Demandas das polícias Civil e Militar na região de Campo Mourão são debatidas em audiência pública Videoconferência “Explanações sobre a Segurança Pública e seus temas afetos à luz da pandemia do Novo Coronavírus” reuniu representantes dos municípios da Comcam.

30/06/2020 14h38 | por Trajano Budola

Deputado Douglas Fabrício (CDN) durante audiência pública que debateu as demandas das Polícias no Paraná.Créditos: Reprodução

A segurança dos 25 municípios que compõem a Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e as dificuldades acarretadas à área pela pandemia do Covid-19, foram tratadas em uma audiência pública remota, na manhã desta terça-feira (30), promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná por proposta do deputado Douglas Fabrício (CDN). Prefeitos, vereadores, policiais, promotores e juízes apresentaram as demandas das cidades, como a falta de efetivo da Polícia Militar para atender as ocorrências diárias, além das denúncias de aglomerações de pessoas, típicas do período que o estado atravessa.

“O objetivo foi ouvir as lideranças e mantê-las sempre unidas sobre o tema da segurança pública, demonstrando que há uma situação em que dependemos de todos para resolver os problemas”, afirmou Douglas Fabrício. “Com a Covid-19 aumentou muito o trabalho, sempre falamos muito sobre a área de Saúde e acabamos esquecendo dos policiais que estão trabalhando tanto quanto os médicos e enfermeiros porque também estão na linha de frente”, enfatizou o parlamentar. A Audiência contou ainda com a participação do deputado Soldado Fruet (PROS), do deputado Delegado Recalcatti (PSD) e da deputada Cristina Silvestri (CDN).

As autoridades municipais relataram casos de descumprimento do isolamento social e a necessidade de acionar a Polícia Militar para atender ocorrências de festas e reuniões em domicílios, bares e clubes, o que sobrecarrega as atividades da corporação. Uma das sugestões compartilhadas pelos participantes foi que os estagiários voltem para os serviços administrativos das delegacias, para atender ao público com os boletins de ocorrências e serviços administrativos.

Estagiários - De acordo com José Mercer, presidente do Conselho de Segurança de Peabiru, que atende também o município de Araruna, a falta de efetivo e o aumento de chamadas neste período justifica o retorno dos estagiários. “Se tivéssemos um estagiário em nossa delegacia, conseguiríamos liberar dois investigadores para o trabalho de campo. Hoje, temos um investigador apenas para fazer boletins de ocorrência, sendo que ele deveria estar na rua fazendo o levantamento de materialidade das investigações para conclusão dos inquéritos. Não sai caro para o Estado, já que os estagiários de Direito precisam do trabalho para complementar seus cursos”, explicou.

Para o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, cobrou que o Estado reponha os policiais do quadro que se aposentam. Ele falou ainda de um projeto do município de parceria na captação de imagens de câmeras de segurança que já estavam instaladas em vários pontos da cidade, em empresas e residências. “Traz uma segurança maior e a possibilidade das polícias civil e militar acompanhar principalmente os casos mais graves de Campo Mourão para solucionar os crimes com mais facilidade”, contou.

Comando - De acordo com o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar em Campo Mourão, tenente-coronel Júlio César Vieira da Rosa, é comum a prática do policiamento militar que atende em mais de um município, como foi relatado por prefeitos durante a audiência pública. Ele disse lamentar a situação, “o ideal é que cada município tenha seu efetivo policial para atender à comunidade. Infelizmente neste momento não é possível, por isso lançamos mão dessa guarda compartilhada, principalmente no horário noturno, quando o policial fica sozinho e, para atender a uma ocorrência precisa do apoio de outro policial”, explicou.

Segundo o comandante, a falta de efetivo não deve ser resolvida em curto prazo. “Foi aberto concurso e diante da pandemia houve adiamento e até a formação dos novos policiais, vai se demandar um período”, afirmou. O comandante, no entanto, falou sobre a abertura de vagas nas escolas de formação de policiais em Campo Mourão e na possibilidade de aumento do uso de câmeras de segurança em toda a região, sugestão levantada anteriormente pelo deputado Soldado Fruet. O comandante Júlio César relatou ainda o caso de uma ocorrência em que os policiais atenderam em que o suspeito alegou ser paciente de Covid-19. “Foi preciso afastar cinco policiais do serviço temporariamente”, disse.

Encaminhamento - Ao final da audiência, o deputado Douglas Fabrício reafirmou o compromisso de levar ao conhecimento do comando da Polícia Militar, à Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública e ao governador Carlos Massa Ratinho Junior as reclamações, reivindicações e sugestões dos participantes para melhorar a Segurança Pública na Região de Campo Mourão.