
A deputada estadual, Maria Victoria (PP), firmou o compromisso de analisar os 126 projetos de lei, apresentados pelos deputados e deputadas estudantes da 6ª Legislatura do Parlamento Universitário, e aproveitar as boas ideias em favor do Estado. Maria Victoria participou na manhã de quinta-feira (24) de uma conversa entre os deputados universitários e a primeira governadora do Paraná, Cida Borghetti.
“Em respeito ao trabalho e a dedicação do Parlamento Universitário, me comprometo a analisar os 126 projetos de lei para aproveitar as boas ideias em prol de um Paraná melhor, mais forte e desenvolvido”, disse. “Espero que nós estejamos juntos na aprovação de algumas dessas leis que foram aqui sugeridas”, acrescentou.
Ouvir e Aprender
Maria Victoria explicou que a iniciativa do Parlamento Universitário, organizado pela Escola do Legislativo, permite aos deputados e deputados ouvir e aprender com as demandas apresentadas pelos jovens.
“As boas ideias são sempre bem-vindas e respeitamos muito o trabalho feito aqui pelo Parlamento Universitário. Nós precisamos estar abertos e mais perto da população para ouvir e entender quais são as reais demandas da sociedade”, pontuou.
Participação Feminina
Atual segunda-secretária da mesa executiva, Maria Victoria também destacou a relevante participação das mulheres na 6ª edição do Parlamento Universitário. Dos 54 deputados, 20 formam a bancada feminina.
“As mulheres têm sim uma sensibilidade, uma inteligência emocional e podem contribuir muito com a política. Na Assembleia somos em 10 deputadas, a maior bancada da história, cada uma com a sua bandeira, mas trabalhando sempre unidas nos temas de interesse da sociedade e na proteção dos direitos das mulheres”, salientou.
Parlamento
A 6ª edição do Parlamento Universitário segue até sexta-feira (25) com a análise e votação dos projetos de lei em sessões plenárias.
A iniciativa reúne estudantes universitários de 25 instituições de ensino superior, públicas e privadas do Paraná. Eles vivenciam o dia a dia das atividades parlamentares, com posse, eleição da Mesa Executiva, análise das proposições apresentadas por eles nas comissões permanentes e no Plenário da Assembleia.
Neste ano, o Parlamento Universitário contou com 1.260 inscritos e teve a adesão de 28 instituições de ensino superior, das quais 26 indicaram representantes para atuação como parlamentares universitários. São mais de 130 pessoas envolvidas nas atividades, divididas entre 54 deputadas e deputados universitários, suplentes, estudantes de comunicação e coordenadores.