A Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa da Assembleia Legislativa do Paraná analisou nesta quarta-feira (17) as três leis estaduais mais antigas ainda em vigor no estado. O grupo tem o objetivo de avaliar toda a legislação vigente no Paraná e encaminhar sugestões para manutenção, adequação do texto e, até mesmo, revogação de leis que não estejam mais sendo aplicadas.
A primeira lei a passar pela avaliação foi a que criou a Polícia Militar do Paraná, em 1854. O relator, deputado Pedro Lupion (DEM), recomendou a manutenção do texto original devido ao valor jurídico e histórico que a lei tem não apenas para a corporação, mas também para o estado.
Outras duas leis que estavam na pauta da reunião não chegaram a ser relatadas porque a comissão decidiu solicitar uma análise prévia aos órgãos competentes sobre quais itens ainda estão em vigor. O presidente da comissão, deputado Tiago Amaral (PSB) explica que algumas leis serão tratadas de forma conjunta de acordo com o tema.
Sonora
Amaral ressalta que o trabalho da comissão vai possibilitar uma melhor compreensão da legislação vigente e a desburocratização o estado.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.