
Apaes, escolas especializadas e demais instituições que promovem a inclusão de pessoas com deficiência nos municípios paranaenses foram homenageadas na tarde desta terça-feira (26) pela Assembleia Legislativa do Paraná. A solenidade, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), ocorre na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto. Ao todo, 65 entidades foram condecoradas no Salão Nobre.
“Essa é uma das causas mais importantes com as quais um homem público pode se preocupar”, destacou Leprevost. “A gente precisa reconhecer o trabalho desses profissionais. Não apenas professores, mas também profissionais de saúde e funcionários de escolas especializadas que atendem uma parcela da nossa população que precisa de mais acessibilidade e de mais inclusão”.
Há mais de duas décadas, a homenageada Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) promove iniciativas sociais voltadas a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade, por meio de parcerias com os diferentes setores. A instituição sediada em Curitiba, mas com atuação em todo o território nacional, atende cerca de 500 pessoas diariamente. Há mais de 12 mil pessoas acompanhadas pela Unilehu.
“Esse reconhecimento da Assembleia estimula e motiva as nossas instituições do terceiro setor a continuar a caminhada em prol da inclusão. É um trabalho, que além de ser significativo, porque transforma a vida de pessoas com deficiência e de seus familiares, também demonstra a possibilidade de que a inclusão é possível em todas as dimensões sociais”, destacou Yvy Abbade, presidente da entidade.
Portador de deficiência visual, o jornalista Henry Xavier ressaltou a necessidade de inclusão de todas as deficiências. “O principal é que todas sejam atendidas - auditiva, física, intelectual e visual - para que essas pessoas possam ser cuidadas e ter a sua autonomia, trabalhar e se desenvolver”, ressaltou. Ele trabalha há 8 anos na Unilehu.
Outra instituição homenageada, a Associação Curitibana de Apoio e Integração ao Excepcional (Acaie) Escola Forrest Gump atende mais de 150 pessoas no bairro Boa Vista, em Curitiba. São alunos de 6 a 68 anos que convivem com deficiências como autismo e síndrome de Down. “É um acolhimento receber o reconhecimento do nosso trabalho e dos profissionais que estão ali com a gente. É muito importante, principalmente nesse momento que estão querendo acabar com as nossas escolas especiais”, ressaltou Rosana Nunes Garcia, presidente da instituição, se referindo à ADI 7796.
Semana
Desde o dia 18 de agosto, a Assembleia Legislativa promove atividades em razão da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação deste ano foi antecipada para não coincidir com Olimpíadas Especiais das Apaes, que ocorre em Foz do Iguaçu.
Entre os dias 18 e 22, o Espaço Cultural da Alep recebeu uma exposição de 30 obras produzidas por pessoas com deficiência. No último 19, o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) discursou em alusão à Semana, homenageando 11 personalidades que convivem com deficiências ou que lutam pelos direitos dos PCD.
A quarta-feira (20) foi marcada pela realização de uma caminhada contra a ADI 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e que visa anular leis que fomentam as Apaes e outras mantenedoras do ensino especializado no estado. Em seguida, uma audiência pública realizada no Plenário debateu o tema com parlamentares, especialistas e autodefensores.
Homenageados
São homenageadas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Adrianópolis, Agudos do Sul, Antonina, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Curitiba – Santa Felicidade, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Lapa, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piên, Pinhais, Piraquara, Prudentópolis, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Também são condecoradas as Escolas de Modalidade Educação Especial Egrégora, Fênix, Forrest Gump, Henriette Morineau, Integração e Treinamento do Adulto, Luan Müller, Marisa Amada Pires Sella, Menino Jesus, Mercedes Stresser, Multidisciplinar, Nabil Tacla, Nilza Tartuce, Nilza Tartuce Passaúna, Primavera, Professor Orlando Alves Chaves, Professor Osny Macedo Saldanha, Renascer, São Camilo, São Francisco de Assis, Terapêutica Vivenda, Tia Maria, Vivian Marçal Merces, 29 de Março, Alternativa e de Estimulação e Desenvolvimento CEDAE.
São igualmente reconhecidas outras instituições de referência na área, como a Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes-PR), a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), o Inclusive nas Artes – Centro de Arte, Cultura e Inclusão, a Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Alece), a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), a Associação do Deficiente Motor, a Associação Reviver Down, o Centro de Apoio à Educação Especial Professor Altayr Santos Cavali, o Centro de Apoio à Educação Especial Boa Vista, o COIRMA APMI, o COIRMA FEPE e o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.
"ENTREGA DE MENÇÕES HONROSAS ÀS INSTITUIÇÕES QUE TRABALHAM COM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, EM ALUSÃO À SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA"
Carregando fotos...