Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissão de Direitos Humanos debate conflitos em Quedas do Iguaçu


O conflito agrário instalado no município de Quedas do Iguaçu e a operação da Polícia Civil que teve como alvo integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) serão os temas de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná. O encontro, restrito a autoridades e convidados, acontece nesta terça-feira (08), às 10 horas, no Auditório Legislativo da Alep.

Segundo o presidente da comissão, deputado Tadeu Veneri (PT), o objetivo é ouvir todas as partes envolvidas na questão para que o grupo possa atuar. “Queremos mais informações do ocorrido. Nós ouvimos a versão da Secretaria de Segurança Pública, que fez todo seu apanhado. Nós precisamos ouvir também seja integrante do movimento, do Ministério Público, da Defensoria Pública, qual o entendimento que têm disso”.

Devem participar da reunião representantes do Ministério Público do Paraná, da Defensoria Pública, da Ouvidoria Agrária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da Assessoria Especial para Assuntos Fundiários do Governo do Paraná e da Organização Terra de Direitos.

Baixo Iguaçu – A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia também participará de uma reunião para mediar o conflito na região da Usina do Baixo Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. Famílias que ainda não foram indenizadas ocupam a entrada do canteiro de obras. “Há uma tensão muito grande na cidade. Enquanto não tiver a indenização daquelas famílias essa tensão será permanente. Essa será a terceira reunião na busca de uma solução”, ressalta Veneri.

Também participam da negociação representantes das Comissões de Direitos Humanos da Câmara Federal e do Senado. O encontro acontecerá no dia 18 deste mês, às 14 horas, na comunidade rural de Marechal Lott, em Capanema.

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação