de 2022, mas em virtude de agenda do homenageado a condecoração só pôde ser concretizada neste início de 2023.

O deputado Douglas Fabrício justificou a importância do título. “O Capitão Hidalgo foi um jogador extraordinário, em uma época em que o futebol aqui no Brasil era repleto de craques, como o próprio Pelé. Pelo Coritiba foi o capitão de uma geração vitoriosa, levando o nome do Paraná para todo o país”, ressalta.

Nascido em São Paulo, José Hidalgo Neto, chegou ao Coritiba na década de 70 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube. Jogando no meio campo, Hidalgo se tornou capitão e referência do time que conquistou o pentacampeonato paranaense (71, 72, 73, 74 e 75). Também foi campeão da Fita Azul (72) e do torneio do Povo (73).

Em 75, deixou os gramados para iniciar outra carreira vitoriosa, a de comentarista esportivo. Ao longo de quase 40 anos, Capitão Hidalgo tornou-se um dos principais nomes da crônica esportiva do Paraná, trabalhando em rádio e televisão, se transformando em referência para milhares de ouvintes.

“Ele é uma das vozes mais importantes e reconhecidas no Paraná. A longa carreira na crônica esportiva consolidou o seu nome como sinônimo de conhecimento e credibilidade”, enalteceu o parlamentar.

Biografia

Nascido no dia 03 de novembro de 1943 em São Paulo, no bairro da Mooca, casado com Clelia Ferreira Hidalgo, pai de Cleber e Clecio. Têm três netos, Kadu, Bruno e Carolina e um bisneto, Tom.

José Hidalgo Neto, mais conhecido como Capitão Hidalgo, iniciou sua carreira como jogador pelo Clube Atlético Juventus. Entre 1960 e 1965, defendeu as cores do tradicional clube da Rua Javari. Foi considerado a revelação do futebol paulista em 1964, ano em que chegou a ser convocado para a seleção paulista.

Em 1966, mudou-se para o interior de São Paulo, ao ser contratado pelo XV de Novembro de Piracicaba. No ano seguinte, entrou para a história do clube, depois de conquistar o título de acesso à divisão principal do Estado.

A pedido do técnico Filpo Nuñez transferiu-se para o Coritiba Football Club, em 1970, onde fez sua história no clube. No Coxa conseguiu o pentacampeonato estadual (1971, 72, 73, 74 e 75) e se consagrou como “dono de meio campo”.

Foi campeão da Fita Azul, em 1972, ao excursionar por gramados europeus. Conquistou também o Torneio do Povo, em 1973, enfrentando os principais clubes do Brasil.

Carreira de comentarista

Em 1975, abandonou definitivamente os gramados, encerrando a carreira de atleta profissional. Ainda nesse ano, trocou a bola pelo microfone, tornando-se, desde então, o principal comentarista do rádio esportivo paranaense. Já cruzou a linha do Equador uma centena de vezes, para transmitir ao Brasil os maiores eventos do circuito esportivo, de Copa do Mundo a Fórmula 1. Diante do exposto e relevância da matéria, submeto a presente propositura para apreciação desta Casa de Leis, visando a aprovação desta proposta de Lei.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação