Projeto que obriga planos de saúde a informar descredenciamento de profissionais segue para sanção Proposta foi aprovada na Alep em redação final e prevê que as operadoras terão que informar os consumidores com trinta dias de antecedência.

15/08/2016 17h00 | por Jaime S. Martins
Sessão desta segunda-feira (15) foi presidida pelo deputado Jonas Guimarães (PSB).

Sessão desta segunda-feira (15) foi presidida pelo deputado Jonas Guimarães (PSB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão desta segunda-feira (15) foi presidida pelo deputado Jonas Guimarães (PSB).

O projeto que obriga as operadoras de planos de saúde a comunicar individualmente os consumidores sobre descredenciamentos ou mudanças da rede credenciada dos seus prestadores de serviço, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (15), em redação final. Pelo projeto de lei nº 570/2015, de autoria do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), as empresas deverão enviar o comunicado via correspondência física ou eletrônica, com trinta dias de antecedência, e informar o novo prestador de serviços equivalente ao que foi descredenciado. Aprovado por unanimidade na última etapa de votações na Alep, o projeto segue agora para a sanção ou veto do Poder Executivo.

Com a medida, Paranhos acredita que os consumidores terão maiores garantias sobre o serviço prestado pelas empresas, e não serão mais pegos de surpresa quando forem marcar uma consulta e receberem a informação de que o profissional não está mais credenciado. “A saúde da população paranaense não pode ficar sujeita a interpretações, fazendo-se necessária a garantia em Lei da devida comunicação ao consumidor quando do descredenciamento e da respectiva inclusão de novo prestador de serviços equivalente, como contratado, referenciado ou credenciado ao plano de assistência à saúde”, defendeu.

Sanção – Também seguirão para a sanção ou veto do Executivo mais três projetos de lei. O projeto nº 792/2015, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e o projeto de lei nº 301/2016, do deputado Pedro Lupion (DEM), ambos aprovados em redação final. O primeiro concede o título de utilidade pública à Associação Comunitária Indígena Inácio Martins. E o segundo concede o mesmo título à Associação de Agricultores Orgânicos de Ribeirão Claro.

O projeto de lei nº 152/2016, do deputado Schiavinato (PP), que institui no Paraná o Dia do Colunista Social, a ser celebrado no dia 8 de dezembro, foi aprovado em segunda votação. Por solicitação do autor foi dispensado da votação em redação final e, por isso, também segue para a sanção governamental.

Botão do Pânico – A instalação de um sistema de segurança para mulheres em situação de violência doméstica e familiar como medida protetiva, o chamado “botão do pânico”, foi aprovada em terceira votação na forma do substitutivo geral. O projeto de lei nº 868/2015, da deputada Cristina Silvestri (PPS), foi aprovado com 42 votos favoráveis e nenhum voto contrário.

Fibra sintética – Com o intuito de “promover o fortalecimento da indústria e fomentar o comércio e turismo” do município de Campo Magro, a deputada estadual Maria Victoria (PP) apresentou o projeto de lei nº 881/2015, que concede o título de Capital da Indústria Moveleira de Fibra Sintética ao município de Campo Magro, situado na Região Metropolitana de Curitiba. A proposta foi aprovada em primeiro turno de votação, com 36 votos favoráveis.

Fibromialgia – Em terceira discussão foi aprovado o projeto de lei nº 764/2015, do deputado Claudio Palozi (PSC), que institui o Dia Estadual da Fibromialgia no Estado do Paraná, a ser celebrado anualmente no dia 12 de maio. A data será dedicada à promoção de ações de incentivo à pesquisa, palestras de esclarecimento e tratamento da doença em todas as unidades de saúde do Paraná.

Homenagem – O projeto de resolução nº 15/2016, dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM), Ademir Bier (PMDB) e Anibelli Neto (PMDB), foi aprovado em segunda votação. O projeto denomina de Deputado Erondy Silvério a Tribuna Verde do Plenário da Assembleia Legislativa. Erondy, natural de Guarapuava, foi vereador de Curitiba por três mandatos. Exerceu sete mandatos de deputado estadual, no período de 1966 a 1994, quando saiu da política para se dedicar às empresas dele. Foi também presidente da Assembleia em 1968. Faleceu no ano de 2005, aos 82 anos de idade.

 







 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação