Deputados debaterão situação das diversas regiões metropolitanas do Paraná

24/08/2015 18h34 | por Eduardo Santana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Alexandre Guimarães (PSC), criou oficalmente o Fórum Metropolitano, que vai organizar no interior do estado uma série de reuniões para debater a situação das regiões metropolitanas do Paraná e aplicação da Lei federal 13.089/2015 – o chamado “Estatuto da Metrópole” – que estabelece diretrizes gerais para o planejamento e gestão das aglomerações urbanas instituídas pelos Estados. A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (24).
De acordo com Alexandre Guimarães, o objetivo das reuniões é explicar aos prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios todas as diretrizes do Estatuto da Metrópole. “Hoje existe muita desinformação e falta do entendimento desse estatuto principalmente por parte dos prefeitos. Então, a comissão vai trabalhar na construção de políticas integradas que vão ao encontro das necessidades de cada uma das regiões metropolitanas”, afirmou o parlamentar.
No próximo encontro, os deputados membros da comissão vão definir a data da primeira reunião do Fórum Metropolitano, que irá acontecer em um dos municípios da região metropolitana de Curitiba. Em seguida, o fórum seguirá pelas regiões metropolitanas de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Londrina, Maringá, Toledo e Umuarama.
Também participaram da reunião os deputados Thiago Amaral (PSB), Fernando Scanavaca (PDT), Paranhos (PSC) e Professor Lemos (PT).

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado