NOTÍCIA
Notícia
Rasca participa da abertura da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu
14h12
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Carlos Kapschak e informações da AEN.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
1.443 visualizações
O deputado Rasca Rodrigues (PV) participou, na quinta-feira (5), em Foz do Iguaçu, da abertura da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que tem como objetivo debater propostas relacionadas à coleta, reaproveitamento, reciclagem e destinação correta dos resíduos sólidos. “A política para os resíduos sólidos, o lixo que é gerado por todos os setores da sociedade, deve levar em conta que tudo o que for produzido deve ser pensado para ser totalmente reciclado”, disse Rasca no seu discurso, durante a abertura da conferência. “Ainda temos milhares de produtos, principalmente embalagens, à margem do processo de reciclagem.”
Segundo o deputado, esta 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é bem representativa e deve deliberar questões importantes sobre a política de resíduos sólidos. “Boa política de resíduos sólidos não é enterrar bem o lixo. É, sim, a política que contém os conceitos de sustentabilidade”, afirmou Rasca. Para ele, deve ser obrigatória a premissa de que todo o lixo possa ser reciclado. “Temos que pensar a reciclagem antes mesmo de pensar em produzir qualquer coisa. Só assim resolveremos os problemas causados pelos resíduos que produzimos”, disse.
Inclusão – O deputado também disse que toda política de resíduos sólidos deve ser acompanhada de políticas de inclusão social. “Nossos irmãos catadores estão condenados a ficar à margem da dignidade, diariamente, e devem ser contemplados na política de resíduos sólidos”, disse. “São eles os heróis, os verdadeiros agentes ambientais”.
Rasca disse que tem toda a confiança de que o Paraná fará bem feito o seu papel na Conferência Nacional do Meio Ambiente, que vai acontecer em outubro. Nesta sexta-feira (6), serão escolhidos os 50 delegados que representarão o estado na etapa nacional e eleitas as 20 propostas paranaenses que serão apresentadas na Conferência Nacional, em Brasília. Elas estão divididas em quatro assuntos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; criação de emprego e renda; e educação ambiental.
Segundo o deputado, esta 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é bem representativa e deve deliberar questões importantes sobre a política de resíduos sólidos. “Boa política de resíduos sólidos não é enterrar bem o lixo. É, sim, a política que contém os conceitos de sustentabilidade”, afirmou Rasca. Para ele, deve ser obrigatória a premissa de que todo o lixo possa ser reciclado. “Temos que pensar a reciclagem antes mesmo de pensar em produzir qualquer coisa. Só assim resolveremos os problemas causados pelos resíduos que produzimos”, disse.
Inclusão – O deputado também disse que toda política de resíduos sólidos deve ser acompanhada de políticas de inclusão social. “Nossos irmãos catadores estão condenados a ficar à margem da dignidade, diariamente, e devem ser contemplados na política de resíduos sólidos”, disse. “São eles os heróis, os verdadeiros agentes ambientais”.
Rasca disse que tem toda a confiança de que o Paraná fará bem feito o seu papel na Conferência Nacional do Meio Ambiente, que vai acontecer em outubro. Nesta sexta-feira (6), serão escolhidos os 50 delegados que representarão o estado na etapa nacional e eleitas as 20 propostas paranaenses que serão apresentadas na Conferência Nacional, em Brasília. Elas estão divididas em quatro assuntos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; criação de emprego e renda; e educação ambiental.
Notícias Relacionadas
11:06
Água, um recurso precioso e cada vez mais escasso no planeta
No app “Agora é Lei no Paraná” você encontra normas que tratam do tema e fazem parte do dia a dia. Elas resultaram de debates que mobilizaram deputados e cidadãos.
Leia mais
09:00
Preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável – temas que marcaram a atuação de Rasca Rodrigues
Agrônomo, ele fez valer sua experiência como presidente do Instituto Ambiental do Paraná e como secretário de Estado do Meio Ambiente.
Leia mais
16:39
Projeto para fortalecer Conselhos Municipais de Meio Ambiente é lançado na Assembleia
Ação tem parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e se estenderá aos 17 estados que abrangem o bioma da Mata Atlântica.
Leia mais
18:03
Rasca lança série de vídeos sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos
Leia mais