Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Legislativo participa das comemorações dos 158 anos da emancipação política do Paraná

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), traçou um paralelo histórico da emancipação política do Paraná durante a solenidade.
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), traçou um paralelo histórico da emancipação política do Paraná durante a solenidade. Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Os 158 anos de emancipação política do Paraná foram comemorados nesta segunda-feira (19) em solenidade realizada em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo, em Curitiba. Na oportunidade, o governador Beto Richa (PSDB) condecorou com a Ordem do Pinheiro 47 personalidades em diferentes áreas, que prestaram relevantes serviços ao Estado, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná. Os ex-governadores Emílio Gomes, Jayme Canet Júnior, Jaime Lerner e Paulo Pimentel foram homenageados com o grau da Grã-Cruz, bem como o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), que agradeceu a condecoração e lembrou a importância do Paraná para o Brasil, com sua história de lutas, conquistas, diversidade étnica e cultural. O deputado estadual Duílio Genari (PP), com sete mandatos no Legislativo, também recebeu a comenda de Oficial.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao utilizar a palavra em nome do Poder Legislativo, traçou um paralelo histórico da emancipação política do Paraná, lembrando ainda o exemplo de ousadia e coragem de um dos principais governadores do Estado, Bento Munhoz da Rocha Neto, idealizador do Centro Cívico, como um legítimo representante do momento desenvolvimentista do Estado, na década de 50, e as ações moralizadoras desencadeadas em 2011 no Legislativo estadual.

“É uma honra participar desta cerimônia. Os homenageados contribuíram para o bem estar da sociedade. Hoje comemoramos a nossa emancipação política, com importantes avanços no desenvolvimento do Estado, a exemplo do que fez Bento Munhoz da Rocha, idealizador deste Centro Cívico. E nesta linha, de ousadia e de coragem, após uma onda de denúncias, tivemos o ponto de partida para o resgate da credibilidade da Assembleia Legislativa, permitindo assim a economia de R$ 90 milhões, ou seja, 20% do nosso orçamento. E vamos continuar esta missão”, afirmou Rossoni.

Outras autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, e o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, também foram homenageados. Diversos deputados estaduais e federais, além de secretários de Estado, também participaram da solenidade.

Para o deputado Duílio Genari, a homenagem tem um significado especial, representando o reconhecimento após quase 40 anos de vida pública, que, como define o parlamentar, foram dedicados ao interesse dos paranaenses e do Estado. “Como gosto muito do que faço, tenho cada vez mais disposição para atender a população e lutar por benefícios para os municípios que represento na Assembleia. Fico muito feliz e agradeço esta homenagem da Ordem do Pinheiro”, afirmou.

Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, também destacou a importância das homenagens e da comemoração da emancipação. "Não podemos deixar de festejar esta data, que posibilitou o desmembramento da região da Província de São Paulo, o que permitiu que o Estado se firmasse no cenário nacional".
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação