Regina Vogue recebe título de Cidadã Honorária do Paraná Homenagem à atriz e produtora foi prestada no Teatro Guairinha, em Curitiba, e contou com apresentações de onze companhias de teatro.

06/12/2016 13h10 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de André Nishizaki.

Deputado Chico Brasileiro (PSD) entrega título de Cidadania Honorária do Paraná à atriz Regina Vogue.Créditos: Andre Nishizaki

Onze companhias de teatro, mais de 60 atores em cena, plateia lotada pela classe artística e muita emoção marcaram na noite de segunda-feira (5) a entrega do título de Cidadã Honorária do Paraná à atriz e produtora Regina Vogue, no Auditório Salvador de Ferrante (Teatro Guairinha), em Curitiba. A honraria foi concedida a pedido do deputado Chico Brasileiro (PSD) e aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná em novembro de 2015.

“É um orgulho entregar esse título como reconhecimento do trabalho de uma vida dedicada aos palcos, levando a alegria de sua arte e transformando o dia a dia das pessoas ao longo de quase 50 anos de carreira”, afirmou Chico Brasileiro. Muito emocionada, a atriz retribuiu cantando a poesia “Prece”, de Helena Kolody. “Nunca havia cantado esta música sozinha, mas hoje vou me permitir fazer isso em agradecimento a esta homenagem”, afirmou.

A sobriedade e o protocolo das solenidades de entrega de títulos foram quebrados pela classe artística de Curitiba, que se reuniu nas últimas semanas para preparar um espetáculo contando a vida de Regina Vogue. Em uma hora e meia, onze companhias de teatro executaram pequenos quadros, com diversas linguagens artísticas, descrevendo da infância até a consagração como produtora de teatro para crianças na capital paranaense.

Em seguida, a família de Regina Vogue subiu ao palco para prestar as suas homenagens – os filhos Adriano e Maurício trabalham com a mãe como produtor e diretor, respectivamente. O deputado Chico Brasileiro foi, então, convidado para fazer a entrega do diploma assinado pelos chefes dos três Poderes estaduais – desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, deputado Ademar Traiano e governador Beto Richa.

A noite de muita emoção foi encerrada com um musical que contou com cerca de 50 vozes infantis do coral Curumim. Participaram do evento em homenagem à Regina Vogue as Companhias Brasileira de Teatro, Abração, Pé no Palco, Rainha de Duas Cabeças, dos Palhaços, Ave Lola, Grupo Delírio, Cena Hum, Selvática, Grupo Antropofocus e Marco Damaceno.

Vida dedicada aos palcos – A carreira de Regina Vogue começou de forma intrépida e quase clichê: aos 16 anos, fugiu com o circo e no picadeiro aprendeu a brilhar. A verve dramática, porém, falou mais alto. Largou as artes circenses para se dedicar à carreira de atriz num “teatro pavilhão” – antigos espetáculos teatrais itinerantes. Depois de percorrer o Brasil, fixou residência em Curitiba em 1981. O começo foi difícil. Enfrentou até preconceito: era chamada de “a mulher do circo”.

“O curitibano não lhe dá a cara, te olha de lado. Você tem que mostrar que pode, que faz jus, que tem competência”, contou em recente entrevista ao jornalista Rômulo Zanotto. Mas, em pouco tempo, Regina mostrou a que veio. Em 1986, fundou a sua primeira companhia e, desde então, realizou mais de 50 espetáculos para crianças. O grande reconhecimento veio em 1991 com a peça “Pluft, o Fantasminha”, famoso texto de Maria Clara Machado.

A produção foi assistida por mais de 34 mil crianças da rede pública de ensino. Contou com grandes talentos, como Edson Bueno e Rosana Stavis. E deu à Regina o seu primeiro prêmio Gralha Azul de melhor espetáculo para crianças. Desde então, acumulou mais nove, além de outros 50 em diversas categorias. O Gralha Azul de melhor atriz veio, em 1994, com a peça “A Outra”. Entre 1997 e 2004, recebeu quatro prêmios Poty Lazzarotto de melhor espetáculo.

Em 2004, realizou o seu grande sonho de administrar um espaço próprio para os seus espetáculos. A ideia era comprar ou alugar um barracão. Mas o destino lhe reservou uma surpresa: o empresário Miguel Krigsner ofereceu-lhe a administração do teatro dentro do Shopping Estação, no bairro do Rebouças, em Curitiba. O espaço, que leva o seu nome e tem 360 lugares, hoje é referência de espetáculos para crianças.

O talento e sucesso de Regina Vogue já estão escritos na história da capital. Em 2011, recebeu o título de Cidadã Honorária de Curitiba. A sua contribuição para o teatro paranaense é memorável. Pelas suas mãos, passaram nomes hoje consagrados como Alexandre Nero, Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento. Sua vida está contada no livro “No Centro da Liça”, biografia com depoimentos à escritora Viviane Burger, com prefácio de René Ariel Dotti.

Como atriz, participou de 23 peças de teatro e oito longas metragens, com cineastas consagrados como Aly Muritiba, irmãos Schumann e Paulo Biscaia Filho. Ao completar 50 anos de carreira, em 2010, foi agraciada com uma Honra ao Mérito, concedida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, SATED e SEPE. Realiza, desde 1998, um trabalho investigativo sobre o teatro para criança, tendo criado em 2006 o Centro de Estudos de Teatro para Crianças (CETEC).