Frente Anticorrupção estabelece cronograma e plano de ação

15/04/2015 14h54 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputados integrantes da Frente Parlamentar Anticorrupção definiram nesta quarta-feira (15) ações que devem ser implementadas com o objetivo de estabelecer e aperfeiçoar mecanismos que contribuam para o combate aos crimes de corrupção. “Temos a responsabilidade de dar respostas a população que está nas ruas pedindo providências”, afirmou o deputado Alexandre Guimarães (PSC), coordenador da Frente, numa referência as recentes manifestações que ocorreram em centenas de cidades do país.
Durante o encontro, quando enalteceram a importância da iniciativa, eles aprovaram o cronograma de trabalho que passa a ser composto por quatro pilares: encaminhamento de um documento ao Congresso Nacional pedindo alterações no Código Penal, alterações no decreto estadual 10.271/2014 que regulamenta a Lei Federal Anticorrupção (12.846/2013), mobilização popular nos moldes do que foi feito para estabelecer a Lei da Ficha Limpa e definição de mecanismo que venham a contribuir no controle interno dos administradores públicos, oferecendo mais segurança aos gestores e a população. Os deputados também debateram a necessidade de valorizar a função dos controladores internos, especialmente no serviço público, e também do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Documento - Numa primeira etapa acontecerão reuniões técnicas para elaboração de um documento que será apresentando ainda no final de abril a Ordem de Advogados do Paraná (OAB-PR) e a instituições e movimentos populares locais. Após discussões e alterações, o parecer final será encaminhado ao Congresso Nacional (mudanças no Código Penal) e ao governo do estado (alterações no decreto estadual). A partir deste momento a Frente, que hoje já conta com a adesão de 19 deputados, disponibilizará o documento completo aos movimentos populares do Paraná e de outros estados, incentivando a mobilização da sociedade.
Todas as ações podem ser acompanhadas através do site www.frenteanticorrupcao.com.br. Conforme o líder da Frente, o objetivo é informar sobre o andamento dos trabalhos, com a maior transparência, e receber sugestões da população. Além de Guimarães participaram da reunião os deputados cantora Mara Lima (PSDB), Cristina Silvestri (PPS), Hussein Bakri (PSC), Evandro Araújo (PSC), Tiago Amaral (PSB) e Márcio Pacheco (PPL), além de representantes da Federação da Indústria do Paraná (FIEP).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação