Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

09/02/2009 13h30 | por Zé Beto Maciel/Daniel Abreu/Luiz Filho / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, destacou nesta segunda-feira (9) que a volta às aulas dos mais de 1,5 milhão de estudantes das escolas públicas paranaenses está, a cada ano, mais tranquila em função da atuação da Patrulha Escolar Comunitária (PEC). “A patrulha escolar é um programa de excelentes resultados porque, efetivamente, garante a segurança nas 2.107 escolas públicas estaduais do Paraná”, disse Romanelli.Nos próximos dias, os policiais da PEC estarão se apresentando, das 7h às 23h, aos estudantes, professores e funcionários de todo os colégios estaduais do Paraná. “A atuação da patrulha escolar é de caráter preventivo e segue as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente. São palestras, informações, reuniões com a comunidade e até um plano de segurança detalhado para cada escola”, disse Romanelli. PLANO DE AÇÃO - Cada escola tem seu plano de segurança traçado pela PEC em cinco etapas: avaliação das instalações físicas, diagnóstico escolar, elaboração do plano de ação, aplicação e conhecimento do plano por parte da comunidade escolar - o que inclui pais de alunos, moradores e comerciantes da vizinhança. “Cada escola tem sua especificidade na questão de segurança. Algumas optam pela instalação de circuito interno de câmeras, catracas de controle de acesso, grades na janela; outras mudam as secretarias para mais perto das entradas, aumentam a altura do muro, melhoram a iluminação e assim por diante. Tudo é feito para garantir e ampliar a segurança nas escolas”, adianta o tenente Dalton Gean Perovano.FORMAÇÃO - Outro ponto de destaque é a formação específica que recebem os mais de 500 policiais que compõem as patrulhas escolares pelo Paraná. “Os policiais são formados em conceitos de policiamento comunitário, que os aproximam ainda mais da população, esclarecem dúvidas das escolas no desenvolvimento do trabalho de segurança, fazem palestras interativas, explicam as diferenças entre delito e indisciplina, desacato, brigas, drogas e armas”, explica Perovano.O sucesso do programa se evidencia nas ocorrências registradas PEC. Os registros vêm caindo desde 2004 quando se iniciou o programa no Paraná. Por exemplo, houve uma redução de 90% das ocorrências envolvendo porte de arma e tráfico nas vizinhanças das escolas. Hoje, 96,8% das ações da patrulha são de caráter preventivo. “E as ocorrências que não são preventivas, na maioria das vezes é de mediação de conflitos”, disse Perovano. REFERÊNCIA - A partir deste ano, a PEC também assumiu o Proerd (Programação Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O major Antônio Carlos do Carmo, comandante da PEC, disse que os policiais militares já trabalham com o Proerd. “As escolas são atendidas hoje por policiais capacitados e exclusivos ao trabalho de segurança e de prevenção às drogas”, disse.A PEC e o Proerd já são referências para outros estados e para as guardas municipais. No último curso de formação das patrulhas no final de 2008, participaram policiais militares de Pernambuco, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, e guardas municipais de Apucarana, Arapongas, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, e Umuarama. “A patrulha escolar é resultado da união entre força policial e educação, se tornou referência nacional, precisa ser ampliada em todo do Paraná e mostra que a verdadeira segurança só existe com a participação de toda comunidade”, disse Romanelli.