Política Estadual de Economia Circular entra em pauta no Plenário
Projeto da deputada Maria Victória (PP) é um dos itens que serão apreciados na sessão de segunda-feira (14).
Buscar o desperdício mínimo ao eliminar os resíduos da cadeia produtiva e utilizar energias renováveis na produção são princípios da Economia Circular, tema de um projeto de lei que começa a ser debatido no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, na próxima segunda-feira (14).
O PL 278/2022, da deputada Maria Victoria (PP), institui a Política Estadual de Economia Circular, definida na proposta como o sistema de produção e consumo que viabiliza a reutilização, o reaproveitamento, a reparação, o recondicionamento e a reciclagem de materiais e produtos.
A deputada explica que o projeto de lei tem o objetivo de construir uma legislação moderna, que reduza o impacto ambiental da cadeia produtiva ao estabelecer condições e estimular a transição da economia linear, onde o final do produto após o consumo é o descarte para a economia circular, na qual os resíduos são encaminhados e reaproveitados em outro processo.
“A forma como utilizamos os recursos não é sustentável. Estamos consumindo e extraindo mais matérias-primas do que o nosso planeta consegue oferecer. Queremos o Paraná na frente nessa discussão para ampliar o ciclo econômico dos produtos, um debate que deve envolver o Governo do Estado, setor produtivo, universidades, organizações não governamentais entre outras entidades”, disse.
A proposta também institui o Selo Produto Economicamente Circular com o objetivo de estimular práticas de produção e consumo sustentáveis e desestimular o consumo de bens que não atendam aos princípios da economia circular, da sustentabilidade ambiental e da equidade social.
Segunda discussão
O projeto 88/2023, de autoria do deputado Tito Barrichello (União), volta à pauta e obriga as empresas de central de atendimento a divulgar para seus colaboradores canal de denúncias, com vistas à prevenção e combate ao assédio sexual, homofobia e xenofobia em ligações, no Estado do Paraná, em conformidade com a Lei Federal nº 14.457/2022.
O autor justifica que o serviço de telemarketing é uma das modalidades de atendimento ao cliente mais recorrente nos dias atuais, sendo muito utilizado por bancos, redes de distribuição de mercadorias, operadoras de telefonia e internet, etc.
Segundo o projeto, a divulgação do canal de denúncias poderá ser realizada por informativos, banners, comunicações eletrônicas, fixação de cartazes e SMS. E as denúncias recebidas poderão ser encaminhadas para os órgãos de Segurança Pública do Paraná, sendo possível o recebimento por meio de correspondência postal, mensagem eletrônica, contato telefônico ou de forma presencial.
Já o projeto lei 362/2021, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), institui a Rota Turística Rastro da Serpente. Essa é a denominação popular de um trecho de aproximadamente 260 quilômetros das rodovias SP-250 e BR-476, localizado no Vale da Ribeira e que liga o Estado de São Paulo ao Paraná. A iniciativa será apreciada em segundo turno de discussão.
Terceira discussão
O projeto 33/2023, do deputado Requião Filho (PT), passa por terceira votação. A iniciativa altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Paraná (Lei nº 18.419/2015) e define a instalação de piso tátil nas novas edificações públicas.
De acordo com a justificativa, “percebe-se grande dificuldade de acessibilidade nos prédios públicos paranaenses, seja para os deficientes físicos ou para aqueles que possuem algum nível de deficiência visual. Desta forma, pretende o projeto de lei estabelecer a obrigatoriedade do piso tátil para novas edificações ou nos casos de reforma”.
Redação final
Quatro proposições passam por redação final. Três delas concedem o título de utilidade pública: a 101/2023, do deputado Goura (PDT), concede o título à instituição Palco Escola – ações em valores humanos, de Curitiba; a 441/2023, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), concede o título ao Instituto Gratidão, em Piraquara; e a 477/2023, do deputado Tiago Amaral (PSD), concede o título à Associação dos Usuários do Sistema de Abastecimento de Água da Colônia Maria Luiza, em Paranaguá.
Para completar, o projeto de lei 419/2021, da deputada Mabel Canto (PSDB), que denomina Lodeval Santos Ribas a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa II.
Transmissão
A sessão plenária terá transmissão ao vivo, a partir das 14h30, pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Notícias Relacionadas
Assembleia aprova modernização de benefício fiscal para empresas de tecnologia no Paraná
Proposta atualiza critérios para concessão de incentivos de ICMS e foi um dos itens votados nas duas sessões plenárias desta segunda-feira (25).
Leia maisAssembleia Legislativa encaminha para sanção a Lei Orgânica da Polícia Civil
Deputados concluíram tramitação da proposta de reestruturação administrativa e funcional da PC/PR na sessão plenária desta segunda-feira (18).
Leia maisAssembleia aprova regras para funcionamento de espaços “Pet Friendly” no Paraná
Projeto estabelece normas para circulação de animais em estabelecimentos comerciais e foi um dos itens votado na sessão plenária deste segunda-feira (11).
Leia mais
Deputados aprovam novas regras de aposentadoria e pensão a servidores da Segurança Pública no Paraná
Representantes das carreiras comemoraram o fim da tramitação da PEC em Plenário nas três sessões desta terça-feira (5).
Leia mais