Audiência pública discute o skate como transporte intermodal

08/07/2014 11h47 | por Sandra C. Pacheco
Audiência Pública discute o uso do skate como meio de mobilidade urbana.

Audiência Pública discute o uso do skate como meio de mobilidade urbana.Créditos: Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)

Audiência Pública discute o uso do skate como meio de mobilidade urbana.
Por iniciativa do presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e do deputado Rasca Rodrigues (PV), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira (8) uma audiência pública para discutir o tema do “Skate como transporte intermodal”. O evento foi organizado pelo presidente da Associação de Skate de Curitiba, Sandro Tanck, que conduziu os trabalhos abertos por Rasca Rodrigues.

Rasca, responsável pela lei que definiu a data de 21 de junho como Dia Estadual do Skate, falou sobre a necessidade de pensar o compartilhamento dos espaços urbanos, em especial o trânsito, com os olhos voltados para o futuro e a valorização dos meios alternativos de locomoção, como a bicicleta, o próprio skate e o roller, cujos adeptos crescem a cada dia nas grandes cidades brasileiras. Segundo ele, a Assembleia deve estar atenta a essas movimentações, como vem ocorrendo com a Câmara Municipal de Curitiba.

Tanck, que exibiu vários vídeos mostrando os riscos decorrentes da falta de uma regulamentação para a prática, destacou o empenho de atletas e alguns políticos pioneiros da causa, como o deputado Mauro Moraes (PSDB), no sentido de vencer os preconceitos e o ceticismo de muitos e transformar Curitiba na “capital do Skate”. Hoje o município já conta com algum apoio e incentivo às iniciativas que visam promover o esporte.

O professor Omar Sabbag Filho, que representou no encontro o setor de tecnologia da Universidade Federal do Paraná, disse que a instituição vê o skate como uma possibilidade importante de deslocamento em cidades cada vez mais assoberbadas com as dificuldades de trânsito, mas ponderou que há um longo caminho a percorrer, passando por mudanças culturais, criação de regulamentações específicas que permitam uma melhor abordagem do assunto e a adaptação do ambiente urbano para receber as inovações. Em todas as etapas do processo ele aponta a educação como elemento essencial na consolidação da convivência democrática nos centros urbanos.

Postura semelhante foi defendida pelo vereador curitibano Chico do Uberaba (PMN), para quem as autoridades devem ser cobradas na busca de soluções para a mobilidade urbana, e pelo coordenador de educação para o trânsito do DETRAN-PR, Juan Ramón Soto Franco, que apontou uma lacuna na difusão de valores capazes de assegurar o pleno exercício da cidadania responsável.

Participaram do evento atletas e lideranças ligadas ao setor, representantes comunitários e o vereador de Colombo, Givanildo da Silva, do PSDB.