Deputada Luciana Rafagnin (PT) pede ao Ministério da Mulheres construção da Casa da Mulher Brasileira em Laranjeiras do Sul

25/03/2024 18h08 | por Assessoria Parlamentar
O pedido é o resultado da Audiência Pública que aconteceu no dia 8 de março e discutiu o combate da violência contra mulher na região Centro do Paraná.

O pedido é o resultado da Audiência Pública que aconteceu no dia 8 de março e discutiu o combate da violência contra mulher na região Centro do Paraná.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O pedido é o resultado da Audiência Pública que aconteceu no dia 8 de março e discutiu o combate da violência contra mulher na região Centro do Paraná.

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) enviou requerimento ao Ministério da Mulheres solicitando a construção de uma Casa da Mulher Brasileira em Laranjeiras do Sul. O pedido é o resultado da Audiência Pública que aconteceu no dia 8 de março e discutiu o combate da violência contra mulher na região Centro do Paraná.

Somente em 2022, foram expedidas na comarca 310 medidas protetivas, sendo mais da metade delas destinadas ao atendimento das mulheres do município de Laranjeiras do Sul.

“Número que considero subestimado, pois há municípios onde a mulher não denuncia por não ter um atendimento especializado e mais acolhedor. Se a mulher busca fazer a denúncia numa delegacia comum, e é intimidada, sente medo e se constrange, ela acaba não fazendo a denúncia”, diz Luciana.

A comarca de Laranjeiras do Sul, conhecida como Território da Cidadania de Cantuquiriguaçu, tem a maior concentração de trabalhadores rurais sem-terra em áreas da reforma agrária do estado, além de um elevado número de mulheres da agricultura familiar, populações atingidas por barragens e territórios indígenas.

O Paraná possui apenas a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba em funcionamento, com um projeto em andamento para instalação de outra no município de Guarapuava, na região centro-sul, com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre deste ano.

“O número de Delegacias da Mulher é insuficiente, com apenas 22 delegacias especializadas para atender aos 399 municípios do estado, o que demonstra um cenário preocupante no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, conclui Luciana.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação