Deputado Soldado Fruet questiona contrato sem licitação para PSS da Educação

17/05/2022 15h43 | por Assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Soldado Fruet (PROS).

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) questionou, na sessão plenária desta terça-feira (17) da Assembleia Legislativa do Paraná, a contratação sem licitação de uma empresa de fora do Paraná para realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED). A pasta comandada pelo secretário Renato Feder pagou R$ 5,773 milhões ao Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social, de Minas Gerais. “O senhor Renato Feder desconsiderou as sete universidades estaduais do Paraná, todas reconhecidas nacionalmente pela sua excelência, e foi buscar um Instituto nada conhecido para realizar o PSS da Educação”, lamentou o parlamentar.

“Para o secretário Renato Feder, o Paraná não produz nada, não tem expertise em nada, não gera nada”, comentou Soldado Fruet, que observou: “Vocês percebem que tudo que se contrata sem licitação é de fora do Paraná? Por que será?". Segundo o deputado, “esse é o governo importado e nada transparente de Ratinho Junior, um governo comprometido com os grandes e que sempre está virando as costas para os pequenos, principalmente para as nossas indústrias do Paraná”.

Uniformes

Para o deputado, “parece que o secretário da Educação não aprende com seus erros, ou não quer aprender ou, talvez, não seja interessante para ele aprender”. Ele se refere à denúncia que fez ao GEPATRIA (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) sobre a “farra” dos uniformes dos colégios cívico-militares, transformada em inquérito civil pelo Ministério Público, que está investigando toda a licitação.

“Esperamos que os responsáveis sejam punidos e o Estado do Paraná ressarcido dos mais de R$ 40 milhões gastos com uniformes de péssima qualidade que o secretário de Educação foi buscar em uma empresa de péssima reputação, como já havíamos denunciado e alertado nessa Casa”, disse o deputado. Conforme ele, “o Paraná tinha excelentes empresas aptas a participar da licitação se a entrega fosse programada e não maquiada”. Como exemplo, citou que a Associação da Vila Militar (AVM) é especializada e uniformes militares e de escolas militares, "mas não servia ao senhor Feder; tinha que vir uma empresa de fora, que foi ao Paraguai comprar as camisetas que mais parecem um trapo, um pano de chão”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação