Programa Oeste em Desenvolvimento busca apoio de parlamentares
Os dirigentes do “Programa Oeste em Desenvolvimento” apresentaram nesta semana aos deputados estaduais do Paraná os projetos, a estrutura e resultados da iniciativa que agrega entidades municipalistas, empresariais e do agrobusiness da região Oeste do Paraná. O grupo, institucionalmente constituído há dois anos, quer agora a aproximação com o Poder Legislativo com o objetivo de estabelecer um diálogo com a classe política da região. Participaram do encontro no início da semana cinco dos 11 membros da bancada regional.
O presidente do Programa, Mário Costenaro, disse que os empresários querem o envolvimento dos políticos para também compor “a grande sinergia de forças” em favor do desenvolvimento regional, sem cores partidárias. “O Oeste é uma das potências do Brasil, possui cinco das principais cooperativas do país e reúne cidades consideradas entre as melhores para se investir”, afirmou. “Além disso, temos as Cataratas do Iguaçu, que recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano e que constitui o terceiro principal destino turístico do Brasil”.
O deputado Chico Brasileiro, líder do PSD na Assembleia Legislativa, explicou que o objetivo da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Oeste, organizado recentemente e formalizado também nesta semana, é fazer “a interação do setor político com todos os setores desenvolvimentistas organizados da sociedade. Mas observamos a necessidade de termos uma agenda comum, porque as demandas do empresariado, dos trabalhadores e dos políticos são diversas”. Ele defende a instituição de uma agenda estratégica do desenvolvimento da região Oeste.
Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, Chico Brasileiro observou que o setor, bem como o agronegócio podem se constituir em alavanca econômica neste momento de crise: “O turismo não se choca com o agronegócio. Ao contrário, nós queremos é que os agricultores europeus que venham conhecer o nosso agronegócio e nossas cooperativas, também façam turismo na região. Daí a importância de promover a integração regional para o máximo aproveitamento de todos os setores”. Sugeriu ainda o envolvimento direto dos deputados federais e senadores na organização da agenda estratégica do Oeste: “Precisamos de uma grande articulação para garantir apoio tanto na esfera federal quanto na estadual na busca de recursos para os grandes investimentos em infraestrutura”, arrematou.
Cadeias produtivas – Criado há dois anos por meio da parceria entre entidades como Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Confederação das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar), Itaipu Binacional, Polo Tecnológico Itaipu e Sebrae, o Programa também tem a adesão de entidades como a Associação dos Municipios do Paraná (AMP), Federação das Indústrias (FIEP) e Ocepar. O grupo realizou um estudo das potencialidades da região, identificando sete cadeias produtivas com grande potencial de expansão: bovinocultura, avicultura, suinocultura e piscicultura, materiais de transporte, agroalimentar e turismo.
Em dois anos de existência, deu prioridade às cadeias de proteína animal devido ao maior potencial de crescimento e de transversalidade de atividades. Durante o mês de julho, os resultados destes esforços serão debatidos em quatro grandes encontros em Cascavel. O Programa também estabeleceu cinco eixos estruturantes que dão sustentação para o desenvolvimento dessas cadeias produtivas: energias renováveis (limpas); capital social e cooperação; crédito e fomento; pesquisa e desenvolvimento (inovação e tecnologia); e infraestrutura e logística. "Pensamos no desenvolvimento endógeno, ou seja, de dentro para fora, fortalecendo cadeias produtivas propulsivas e trazendo dinheiro novo para a nossa região", explicou Costenaro.
“Somos um polo educacional, energético, econômico, de agronegócio e logístico. Precisamos expandir este potencial e fazer com que ele seja revertido em benefício da população”, disse o prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Amop, Amarildo Rigolin. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Micheletto, a sinergia de forças entre as entidades parceiras é o grande diferencial. "O Oeste tem potencial para ir além, destacando-se no competitivo mercado global”, disse.
A reunião contou ainda com as presenças do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, dos deputados Schiavinatto, Ademir Bier, Élio Rusch, Professor Lemos e Chico Brasileiro, membros da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Oeste, além do deputado Artagão Junior. Também participaram Julio Dagostini, do Sebrae, Herlon Almeida e Jaime Nascimento, da Itaipu, entre outras lideranças.
Notícias Relacionadas
CCJ vota na terça-feira (21) projeto que obriga a execução de emendas parlamentares
Leia mais
Comissão de Orçamento abre prazo para apresentação de emendas à LDO
Deputados devem enviar suas propostas até o dia 28 de maio; depois, a Lei de Diretrizes orçamentárias, que fixa metas do Governo, será discutida em Plenário.
Leia mais
CCJ aprova PEC das licenças maternidade e paternidade a parlamentares
Com sua admissibilidade reconhecida pela CCJ, a PEC será ainda submetida a exame por uma Comissão Especial, antes de seguir para o Plenário.
Leia mais
PEC prevê licenças maternidade e paternidade a parlamentares
Deputados e deputadas poderão ter os mesmos direitos já assegurados hoje aos servidores públicos, em razão do nascimento ou da adoção de filho.
Leia mais