Ouça programa Rádio Assembleia desta quarta-feira (29)

29/08/2018 16h26 | por Cláudia Ribeiro /kharina Guimarães e Odilon Araújo
Podcast
(Descrição do áudio))

Olá! O programa Rádio Assembleia com todas as notícias de dentro e de fora do Poder Legislativo começa a partir de agora.  Eu sou Kharina Guimarães e hoje  apresento o programa ao lado  da jornalista Cláudia Ribeiro.

 Isso aí, Kharina. E vc pode ouvir a gente no www.alep.pr.gov.br/radioassembleia, e também nos assistir  pela TV Assembleia. 

(sobe som)

 Hoje você confere:

 Sabe a  diferença salarial entre homens e mulheres? Pois é. Ela está caindo no Paraná.

 Curitiba está entre as capitais que mais geraram empregos no Sul este ano;

 Depois de mudanças em zonas eleitorais e seções, aplicativo ajuda eleitores a “se localizarem” no dia da eleição.

 Na entrevista, saiba mais sobre a campanha eleitoral na internet.

 Isso e muito mais agora no programa Rádio Assembleia.

(sobe som))

 CLÁUDIA, NOSSO primeiro ASSUNTO de hoje  SÃO AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO!!

VOCê SABIA QUE NO PARANÁ, AS MULHERES, ANO APÓS ANO, ESTÃO MAIS PRESENTES NO MERCADO DE TRABALHO? ISSO É O QUE APONTA UMA PESQUISA COM DADOS DO IBGE, O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA!

DE 2012 A 2018 – OU SEJA – NOS ÚLTIMOS SEIS ANOS, O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES CHEGOU A 6,13%.

: ESSE PERCENTUAL INDICA QUE NO PARANÁ, SÃO 136 MIL MULHERES A MAIS OCUPANDO VAGAS NO MERCADO FORMAL. ESPECIALISTAS APONTAM QUE ESSE AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DELAS TAMBÉM ESTÁ RELACIONADO AO CEN´RIO DE CRISE QUE O PAÍS VEM ENFRENTANDO NOS ÚLTMOS ANOS.

 UMA NOTÍCIA BEM LEGAL QUE A GENTE TRaZ É QUE A DIFERENÇA MÉDIA SALARIAL ENTRE AS MULHERES E OS HOMENS AOS POUCOS VEM CAINDO.

 EM 2012 – AS MULHERES – NA MÉDIA – OS VENCIMENTOS DAS MULHERES NÃO CHEGAVAM A 70% DOS VENCIMENTOS MÉDIOS DOS HOMENS. AGORA EM 2018 – O SALÁRIO – NA MÉDIA – CHEGAM A 75% DA RENDA MÉDIA DOS HOMENS.

 AINDA É UMA DIFERENÇA EXPRESSIVA – MAS ESSA QUEDA, DÁ SINAIS DE QUE CAMINHAMOS PARA DIAS DE MAIS E MAIS IGUALDADE DE RENDA NO MERCADO DE TRABALHO......ENTRE HOMENS E MULHERES.

(sobe som))

: E olha essa boa notícia também! Curitiba é a cidade que mais gerou empregos com carteira assinada entre as capitais do Sul do país nos primeiros sete meses do ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o  (Caged), do Ministério do Trabalho e  mostram que a capital criou 7.880 empregos formais de janeiro a julho.

 O resultado é medido pela diferença entre admitidos e demitidos. No mesmo período, Florianópolis registrou um saldo negativo de 1.506 vagas e Porto Alegre teve um saldo positivo de 1.360 postos de trabalho.

 O aumento na geração de empregos teve reflexo na oferta de vagas da Rede Sine em Curitiba. Foram 3.532 vagas de janeiro a julho, 52% acima do volume do mesmo período do ano passado, que foi de 2.321 vagas.

 Os setores que mais empregaram foram o de serviços, com mais de sete mil vagas, seguido pela  construção civil, (um dos s mais afetados pela crise econômica), com 1.324 vagas e em seguida, a indústria da transformação, com 493 vagas.

(sobe som)

: Por falar em cidade, hoje também temos uma homenagem para mais uma cidade aqui no programa. É Assis Chateaubriand. - Ô CLÁUDIA – VC SABE EM QUE REGIÃO DO ESTADO FICA ASSIS CHATEAUBRIAND?

 Fica no OESTE DO ESTADO PERTO DE CASCAVEL, PERTO DE TOLEDO....

: ISSO MESMO, CLÁUDIA !!

- OLHA SÓ – A CIDADE DE ASSIS CHATEAUBRIAND ESTÁ COMPLETANDO 52 ANOS DE FUNDAÇÃO.  E VOU AGORA CONTAR AQUI PRA VOCES UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO:

A REGIÃO DE SOLO FÉRTIL ONDE FICA ASSIS CHATEAUBRIAND SE DESTACA HOJE NA PRODUÇÃO DE MILHO, DE SOJA, DE AMENDOIM – ENTRE OUTROS PRODUTOS AGRÍCOLAS..... ESTÁ ENCRAVADA NO VALE DO RIO PIQURI.....

 ANTES DE SUA FUNDAÇÃO, O MUNICÍO ERA UM DISTRITO DE TOLEDO EM EXPRESSIVO CRESCIMENTO. TUDO POR CONTA dA AGRICULTURA !! CRESCEU tanto QUE  NO DIA 20 DE AGOSTO DE 1966 – NUM BARRACAO BEM AO LADO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, OFICIALIZOU-SE O SURGIMENTO DO NOVO MUNICÍPIO. O ENTÃO GOVERNADOR PAULO PIMENTEL FOI ATÉ A REGIÃO E DEU À NOVA CIDADE O NOME DE ASSIS CHATEAUBRIAND.

 O NOME HOMENAGEIA o CONHECIDO JORNALISTA criador dos Diários Associados, Assis Chateaubriand E foi sugerido também por UM JORNALISTA DA REGIÃO.

 E NÃO É QUE O SENHOR ASSIS CHATEAUBRIAND VEIO PESSOALMENTE PARA A FUNDAÇÃO DA CIDADE?

: UM POUQUINHO AÍ DA NOSSA HISTÓRIA PRA VCS QUE NOS ACOMPANHAM, TÁ GENTE!!!! PARABÉNS AO MUNICÍPIO DE ASSIS CHATEAUBRIAND QUE COMPLETA em agosto 52 ANOS. E tem atualmente APROXIMADAMENTE 35 MIL habitantes.

 Ainda sobre Assis chateaubriand, tem um trecho da PR 364, entre o município e Palotina, que recebeu o nome de   DEPUTADO EDILSON ALENCAR, graças a uma lei aprovada aqui na Assembleia Legislativa em 2012 e por lá diversas instituições, associações de orgânicos, plantações  muito comuns no município,  foram declaradas de utilidade pública em função de leis formuladas pelos nossos deputados.

(sobe som))

: OS CINCO PRINCIPAIS BANCOS DO PAÍS RESGATARAM UM PATRIMÔNIO DE 11 BILHÕES E 500 MILHÕES DE REAIS – REFERENTES A IMÓVEIS DE COMPRADORES INADIMPLENTES. ISSO DESDE 2014 QUANDO SE AGRAVARAM O DESEMPREGO E A CRISE FINANANCEIRA  NO PAÍS. A ESTIMATIVA É QUE ESSE VALOR CORRESPONDA A 70 MIL CASAS E APARTAMENTOS QUE FORAM RETOMADOS PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PORQUE O PAGAMENTO NÃO FOI HONRADO. A INFORMAÇÃO É DO SITE DO ESTADÃO.

 ESPECIALISTAS APONTAM QUE ESTE É UM PROBLEMA GRAVE – QUE VEM ACONTECENDO POR BASTANTE TEMPO – JÁ SÃO QUATRO ANOS DE DIFICULDADES DOS PROPRIETÁRIOS EM HONRAR COM O PARCELAMENTO E ESPECIALISTAS EM FINANÇAS INDICAM QUE SE A SITUAÇÃO CONTINUAR POR MAIS UM OU DOIS ANOS, A SITUAÇÃO  PODERÁ SE TORNAR MUITO COMPLICADA  - SOBRETUDO PARA OS BANCOS QUE VIA DE REGRA REALIZAM ESSES FINANCIAMENTOS.

 A QUEDA DE PREÇO NO VALOR DOS IMÓVEIS PODERÁ SER ACENTUADA E TORNARIA ASSIM MAIS DIFÍCIL PARA OS BANCOS RECUPERAR OS VALORES QUE EMPRESTOU.

UMA NOTÍCIA QUE PODE SOAR COMO ALÍVIO PARA OS CONSUMIDORES, MAS QUE DE ALGUMA FORMA TRARÁ REFLEXOS QUE DE, ALGUMA OUTRA FORMA, PODEM CHEGAR AO CONSUMIDOR. COMPLICADA ESSA NOSSA ECONOMIA, HEIN , CLÁUDIA.!

(Sobe som))

 Pois é. Bastante. Vamos falar agora de um tema que envolve toda a sociedade: a política; nesse caso, política aliada à tecnologia.

Com a reestruturação das zonas eleitorais em 2017, grande parte dos eleitores paranaenses teve essas zonas e seções alteradas. O que está ajudando esses eleitores e se “localizarem” para as eleições de outubro é um aplicativo:  O e-título.

 Com o e-Título, o eleitor pode consultar o número da zona e da seção eleitoral para verificar se houve alguma mudança. No Paraná, 225 mil eleitores tiveram locais de votação mudados  depois de  um corte de gastos da União no ano passado.

: De acordo com o TRE, emitir o e-Título serve também para  substituir a apresentação do título impresso, informar a situação cadastral do eleitor e permitir a emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Além disso, no caso de eleitores que já passaram pelo recadastramento biométrico, o aplicativo também dispensa a apresentação de documento oficial com foto na hora de votar.

: O eleitor que quiser ter acesso ao e-Título deve baixar, no celular ou tablet, o aplicativo, disponível na App Store e no Google Play. Para validá-lo, é preciso inserir o nome do eleitor e o da mãe, a data de nascimento e o número do título. Caso o eleitor não saiba o número do título, deve acessar o site do tre-pr.jus.br.

 O  Paraná é o quinto estado com maior número de e-Títulos emitidos: são 306 mil documentos baixados em forma de aplicativo.

(sobe som))

 Bom, a campanha eleitoral no rádio e na televisão só começa na sexta-feira, mas na internet já está liberada desde meados de agosto. E está “bombando”, com os candidatos disputando curtidas e compartilhamentos de várias formas: em vídeo, com textos, às vezes , críticos aos adversários, irônicos (ou não)) e, claro, já falando das propostas. Fora que é possível usar a rede para pedir dinheiro de pessoas físicas para as campanhas: a chamada vaquinha virtual.

 E nem precisamos falar de todas as mídias sociais, não. Basta observar o comportamento deles no  Facebook, que pode ser considerado o melhor canal de comunicação com o eleitor. No Brasil, são mais de cem milhões de brasileiros com perfis na rede.  

: Com a gente aqui está o especialista no assunto, Guilherme Guimarães, que é  advogado, que atua na área de Direito Digital, é especialista em Segurança da Informação e em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação. Além de ter colaborado  na redação do Marco Civil da Internet. Seja bem vindo, dr. Guilherme.

- Dá pra dizer que nessas eleições,  a exemplo das mais recentes, a campanha na internet será mesmo primordial?

- Aproxima, na sua opinião, o eleitor das ideias dos candidatos? –

-Essa proximidade significa responder aos comentários, mesmo que sejam críticas?

- O que o senhor acha que de mais positivo os candidatos podem usar a seu favor em se tratando de mídia social?

_além das  vaquinhas na internet, né? Que estão liberadas na hora de conseguir recursos para as campanhas?

_ ser ativo na rede social é uma boa forma de angariar votos??  Quanto mais curtidas, mais votos? Ou seja, candidaturas  mais populares se revertem em votos nas urnas? 

- criar as hastags com os motes das campanhas, também é uma boa forma de se tornar popular?

- É importante ter uma identidade visual padronizada? Ajuda?

_ As redes sociais representam uma forma de atrair o eleitor mais jovem?

 obrigada doutor Guilherme Guimarães pela sua presença aqui com a gente.

E nós ficamos por aqui , mas voltamos amanhã com o nosso programa Rádio Assembleia.

Se quer ouvir o programa novamente, basta acessar www.alep.pr.gov.br/radioassembleis. Até o próximo.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação