Audiência pública marca o Dia do Nutricionista e os 50 anos da profissão no Brasil Durante o evento no Plenarinho da Alep especialistas apresentaram um histórico da evolução da profissão no país, regulamentada apenas em 1967.

31/08/2017 14h10 | por Rodrigo Rossi
Audiência Pública sobre a "Prevenção pela Nutrição e 50 anos de Nutrição no Brasil" na manhã desta quinta-feira (31).

Audiência Pública sobre a "Prevenção pela Nutrição e 50 anos de Nutrição no Brasil" na manhã desta quinta-feira (31).Créditos: Noemi Froes/Alep

Audiência Pública sobre a "Prevenção pela Nutrição e 50 anos de Nutrição no Brasil" na manhã desta quinta-feira (31).


O Dia do Nutricionista, comemorado nesta quinta-feira (31), foi marcado pela audiência pública “Prevenção pela nutrição – 50 anos de nutrição no Brasil”, proposta pela deputada Claudia Pereira (PSC) e realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do Paraná, Maria Emília Daudt von der Heyde; da presidente da Associação dos Celíacos do Paraná, Solange Nascimento; e do microbiologista Bruno Zylbergeld, que proferiu palestra aos profissionais de nutrição e inúmeros estudantes presentes.

Segundo ele, é preciso que a população mude os seus hábitos de alimentação, melhore a qualidade de vida com exercícios físicos e adote uma dieta balanceada, não creditando o emagrecimento ou a manutenção de um organismo saudável tão somente às fórmulas milagrosas ou suplementos. “Hoje a nutrição não é só aquela parte dietética receitada em consultório, mas um todo que envolve inclusive a boa ingestão de alimentos e a sua digestão, um bom funcionamento do sistema gastrointestinal”.

Já a presidente da CRN paranaense apresentou um histórico da evolução da profissão no país, que foi regulamentada apenas em 1967. No entanto, ela lembrou que o primeiro curso superior de Nutrição surgiu ainda em 1939, na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente são 407 cursos em funcionamentos e muitos desafios profissionais pela frente. “Superamos muitos desafios, com uma atuação ética em prol de uma nutrição adequada da nossa população. Este foi o nosso caminho e hoje comemoramos a regulamentação da nossa profissão, que existe há cinco décadas”, disse Maria Emília Daudt.

Para a deputada Claudia Pereira, é importante que o Legislativo promova estas discussões, porque permitem aprofundar o conhecimento sobre temas diversos e que podem inclusive resultar em bons projetos de lei. “Trabalhamos aqui no Parlamento para que a nutrição possa ser mais adequada e que as pessoas tenham mais consciência, ingerindo alimentos saudáveis. Já promovemos diversas iniciativas legislativas nesse sentido e ouvir especialistas sobre o tema é sempre enriquecedor para o poder público”.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação