Deputado Edson Strapasson (pmdb)

07/05/2009 09h58 | por Assessoria de Imprensa / Vilmar Junior / (41) 3350-4073
Encontro promovido pela Assembleia Legislativa reúne deputados e representantes de vários segmentos da sociedade para discutir a destinação do lixo produzido na grande CuritibaO “plenarinho” da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu nesta quarta-feira (06) a Audiência Pública que debateu a gestão de resíduos sólidos em Curitiba e região metropolitana. O encontro, proposto pelo deputado Tadeu Veneri (PT), contou com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade, além dos deputados Edson Strapasson (PMDB), Professor Lemos (PT) e Rosane Ferreira (PV). A motivação principal da audiência é debater uma solução adequada para a destinação e o tratamento do lixo produzido na capital e nos municípios vizinhos, uma vez que o Aterro Sanitário da Caximba terá sua vida útil esgotada já no próximo semestre.A solução encontrada por 17 municípios metropolitanos para a gestão do lixo, entre eles Curitiba, foi a formação de um consórcio intermunicipal. Segundo a secretária-executiva do consórcio, Marilza do Carmo Oliveira Dias, todos os municípios integrantes participam ativamente das decisões. O consórcio busca, atualmente, uma área adequada para a destinação do lixo e pretende implantar um sistema integrado de processamento e aproveitamento de resíduos. Sobre a desativação do aterro da Caximba, Marilza explicou que será realizado um selamento com argila compactada e plantio de vegetação. O lixo lá depositado continuará em processo de decomposição, mas os efluentes continuarão sendo tratados e gás gerado pela decomposição deverá ser aproveitado. A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Margaret Matos de Carvalho, discorda da eficiência do sistema que será utilizado pelo consórcio do lixo. Segundo Margaret, a proposta de funcionamento do consórcio exclui o trabalho dos catadores de recicláveis. “O lixo não é somente um problema ambiental, mas também social”, afirmou. O procurador de justiça, e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Saint-Clair Honorato dos Santos, defende que as prefeituras utilizem soluções mais simples e baratas para tratar o lixo, através de projeto de coleta seletiva, reciclagem e compostagem do lixo orgânico.Para o deputado Strapasson, que foi prefeito de Colombo e secretário Metropolitano, o debate sobre a gestão do lixo é muito importante. “Este momento de dialogo é de extrema relevância para, em conjunto com toda a sociedade, definirmos diretrizes para a solução desse grave problema que temos hoje em relação ao lixo de Curitiba e região metropolitana”, disse. Strapasson destacou também a importância da reciclagem. “Temos que encarar a reciclagem como necessidade e assim diminuir o altíssimo volume de lixo produzido. Precisamos, mas de que nunca, investir em tecnologia e trabalhar com uma proposta inovadora de gestão de resíduos e usinas de reciclagem”, afirmou.O deputado Veneri também avaliou a realização da audiência pública. “Organizamos esta audiência para tentarmos encontrar outras soluções para a gestão do lixo, não apenas aquelas que estão colocadas, neste memento, para Curitiba e região metropolitana. Isso não significa que serão descartadas, mas que elas podem ser aprimoradas. Daí a realização dessa audiência pública e seus conseqüentes desdobramentos que poderão, na seqüência, contribuir com o processo”, explicou.Participaram também do evento o superintendente do Ibama no Paraná, José Álvaro Carneiro, o diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Victor Hugo Burko, o prefeito de Campo Largo e também presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Edson Basso, o coordenador de resíduos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Laerty Dudas, vereadores e representantes de associações de moradores.