Escola pública de Ivaiporã recebe mais de 100 alunos para a etapa regional da Gincana da Cidadania O colégio vencedor da quinta etapa da Gincana da Cidadania realizada em Ivaiporã foi o Colégio Estadual Geremia Lunardelli.

02/12/2015 17h06 | por Rossano Ribas e Fabrício Binder.

Créditos: Fabrício Binder

A cidade de Ivaiporã recebeu na manhã desta quarta-feira (2) a equipe da TV Assembleia para a gravação da quinta etapa da Gincana da Cidadania. A gincana reuniu mais de 100 alunos da região e aconteceu no ginásio do Colégio Estadual Barbosa Ferraz. Participaram também alunos do Colégio Estadual Geremia Lunardelli e do Colégio Estadual Dom Pedro I, que se enfrentaram em desafios de mímica, adivinhações e jogos de perguntas e respostas.

No bloco mais emocionante da gincana os estudantes sorteavam temas e os colegas tentavam adivinhar através de mímicas. Palavras como bandeira, aula, sala e Lei geraram situações muito divertidas para os alunos participantes. O colégio vencedor da quinta etapa da primeira fase da Gincana da Cidadania realizado em Ivaiporã foi o Colégio Estadual Geremia Lunardelli.

Depois da gincana foi a vez da gravação do programa “Papo Cidadão”, que colocou frente a frente alunos e representantes dos três Poderes. Durante a gravação os convidados responderam as perguntas dos alunos sobre suas atividades cotidianas, administração pública e política. O Papo Cidadão reuniu o secretário municipal de Educação de Ivaiporã, Marcelo dos Reis; o presidente da Câmara de Vereadores, Nando Dorta; o promotor de Justiça Nielson Noberto Azerêdo; e a assistente técnica do Núcleo Regional de Educação, Sara Regina Rodrigues.

A estudante Jéssica Maiara de Almeida do Colégio Dom Pedro I, ficou muito nervosa durante a sua participação na gravação do programa, mas disse que enfrentou a timidez para participar devido à importância do projeto Geração Atitude. “Normalmente nós já trabalhamos esses temas e conteúdos em sala, nas aulas de filosofia e sociologia, mas aprofundar os assuntos foi muito bom para todos”, afirmou. Para a assistente técnica do Núcleo Regional de Educação, Sara Rodrigues, trazer atividades como esta para os municípios do interior estimula o exercício da cidadania. “Hoje a gente pôde perceber o interesse desses jovens e a participação deles nesse evento demonstrou isso. Tem hora que reclamamos que a educação não vai bem, mas a gente vê que quando são lançados projetos como esse, o retorno é maravilhoso. Eu só sinto pena que todas as 52 escolas da regional não estejam participando. Eu acredito que todas deveriam estar aqui, porque são com ações como essa que nós vamos melhorar a qualidade da nossa educação pública”.

O secretario municipal da Educação, Marcelo dos Reis, gostou muito da iniciativa do projeto pela oportunidade de serem discutidos assuntos importantes para o presente e futuro dos alunos. “Nós temos que demostrar que é possível fazer parte da política e da vida pública sem ter qualquer tipo de vício ou vínculo com a corrupção, porque muitas vezes a gente entra na vida pública não por causa de salário, mas por uma missão. O intuito maior desse tipo de evento é colocar na mente deles a responsabilidade que têm, com relação ao desenvolvimento e crescimento das cidades”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã, Nando Dorta, é preciso mudar a cultura de desinteresse pela política. “Como presidente da Câmara eu vejo a dificuldade de interagir com a população. A gente vê que as pessoas só vão à Câmara ou se interessam pelos assuntos da Casa, quando o assunto é polêmico, mas precisamos interagir com a sociedade também no dia a dia e nas questões menores, mas que são de interesse da população e do município”.

O promotor de Justiça Nielson Noberto Azerêdo destacou a importância de combater a corrupção no dia a dia. “Nós não tivemos a oportunidade de ouvir discussões políticas sobre cidadania quando a gente tinha a idade desses estudantes. Nessa época nós não tínhamos acesso às informações como eles têm hoje. O jovem hoje de dezesseis, dezessete anos, se o constituinte deu a ele o direito de votar é porque sentiu que ele tem maturidade suficiente para decidir o futuro do país. Gostemos ou não de eleições, é o que nós temos. O nosso papel é fazer com que esses estudantes se sintam motivados a querer mudar e a participar do processo eleitoral de maneira democrática”.

Gincana – A produção dos programas da “Gincana da Cidadania” e do “Papo Cidadão” faz parte do projeto “Geração Atitude”, que tem como objetivo estimular o exercício da cidadania entre os alunos da rede pública estadual. A Gincana da Cidadania vai percorrer os 32 Núcleos Regionais da Educação em três etapas, envolvendo 100 escolas e cerca de 5000 estudantes de todo o Paraná. A gincana envolverá alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. Os temas versarão sobre a política paranaense e assuntos relacionados ao Guia do Cidadão. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e a conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). As próximas etapas dessa primeira fase da Caravana acontecem no dia 4, em Campo Mourão, no dia 7, em Goioerê, no dia 8, em Assis Chateaubriand, e no dia 14, em Paranaguá.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado