Comissão de Obras Públicas apresenta resultados de pesquisa de satisfação com os portos paranaenses Pesquisa técnica registrou avanços e consultou quem mais utiliza a estrutura portuária, como exportadores, importadores e caminhoneiros.

20/06/2017 14h01 | por Trajano Budola

Audiência Pública, apresenta resultado da pesquisa de satisfação dos usuários exportadores e importadores do Sistema Portuário. Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, presidida na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo deputado Tião Medeiros (PTB), apresentou em audiência pública na manhã desta terça-feira (20) os resultados de uma pesquisa quantitativa para medir os índices de satisfação dos usuários dos portos do Paraná. Os dados do levantamento demonstraram números positivos quanto à estrutura para importação e exportação, principalmente no Porto de Paranaguá, como também indicaram melhoras para moradores do município, caminhoneiros, operadores, sindicatos e práticos.

O evento, que aconteceu no Salão Nobre da Alep, contou com a presença do presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), que elogiou a iniciativa da comissão em procurar diretamente os principais usuários e quem é diretamente afetado pela estrutura dos portos, para mapear os avanços e levantar as necessidades para o melhoramento de um setor tão relevante para o desenvolvimento do estado. “Louvo a iniciativa de trazer aqui aqueles que vivem o dia a dia do porto e utilizam a sua estrutura. É sempre importante defender o patrimônio maior do Estado e estou aqui para valorizar e enaltecer o trabalho da comissão e dos seus deputados”, avaliou Traiano, destacando a presença de lideranças dos sindicatos de estivadores, caminhoneiros e das federações industriais que compõem o setor produtivo, presentes à audiência pública.

Tião Medeiros explicou que a pesquisa técnica é uma forma encontrada pela Comissão de Obras Públicas para despolitizar questões do funcionamento dos portos. “É uma atitude inovadora que partiu de uma série de denúncias e reclamações. Trabalhamos para que fosse feita uma avaliação técnica com quem mais usa a estrutura portuária, quem realmente pode dizer com propriedade se o sistema melhorou, quais são as falhas e a qualidade dos avanços. Há um reconhecimento quase unânime entre os consultados de que, nos últimos cinco anos, ocorreram melhorias em todas as áreas questionadas”, afirmou.

A boa avaliação apontada pelos números da Pesquisa de Satisfação dos Usuários Exportadores e Importadores do Sistema Portuário foi ressaltada pelo diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Henrique Tessutti Dividino, para quem o levantamento é ainda um norte para continuar as evoluções da estrutura dos portos. “Estamos fazendo isso há seis anos, ouvindo o cliente, ouvindo o cidadão, o usuário exportador e o homem do campo, o que nos possibilita traçar metas e planos mais assertivos”, frisou, sobre a primeira pesquisa qualitativa de satisfação já realizada sobre os serviços dos portos. De acordo com ele, questões como a segurança no entorno do porto, fator que não é de responsabilidade direta da APPA, estão sendo discutidas constantemente com os entes federais e estaduais. Dividino também falou sobre programas mantidos pela administração como o Porto no Campo e o Porto na Escola, que visam a integração com as populações dos municípios onde estão as estruturas portuárias e o sistema produtivo agropecuário paranaense.

O presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva), João Antônio Lozano Batista, reconhece os avanços na qualidade dos serviços e condições de trabalho na estrutura portuária. “Estes números estão corretos, na média, porque houve uma mudança nos portos nesta atual gestão, principalmente para os trabalhadores. Nós trabalhadores vemos que mudou e não apenas para nós estivadores, mas também para os caminhoneiros. Ainda é preciso fazer evoluir o sistema de entrada no porto, mas isso está sendo conversado com a direção para que seja aperfeiçoado, já que é um sistema novo”, explicou.

Para o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio-PR, Rodrigo Rosalem, a pesquisa dá a dimensão da realidade atual dos portos paranaenses. “Em termos de resultado, nós vemos muito claramente a evolução. Parabenizamos a gestão da APPA pelos resultados, são mudanças muito visíveis retratadas na pesquisa, o que nos traz ainda uma boa oportunidade de melhorar”, afirmou. De acordo com o representante da federação, a questão da segurança aos usuários ainda precisa ser bem discutida, o que envolve responsabilidades da Policia Rodoviária Federal, Polícia Militar (PM-PR), da concessionária da rodovia BR-277 (Ecovia), do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Paranaguá. “O grande desafio é como articular todos estes entes responsáveis pelas vias de acesso, para que se encontre uma solução para o problema”.

Participaram da audiência pública ainda os deputados Maria Victoria (PP), Bernardo Carli (PSDB), Ademir Bier (PMDB) e Fernando Scanavaca (PDT).

Ouça o Podcast relacionado