Audiência Pública debaterá a implantação de políticas para educandos com altas habilidades ou superdotação no Paraná

17/03/2023 11h45 | por Assessoria Parlamentar
"O debate é para encontrarmos caminhos para que essas crianças e jovens tenham um atendimento adequado", explica o deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.

"O debate é para encontrarmos caminhos para que essas crianças e jovens tenham um atendimento adequado", explica o deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.Créditos: Dálie Felberg/Alep

"O debate é para encontrarmos caminhos para que essas crianças e jovens tenham um atendimento adequado", explica o deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência (CRIAI), presidida pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), organizará no próximo dia 21 de março, Dia Mundial da Infância, uma audiência pública para debater a implantação de políticas públicas para crianças e adolescentes com altas habilidades ou superdotação no Paraná.

O objetivo da audiência é discutir e tirar encaminhamentos concretos para melhorar o projeto de Lei 564/2021, que trata sobre o tema, com foco na rede de ensino pública e privada do Paraná. O projeto já foi aprovado na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e deve ir a plenário nas próximas semanas.

"Estima-se que entre 1% a 3% da população, seja nacional ou no Paraná, apresentem altas habilidades ou superdotação. Portanto estamos falando de uma população que pode estar entre 110 mil a 330 mil paranaenses. Essas pessoas, quando estão no ambiente escolar, precisam encontrar condições para desenvolverem suas capacidades, de acordo com áreas do seu interesse. Por isso o debate, para encontrarmos caminhos para que essas crianças e jovens tenham um atendimento adequado", explica Araújo, que também é autor do projeto de Lei.

Apesar do foco na área educacional, a audiência pública contará com especialistas nacionais que trabalham o tema também na perspectiva médica, jurídica, familiar, da sociedade civil organizada, além de representantes governamentais.

"Os especialistas irão nos ajudar em diversos pontos de como trabalhar esse tema em políticas e ações concretas. Hoje, um estudante com essas capacidades, em geral, não encontra na escola um ambiente adequado para desenvolver suas habilidades. Pelo contrário, por não ser compreendido, muitas vezes não é aceito, se isola, o que leva a questões muito sérias como evasão escolar, bullying, depressão. Precisamos encarar esse debate", completou o deputado.

A audiência é aberta ao público em geral e para estudantes das áreas envolvidas, pode contar como horas complementares.

Confira a lista de especialistas confirmados:

Denise Maria De Matos, Doutora em Educação e Especialista em Superdotação, na Secretaria de Educação Estadual - Departamento de Educação Especial (Seed/Dee), Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado e Técnica Pedagógica na área de Altas Habilidades/Superdotação.

Greice Cristiane Dos Santos Carraro, Pedagoga Especialista em Superdotação, da Identificação e Avaliação da Superdotação/Altas Habilidades. Coordenadora Pedagógica de Escola Estadual, e Psicopedagoga na Clínica Ágape.

Senhora Silvia Altoé, Psicóloga, Mestrado em Superdotação da Identificação e Avaliação da Superdotação/Altas Habilidades.

Fabrizia Angelica Bonatto Lonchiati, Advogada, Mestrado em Direito Educacional, trabalha no escritório de Advocacia Bonatto e Celloto e leciona na Unicesumar.

Caroline Volpato, mãe de uma criança com identificação de Superdotação/Altas Habilidades

Paula Sakaguti, mãe de um jovem com identificação de Superdotação/Altas Habilidades.

Felipe Pinheiro De Figueiredo (Remoto), Médico Psiquiatra, Doutorado em Saúde Mental e Professor Universitário. Médico Psiquiatra no Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia Essentia e Professor Universitário no Curso de Medicina na Unicesumar.

Cristina Maria Carvalho Delou  (Remoto), Psicóloga, Doutora em Educação, Especialista em Superdotação, Professora aposentada, foi criadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Universidade Federal Fluminense e Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial do Ministério da Educação e atualmente Presidente do Conselho Brasileiro De Superdotação – Conbrasd.

Serviço:
Audiência Pública “Implantação de Políticas Públicas aos educandos com Altas habilidades ou Superdotação no Paraná”

Data: 21/03/202

Horário: Às 9h

Local: Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná

Informações: 41 3350-4282

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação