Projeto que determina monitoramento do transporte escolar recebe parecer favorável

29/02/2016 16h55 | por Kharina Guimarães
Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação

Comissão de Obras Públicas, Transportes e ComunicaçãoCréditos: Laura Ling/Alep

Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação


Na primeira reunião do ano, os deputados da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa emitiram parecer favorável ao projeto de lei nº 405/2015, que determina a instalação de câmeras de monitoramento e sistema de rastreamento nos veículos do transporte escolar do estado. A proposta de autoria do deputado Leonaldo Paranhos (PSC) foi considerada importante pelo relator da matéria, deputado Wilmar Reichembach (PSC). “Quando se trata de transporte escolar sempre precisamos continuar aprimorando. Vejo que a iniciativa precisa ir a Plenário para que o conjunto de todos os deputados possa fazer essa discussão”.

Os deputados também aprovaram a convocação do presidente da Compagás, Fernando Ghignone, para que ele possa apresentar no Legislativo os planos de expansão da companhia para o interior do estado. Segundo o presidente da comissão, deputado Tião Medeiros (PTB), a ampliação da Compagás representa uma alternativa para o desenvolvimento do Paraná. "A principal matriz energética industrial sempre foi a energia elétrica, e com o aumento substancial do preço dessa energia, o empresário busca alternativas. O gás da Compagás pode ser uma alternativa, mas é preciso saber quando ele chega ao interior, em que regiões e em que prazo".

Também ficou definida a realização de uma audiência pública para tratar do fluxo intenso de caminhões em Paranaguá. Os deputados têm recebido diversas reclamações da população sobre os transtornos que tem enfrentado. A comissão também acatou a decisão do relator, deputado Felipe Francischini (SD), e emitiu parecer contrário ao projeto de lei nº 601/2015, que torna obrigatória a publicação de informações sobre as demarcações de terrenos doados, cedidos, emprestados, permutados ou vendidos por órgãos do poder público. 

O deputado Paulo Litro (PSDB) solicitou ainda que o projeto de lei nº 14/2016, que autoriza a cessão de uso de imóvel em Maringá à Emater, seja encaminhado para diligências junto ao Poder Executivo, antes de ser apreciado pela comissão. Ficou decidido, por fim, que a comissão solicitará informações ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) sobre as ações adotadas para recuperação das estradas estaduais danificadas pelas chuvas. 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação