NOTÍCIA
Notícia
Projeto de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel será entregue em outubro
16h50
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Adriano Rima.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
1.863 visualizações
O projeto de duplicação da PR-415, Rodovia João Leopoldo Jacomel, que liga Curitiba a Pinhais e a Piraquara, será entregue em outubro, antes do previsto originalmente. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), em apresentação técnica do projeto, pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Pepe Richa, no Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER).
Com isso, segundo engenheiros do DER e da empresa Concremat (responsável pelo projeto), a obra ganha agilidade e, após a entrega do projeto, já começa o processo licitatório para escolher quem ficará responsável pela obra. A expectativa é que a obra comece entre fevereiro e abril de 2014 e dure cerca de18 meses. “A antecipação do projeto mostra que a obra é prioritária e neste ritmo teremos no segundo semestre de 2015 a duplicação concluída”, comemorou o deputado Rasca Rodrigues (PV), que integra o movimento “Duplicação Já”, composto pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná (Fetiep) e pelos Rotarys de Pinhais e Piraquara. Segundo Rasca, serão mais de 200 mil pessoas beneficiadas, garantido o bom fluxo dos cerca de 35 mil carros que passam diariamente pela rodovia, com espaço adequado também para o trânsito de bicicletas e pedestres.
Obras– Serão feitas obras nos 13,9 quilômetros da rodovia, que terá terceira faixa, duplicação, ciclovias, passarelas e iluminação especial. O projeto de duplicação será dividido em duas etapas. O primeiro contempla o trecho entre Curitiba e Pinhais, com a construção de mais uma pista, ao longo de 3,9 quilômetros, entre o Rio Atuba e o Carrefour, além de iluminação e ciclovia. No segundo trecho, entre Pinhais e Piraquara, o projeto vai determinar onde é possível implantar terceira faixa, até o Expotrade, e depois a duplicação da rodovia até Piraquara, em uma distância de 10 quilômetros.
Com isso, segundo engenheiros do DER e da empresa Concremat (responsável pelo projeto), a obra ganha agilidade e, após a entrega do projeto, já começa o processo licitatório para escolher quem ficará responsável pela obra. A expectativa é que a obra comece entre fevereiro e abril de 2014 e dure cerca de18 meses. “A antecipação do projeto mostra que a obra é prioritária e neste ritmo teremos no segundo semestre de 2015 a duplicação concluída”, comemorou o deputado Rasca Rodrigues (PV), que integra o movimento “Duplicação Já”, composto pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná (Fetiep) e pelos Rotarys de Pinhais e Piraquara. Segundo Rasca, serão mais de 200 mil pessoas beneficiadas, garantido o bom fluxo dos cerca de 35 mil carros que passam diariamente pela rodovia, com espaço adequado também para o trânsito de bicicletas e pedestres.
Obras– Serão feitas obras nos 13,9 quilômetros da rodovia, que terá terceira faixa, duplicação, ciclovias, passarelas e iluminação especial. O projeto de duplicação será dividido em duas etapas. O primeiro contempla o trecho entre Curitiba e Pinhais, com a construção de mais uma pista, ao longo de 3,9 quilômetros, entre o Rio Atuba e o Carrefour, além de iluminação e ciclovia. No segundo trecho, entre Pinhais e Piraquara, o projeto vai determinar onde é possível implantar terceira faixa, até o Expotrade, e depois a duplicação da rodovia até Piraquara, em uma distância de 10 quilômetros.
Notícias Relacionadas
11:06
Água, um recurso precioso e cada vez mais escasso no planeta
No app “Agora é Lei no Paraná” você encontra normas que tratam do tema e fazem parte do dia a dia. Elas resultaram de debates que mobilizaram deputados e cidadãos.
Leia mais
09:00
Preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável – temas que marcaram a atuação de Rasca Rodrigues
Agrônomo, ele fez valer sua experiência como presidente do Instituto Ambiental do Paraná e como secretário de Estado do Meio Ambiente.
Leia mais
16:39
Projeto para fortalecer Conselhos Municipais de Meio Ambiente é lançado na Assembleia
Ação tem parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e se estenderá aos 17 estados que abrangem o bioma da Mata Atlântica.
Leia mais
18:03
Rasca lança série de vídeos sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos
Leia mais