Comissão de Ciência e Tecnologia defende manutenção de cursos e mais recursos nas universidades Trabalhos priorizaram o atendimento das universidades estaduais e negociações com o Governo Estado para a solução dos problemas.

28/12/2016 10h00 | por Jaime S. Martins
Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Créditos: Laura Ling/Alep

Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidida pelo deputado Tercílio Turini (PPS), apresentou o relatório das atividades do semestre, conforme determina o artigo 30, §4º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Turini relatou que grande parte dos trabalhos foi dedicada ao atendimento às universidades estaduais, em ouvir as necessidades apresentadas por elas e na tentativa de negociação com o Governo do Estado para a solução dos problemas. “Nesse ano de 2016 tivemos uma grande preocupação com relação às nossas sete universidades, que passam por dificuldades financeiras e têm grandes desafios”, disse. “Como o Brasil está em recessão, a economia tem encolhido, o Estado também tem problemas, que têm afetado os municípios e as instituições”, completou.

Entre as reuniões e encontros realizados, Turini destacou a visita da Comissão aos setores de Farmácia, Fisioterapia e Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava. Lá foram relatados problemas como a diminuição do atendimento à população na clínica de fisioterapia, laboratório de análises clínicas e na farmácia. Segundo relatos, o atendimento ao público externo foi reduzido em mais de 50% devido ao não pagamento da gratificação aos docentes e os setores, que também servem para o aprendizado dos acadêmicos, correm o risco de ser fechados. Isso estaria ocorrendo em razão da suspensão do pagamento da gratificação dos plantões docentes, que a partir da emissão do Decreto 4189/2016 passou a depender de autorização do Executivo para ser realizado.

O deputado também relatou as dificuldades enfrentadas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), que sofrem com a falta de recursos para o custeio das instituições. Em relação à UNESPAR foi realizada uma reunião ordinária conjuntamente com a Comissão de Cultura e a Comissão de Educação da Alep, para discutir a questão.

“Temos trabalhado para sensibilizar a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o próprio Governo de que as universidades têm esses problemas”, frisou. “O trabalho neste ano foi importante para que as universidades não sucateiem e não diminuam as atividades, com o fechamento de cursos. É nisso que a gente tem atuado no momento”, disse Turini.

Além disto, a Comissão também se reuniu para a apreciação do projeto de lei nº 643/2015, de autoria do deputado Artagão Júnior (PSB), que trata da justificativa de faltas escolares por motivos religiosos.

Integram a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além do presidente Turini, os deputados Bernardo Carli (PSDB), como vice-presidente, os deputados Chico Brasileiro (PSD), Evandro Araújo (PSC), Felipe Francischini (SD), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Pastor Edson Praczyk (PRB).

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação