Audiência Pública pretende esclarecer venda de áreas do Instituto de Florestas do Paraná

28/05/2014 15h19 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da jornalista Ceres Battistelli.
Da esquerda para a direita, deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV).

Da esquerda para a direita, deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV).Créditos: Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)

Da esquerda para a direita, deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV).
Os deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV) promoverão no dia 11 de junho, às 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para esclarecer o uso e a destinação das áreas rurais do Instituto de Florestas do Paraná, que poderão ser comercializadas pelo Governo do Estado. O requerimento para realização da audiência pública foi aprovado na terça-feira (27), no Plenário do Legislativo.

De acordo com o deputado Cheida, o objetivo é ouvir segmentos da sociedade e do governo elucidando, tanto quanto possível, a decisão. “Os deputados precisam de informações detalhadas de ações como esta, grande e polêmica, para se posicionarem e esclarecer a importância da manutenção de áreas de florestas nativas e da comercialização de áreas de pinus e eucalipto”, declarou.

O deputado Rasca Rodrigues (PV) disse que a audiência contribuirá para esclarecimentos ambientais e econômicos no que diz respeito às áreas que serão leiloadas. “Queremos que este debate possa contribuir com a gestão do Instituto, abordando a exploração das áreas plantadas, pesquisas e investimentos na gestão destas florestas”, ressaltou.
O Instituto de Florestas do Paraná, antiga Ambiental Paraná Florestas S.A., pretende vender sete das suas 17 áreas rurais. Ao todo, as unidades totalizam 12,8 mil hectares de florestas plantadas, que representam 41% das terras pertencentes ao instituto e poderão render aos cofres públicos mais de R$ 105 milhões.

Serão convidados a participar da audiência pública o presidente do Instituto de Florestas do Paraná, Luiz Malucelli Neto; o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Junior; o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; e representantes da Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE).

Ouça o Podcast relacionado


 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação