CPI define o nome das primeiras ONGs convocadas para prestar depoimento Deputado Ricardo Arruda preside os trabalhos, que tem como relator o deputado Galo.

26/11/2019 16h35 | por Diretoria de Comunicação
Reunião da CPI das ONGs define as primeiras oitivas a serem realizadas.

Reunião da CPI das ONGs define as primeiras oitivas a serem realizadas.Créditos: Kleyton Presidente/Assembleia

Reunião da CPI das ONGs define as primeiras oitivas a serem realizadas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Paraná que investiga a suposta má utilização de verbas públicas e o suposto funcionamento irregular de Organizações Não Governamentais (ONGs) definiu durante reunião nesta terça-feira (26) o nome das primeiras entidades convocadas pelo grupo de trabalho para prestar depoimento. Os deputados membros também analisaram a documentação recebida de órgãos como Secretaria da Fazenda, Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

De acordo com presidente da CPI, deputado Ricardo Arruda (PSL), os nomes foram definidos após o estudo de uma lista de ONGs denunciadas. “Na primeira oitiva, vamos escutar as ONGs Fundação Brasileira de Saúde - Social Care e Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba. Depois serão convocadas outras. Temos de apurar os crimes cometidos. A intenção da CPI é corrigir os erros de algumas delas”, explicou o parlamentar. 

Entre as possíveis irregularidades apuradas pela CPI estão a ausência de documentação, falta de portais da transparência, processos por irregularidades, erros médicos, uso indevido de recursos, entre outros.

O próximo passo dos membros do grupo é solicitar uma série de documentos aos representantes das entidades no intuito de realizar as oitivas. Os primeiros depoimentos estão previstos para ocorrer apenas em fevereiro do ano que vem, após o recesso parlamentar. A CPI tem 120 dias para concluir os trabalhos de investigação. Este prazo é “congelado” durante o período de recesso.  

Além do presidente e do relator, deputado Galo (PODE), participaram da reunião os deputados Delegado Jacovós (PL) e Do Carmo (PSL). 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação