Criação da Política Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal é aprovada em primeira votação Objetivo é informar e orientar a população sobre os principais sintomas do câncer bucal – perfeitamente curável, se for detectado precocemente.

24/04/2017 17h06 | por Eduardo Santana
Sessão Plenária 24/04/2017

Sessão Plenária 24/04/2017Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Plenária 24/04/2017


Informar e orientar a população sobre os principais sintomas do câncer bucal, além de incentivar hábitos saudáveis entre a população. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 411/2016, dos deputados Alexandre Guimarães e Chico Brasileiro, ambos do PSD, que institui a Política Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal, que foi aprovada em primeiro turno na sessão plenária desta segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa do Paraná.  Na justificativa da proposta, os autores destacam que esse tipo de câncer pode ser evitado com cuidados simples, e que se for detectado precocemente, é perfeitamente curável.

“Saúde bucal também faz parte da saúde pública. Tenho lutado há muito tempo por isso, tenho um compromisso com essa área, tanto em trazer qualidade, como em ser representante dessa grande categoria de profissionais”, afirmou o deputado Alexandre Guimarães, que assim como o colega Chico Brasileiro, também é cirurgião dentista.  A matéria recebeu 31 votos favoráveis e apenas um voto contrário.

Turismo – Os deputados também aprovaram dois projetos de lei que incentivam o turismo estadual com a divulgação de festividades regionais, datas importantes e roteiros turísticos temáticos. Em primeiro turno foi aprovado o projeto de nº 387/2016, do deputado Tercílio Turini (PPS), inserindo no calendário oficial de eventos do estado do Paraná a Festa do Milho. Ela é realizada anualmente no começo do mês de fevereiro, no Distrito de Paiquerê, município de Londrina.

Já em segundo turno, foi aprovado o projeto de lei nº 285/2016, de autoria dos deputados Nelson Justos (DEM) e Claudia Pereira (PSC), que institui a “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”. Segundo o texto, integram a região os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A proposta também prevê a inclusão da rota no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná.

Advogada – Também em segunda discussão foram aprovados os projetos de lei nº 319/2016, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que cria o “Dia da Mulher Advogada” no estado, a ser comemorado no dia 20 de agosto; e nº 279/2016, do deputado Evandro Júnior (PSDB), que institui o “Dia Estadual do Condutor de Veículos de Transporte Escolar”, a ser comemorado anualmente no dia 17 de julho.

Redação final – Três projetos de lei foram aprovados em redação final na sessão desta segunda-feira: o de nº 103/2016, do deputado Claudio Palozi (PSC), que insere no roteiro turístico oficial do Paraná o “Arquipélago Fluvial de Ilha Grande”, localizado no Parque Nacional de Ilha Grande, na Bacia do Rio Paraná, divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul; de nº 168/2016, do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o “Dia do Profissional de Contabilidade”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril; e o de nº 332/2016, do deputado Felipe Francischini (SD), que propõe a instituição do “Dia Estadual do Fandango”, a ser comemorado anualmente no dia 29 de novembro, e da “Semana Estadual de Fomento ao Fandango”, que deve ser celebrada sempre na última semana de novembro. As três matérias agora seguem para a sanção ou veto do governador Beto Richa (PSDB).

Ouça o Podcast relacionado

 

 

 








Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação