Criação do Conselho da Polícia Penal avança na Assembleia
Integrantes da categoria acompanharam a sessão e comemoraram a aprovação do texto. Criação já estava prevista na Constituição Estadual e tramita em regime de urgência.
Vários policiais penais estiveram nas galerias do Plenário e comemoraram a aprovação do projeto de lei 192/2023, que cria o Conselho da Polícia Penal no Paraná. A iniciativa, de autoria do Poder Executivo, era um anseio antigo da categoria e teve sua importância reconhecida pelo parlamento estadual, com aprovação unanime na Assembleia Legislativa do Paraná.
A criação do Conselho já estava prevista na Constituição Estadual do Paraná e, em função da data das próximas promoções funcionais da categoria, que devem ocorrer em junho, o projeto ganhou regime de urgência. A proposta já havia sido apreciada na semana passada, e foi aprovada em segundo turno nesta segunda-feira (10), com uma emenda redação da Comissão de Constituição e Justiça com correções do texto.
O Conselho irá tratar de questões importantes para a classe, como controle do ingresso, ascensão funcional, hierarquia e regime disciplinar da carreira.
O objetivo, segundo o texto, é aprimorar a administração da instituição, por meio da democratização das decisões pelos atores envolvidos nas demandas da Policia Penal, prevendo que suas atribuições e composição estejam em simetria aos demais conselhos relacionados às forças de segurança pública do Paraná, em especial da Policia Civil e da Policia Cientifica.
Sanção
Uma série de projetos segue para sanção, ou veto, do Governo do Estado após a votação na sessão desta segunda. Eles foram aprovados em segunda discussão e um requerimento de dispensa em redação final adiantou o trâmite legislativo.
Entre eles, a proposta 35/2023 que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Cuidado da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio da Pessoa com TEA e Familiares. O texto é assinado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelo deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.
O objetivo de conscientizar a população sobre o impacto do bullying nas pessoas com o transtorno do espectro autista. A proposição é batizada de Lei Amy Lee, uma referência a jovem autista de 17 anos que cometeu suicídio em 3 de janeiro, por sofrer bullying dos colegas.
Ainda segundo o texto, durante a semana – a ser realizada no período que compreende o dia 3 de janeiro – serão organizadas palestras, debates, seminários, audiências públicas, propagandas publicitárias, distribuição de folhetos e cartilhas informativas e capacitação de servidores públicos para atendimento de pessoas com TEA.
Também segue para o Executivo o projeto 239/2022, que cria o Fundo Estadual do Esporte visando políticas públicas estaduais para esporte, lazer e qualidade de vida e assegura ainda a incorporação do programa PROESPORTE às ações permanentes da área. A proposta estava em redação final.
Quatro propostas de concessão do título de utilidade pública também passaram pela última análise do Plenário. São elas: o projeto 448/2022, proposto pelo deputado Marcel Micheletto (PL), destinado à Associação dos Melhores Amigos dos Animais (AMAA), de Goioerê; o 11/2023, do deputado Evandro Araújo (PSD), à Associação Araucariense de Handebol, de Araucária; o 49/2023, do deputado Ricardo Arruda (PL) e Batatinha (MDB), à Comunidade Terapêutica Ele Vive, de Matelândia; e o 65/2023 assinado pelo deputado Tercílio Turini (PSD), à Associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais de Londrina, com sede em Londrina.
Títulos e doações
Os parlamentares votaram favoravelmente e segue para o Palácio Iguaçu as iniciativas que concedem o título de Utilidade Pública a duas entidades de Curitiba. O projeto 405/2019, do deputado Arilson Chiorato (PT) e do ex-deputado estadual e agora deputado federal Tadeu Veneri (PT), se refere à Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil; e o 544/2022, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), à entidade Dando Voz ao Coração.
Uma série de projetos do governo que tratam da doação de imóveis para municípios também foi aprovada e será encaminhada para sanção. Um deles é o 128/2023, que efetua doação de imóvel à União para a construção dos acessos à segunda Ponte Internacional sobre o Rio Paraná, em Foz do Iguaçu.
As demais proposições são a 127/2023, à Quitandinha; 129/2023, a Guaratuba; 130/2023, a Cambira; 131/2023, a Curitiba; e o 132/2023, que altera redação da lei a que efetuou doação de imóvel doado a Arapongas.
Mais doações: projeto 163/2023, em Sertaneja; 164/2023, em Tupãssi; 165/2023, em Guairaçá; e 166/2023 em Umuarama. Já o projeto 167/2023, autoriza o Governo a efetuar a desafetação de trecho rodoviário e a transferência ao município de Santo Antônio da Platina.
Homenagem
O projeto de lei 34/2021, do deputado Tercílio Turini (PSD), denomina Cezar Silvestri trecho da Rodovia PR-466. Os deputados aprovaram o substitutivo geral alterando o trajeto, pois a sugestão original já possuía denominação. O novo trecho será o da PR-466, compreendido entre o entroncamento da PR-082 (Placa Luar) e o entroncamento com a PR-846 (Ac. Secundário a Ivaiporã).
Imigração Japonesa
Foi aprovada em primeiro turno de votação o projeto 32/2023 que institui o Roteiro Turístico da Imigração Japonesa no Paraná. Compõem o roteiro praças, parques, monumentos, palácios, portais, centros culturais, restaurantes e atrações nos municípios de Curitiba, Maringá, Londrina, Uraí, Assaí, Rolândia, Paranaguá, Cambará, Apucarana, Paranavaí e Terra Boa. A autoria é da deputada Maria Victória (PP) e Evandro Araújo (PSD).
Transmissão
A Assembleia Legislativa realiza duas sessões plenárias nesta terça-feira (11), uma ordinária e outra, também ordinária, antecipada de quarta-feira (12). Ambas têm transmissão ao vivo, a partir das 14h30, e pode ser acompanhada pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Notícias Relacionadas
Assembleia aprova modernização de benefício fiscal para empresas de tecnologia no Paraná
Proposta atualiza critérios para concessão de incentivos de ICMS e foi um dos itens votados nas duas sessões plenárias desta segunda-feira (25).
Leia maisAssembleia Legislativa encaminha para sanção a Lei Orgânica da Polícia Civil
Deputados concluíram tramitação da proposta de reestruturação administrativa e funcional da PC/PR na sessão plenária desta segunda-feira (18).
Leia maisAssembleia aprova regras para funcionamento de espaços “Pet Friendly” no Paraná
Projeto estabelece normas para circulação de animais em estabelecimentos comerciais e foi um dos itens votado na sessão plenária deste segunda-feira (11).
Leia mais
Deputados aprovam novas regras de aposentadoria e pensão a servidores da Segurança Pública no Paraná
Representantes das carreiras comemoraram o fim da tramitação da PEC em Plenário nas três sessões desta terça-feira (5).
Leia mais