Brizola é Homenageado Em Todo o Brasil

25/06/2007 09h37 | por
Brizola é homenageado em todo o Brasil Editoria Rede PDT - O terceiro ano de morte do fundador do PDT Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, foi lembrado em homenagens celebradas por pedetistas de todo o país. A Câmara dos Deputados realizou sessão especial, às 10 horas de ontem, atendendo ao requerimento do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), e em diversos estados deputados pedetistas também registraram homenagens. Foi assim no Rio de Janeiro, a pedido do deputado Paulo Ramos; no Rio Grande do Sul, por iniciativa da bancada pedetista; e no Paraná, com pronunciamento do deputado Edgar Bueno. Em São Borja, as homenagens a Brizola contaram com as presenças do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do deputado federal Brizola Neto, entre outras importantes lideranças pedetistas gaúchas e nacionais.No blog Política do jornal O POVO de quarta-feira, Clovis Holanda informou a realização de sessão especial na Assembléia Legislativa do Ceará por ocasião dos três anos de morte de Leonel Brizola. "Na platéia e nos discursos, nomes como o deputado estadual Heitor Férrer, o vereador Márcio Lopes e o ex-deputado federal André Figueiredo", ressaltava ele, ao informar ainda que a sessão seria transmitida pela TV Assembléia, canal 30.DOCUMENTO RESERVADO/Política (Curitiba, 21 e 22/06/2007)Brizola na AL - Deputado Edgar Bueno (PDT) lembrou quarta-feira, na Assembléia Legislativa, o terceiro ano da morte de Leonel Brizola, falecido em 21/06/2004. “Brizola, que foi deputado estadual na sua juventude, depois deputado federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, exilado político e por duas vezes governador do Rio de Janeiro, nos deixou enorme saudade, sua morte comoveu o povo e representou grande perda para o Brasil tão carente de líderes autênticos que expressem reais sentimentos de nacionalidade”, disse. JORNAL HOJE/Política (Cascavel, 21/06/2007)ASSEMBLÉIA LEGISLATIVADeputado presta homenagem a BrizolaO terceiro ano da morte de Leonel Brizola, falecido em 2004, foi registrado na Assembléia Legislativa pelo deputado Edgar Bueno (PDT). “Brizola, que foi deputado estadual na sua juventude, depois deputado federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, exilado político e por duas vezes governador do Rio de Janeiro, nos deixou enorme saudade, sua morte comoveu o povo e representou grande perda para o Brasil tão carente de líderes autênticos que expressem reais sentimentos de nacionalidade”, destacou o parlamentar.A Câmara dos Deputados presta homenagem a Brizola às 10h desta quarta-feira, em sessão especial requerida pelo deputado Vieira da Cunha, do PDT gaúcho. No Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em diversos outros estados os pedetistas também farão homenagens, especialmente em São Borja, cidade que é considerada o berço do trabalhismo porque lá repousam, além de Brizola, sua esposa Neuza Goulart Brizola e os ex-presidentes Getulio Vargas e João Goulart, outros estadistas que muito fizeram pelo Brasil.Edgar afirmou que de todas as realizações de Leonel Brizola, a mais marcante foi a defesa da educação como causa de salvação nacional, deixou grandes exemplos nesta área implantando 6,3 mil escolas no Rio Grande do Sul e 500 Cieps (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro. “A educação integral passou a ser difundida e valorizada pelo País a partir deste seu último feito, que realizou com a ajuda do antropólogo e educador Darcy Ribeiro, também de saudosa memória”, disse. Médico ou prefeito?Giro Político - O prefeito de Cascavel, Lísias Tomé, fez a inscrição para participar do concurso público da Prefeitura de Cascavel atrás de uma vaga para médico. O Ministério Público disse que não há impedimento legal sobre a questão, mas se for aprovado e chamado, terá que optar entre o cargo de prefeito e o de médico, já que os horários são incompatíveis.GAZETA DO PARANÁ/Política & Cia (Cascavel, 21/06/2007)Desrespeito - Não escondendo a indignação, o deputado Edgar Bueno (PDT) pronunciou quarta-feira um discurso no qual condenou o desrespeito e o descaso do Instituto Médico Legal (IML), tanto de Toledo quanto de Cascavel, na necrópsia do corpo de uma jovem vítima de acidente automobilístico ocorrido no último sábado, conforme noticiou esta Gazeta. Tanto uma quanto outra unidade se recusou à tarefa, que só foi realizada depois de 9 horas do óbito, para desespero da família. Desrespeito II - Com veemência, Edgar Bueno cobrou das autoridades que comandam a área de segurança pública - no caso, o secretário Luiz Fernando Delazari - providências enérgicas para que eventos como esse, num momento de extrema dor para os familiares, não mais se repitam, mesmo que o órgão se encontre em estado de greve. Presidindo a reunião, o deputado Antonio Anibelli (PMDB) também manifestou a sua revolta, solidarizando-se com o colega Edgar Bueno.