Exposição de mosaicos de Mauro Dacol é aberta na Assembleia Legislativa Denominada de “Olhar Mitológico”, a mostra de mosaicos permanece à disposição do público no Espaço Cultural da Alep até o próximo dia 24.

13/03/2017 15h20 | por Sandra C. Pacheco
Espaço Cultural -  Exposição de Mosaicos "Olhar Mitológico" do artista Mauro Dacol, entre os deputados Rasca Rodrigues (PV) e Andre Bueno (PSDB), propositor do evento.

Espaço Cultural - Exposição de Mosaicos "Olhar Mitológico" do artista Mauro Dacol, entre os deputados Rasca Rodrigues (PV) e Andre Bueno (PSDB), propositor do evento.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Espaço Cultural -  Exposição de Mosaicos "Olhar Mitológico" do artista Mauro Dacol, entre os deputados Rasca Rodrigues (PV) e Andre Bueno (PSDB), propositor do evento.


O deputado André Bueno (PSDB) presidiu no início da tarde desta segunda-feira (13) o ato de abertura da exposição “Olhar Mitológico”, do artista plástico curitibano Mauro Dacol, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná. Realizada por iniciativa de Bueno, a mostra reúne sete mosaicos representando figuras femininas emblemáticas da mitologia antiga, como as deusas Hera, Afrodite e Gaia, Pandora, Medusa e uma sereia. Há ainda uma representação do pavão, ave associada à rainha do Olimpo e também símbolo escolhido pelo artista para seu atelier.

Bueno saudou Dacol e destacou a importância da Casa contar com um espaço que pode ser usado por autores paranaenses para expressar sua arte e comunicá-la aos cidadãos. O autor manifestou-se honrado pela oportunidade de ocupar as instalações disponibilizadas pelo Poder Legislativo e recebeu, das mãos de Bueno e do deputado Rasca Rodrigues (PV), um certificado de participação. As obras permanecem expostas até o dia 24 de março, no horário das 9 às 18 horas.

Mosaico – Técnica com registros históricos que datam desde o século VIII antes de Cristo, o mosaico é formado por fragmentos denominados “tesselas”, fixados de forma ordenada sobre uma superfície rígida e colados por algum tipo de rejunte. Gregos e romanos o utilizavam em pavimentos, com tesselas de mármore cortadas de forma regular. Com a expansão do Império Romano e da arte cristã, desenvolveu-se e passou a integrar a decoração de templos e igrejas. Alcançou extraordinário desenvolvimento dentro da cultura bizantina, que passou a utilizar tesselas irregulares e em inclinações variadas, permitindo o reflexo mais intenso da luz. Hoje, com poucas variantes em sua confecção, utiliza elementos diversos, que vão do mármore, cerâmica e porcelana a pedras, fios diversos, madrepérola, vidro, plástico e plantas.

Dacol, um ex-professor universitário e empresário da área de Ciências Atuariais, teve um primeiro contato marcante com o mosaico através das obras de Bea Pereira, que pode apreciar no Depósito da Ordem, em Curitiba. Buscou um curso, elaborou uma imagem de São Francisco já se valendo de alguns materiais mais inusitados, como cascas de arvore, e criou um estilo que passou a ser observado e copiado por outros artistas. Especializou-se na representação de Santos, tendo participado de várias mostras sacras. O mergulho na mitologia é uma novidade na carreira de quem era reconhecido como “o mosaicista dos santos”. Ele agora se prepara para participar de mostra na Turquia, prevista para novembro deste ano.  

Ouça o Podcast relacionado




 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação