Deputados estaduais da Bahia estarão em Curitiba na próxima quarta-feira (18) para conhecer como foram realizados os trabalhos e quais foram os resultados da CPI da Telefonia Móvel realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná, entre 18 de maio e 18 de julho de 2013.
Composta pelos deputados Paulo Azi (DEM), Joseildo Ramos (PT), Cacá Leão (PP) e Leur Lomanto Jr (PMDB) – presidente, relator e membros, respectivamente – a comitiva baiana se reúne com os deputados que participaram da CPI paranaense a partir das 14 horas, na sala de reuniões da Presidência da Assembleia.
Além dos baianos, deputados de outros dez estados da federação tomaram como modelo o trabalho desenvolvido pela CPI paranaense, cujo relatório final foi apresentado durante assembleia da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), em Brasília, no mês de agosto. “Os resultados positivos obtidos pela nossa CPI, em especial o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelas operadoras, acabaram repercutindo em todo o país e chamando a atenção das comissões instaladas em outros estados”, comenta o deputado Paranhos (PSC), que presidiu a CPI paranaense.
Entre os resultados mais imediatos gerados pela investigação conduzida pelos deputados paranaenses estão o compromisso das empresas em instalar 300 novas antenas até o final de 2014 (Pacto das Antenas) e a definição de um cronograma de investimentos que contemple também a melhoria dos serviços de atendimento ao consumidor, dois avanços importantes que já estão em execução no estado.
Composição da CPI– A CPI da Telefonia Móvel foi composta pelos deputados Paranhos (PSC), presidente; Nereu Moura (PMDB), relator; Professor Lemos (PT), vice-presidente; Gilberto Martin (PMDB), relator adjunto; Bernardo Carli (PSDB), Luiz Carlos Martins (PSD) e Roberto Aciolli (PV).