Deputado Professor Lemos (PT) destaca projeto que altera a carreira dos docentes das universidades e pede que o governo atenda a reivindicação das demais categorias Em pronunciamento no plenário da Casa, o parlamentar pediu urgência no encaminhamento das propostas para que as votações ocorram antes do encerramento do período legislativo.

06/12/2023 11h52 | por Assessoria Parlamentar
Lemos solicitou ainda que o Executivo encaminhe, com urgência, projeto de lei que altera a carreira dos QFEB e corrige a tabela salarial da categoria.

Lemos solicitou ainda que o Executivo encaminhe, com urgência, projeto de lei que altera a carreira dos QFEB e corrige a tabela salarial da categoria.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Lemos solicitou ainda que o Executivo encaminhe, com urgência, projeto de lei que altera a carreira dos QFEB e corrige a tabela salarial da categoria.

Após intensa mobilização dos docentes das universidades estaduais o governo do Paraná encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei 1021/2023 que dispõe sobre as Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. Líder do Bloco PT-PDT, o deputado Professor Lemos (PT) falou sobre a iniciativa do governo e destacou a luta dos professores e professoras pela reestruturação do plano de carreira. Durante o pronunciamento, Lemos solicitou que o governador Ratinho Jr atenda à reivindicação das demais categorias de servidores que também seguem mobilizados pela correção da tabela salarial. 

“Após uma luta muito importante empreendida pelos docentes, chegou aqui na Casa o projeto de lei que vai alterar a carreira dos professores e professoras das sete universidades estaduais. Mas é muito importante dizer que o governador precisa encaminhar outros projetos para alterar a carreira das demais categorias que também precisam ser acolhidas pelo Poder Executivo”, disse o parlamentar.

“Na área da saúde, por exemplo, os servidores que são agentes de apoio precisam de alteração na carreira. Também nas universidades, os agentes de apoio ficaram de fora e precisam desta correção. Assim como nós temos os servidores do Detran, que também precisam da acolhida do governo do Estado”, completou.

Lemos solicitou ainda que o Executivo encaminhe, com urgência, projeto de lei que altera a carreira dos QFEB e corrige a tabela salarial da categoria.

“O governo precisa fazer justiça com os QFEB. São mais de 15 mil servidores que prestam um serviço essencial ao Estado e que ganham o menor salário do funcionalismo. Além de não receber o auxílio-alimentação dado a outras categorias ou a gratificação recebida por professores. O salário de ingresso ainda é menor do que o mínimo nacional”, observou Lemos.

Por fim, o parlamentar pediu urgência no encaminhamento das propostas para que as votações ocorram antes do encerramento do período legislativo.

“Não podemos terminar este ano sem votar esses projetos. Nós queremos registrar que vários deputados estão empenhados e trabalhando juntos para que esses PLs cheguem em tempo de votarmos este ano fazendo justiça aos servidores que ganham o menor salário e fazem um excelente trabalho. Portanto, queremos registrar aqui a nossa solicitação para que o governador mande o quanto antes as propostas para que possam valer a partir do início de 2024”, concluiu.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação