Secretário da Saúde apresenta balanço do primeiro quadrimestre de 2017 na Assembleia Legislativa Michele Caputo Neto prestou contas durante reunião da Comissão de Saúde Pública, considerando positivos os investimentos feitos no período.

06/06/2017 13h42 | por Rodrigo Rossi
Secretário Michele Caputo Neto presta contas na Comissão de Saúde Pública.

Secretário Michele Caputo Neto presta contas na Comissão de Saúde Pública.Créditos: Noemi Froes/Alep

Secretário Michele Caputo Neto presta contas na Comissão de Saúde Pública.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta terça-feira (6) para apresentar o balanço financeiro do primeiro quadrimestre deste ano aos deputados da Comissão de Saúde Pública. Os dados mostram investimentos de 10,44% da previsão orçamentária no período, equivalente a R$ 1,2 bilhão em recursos já direcionados para a área no Paraná, somente nos primeiros quatro meses.

Na avaliação do secretário, os números são positivos se comparados aos últimos anos. Além do incremento nos valores destinados aos hospitais filantrópicos e estaduais, houve ainda maior atenção ao programa de prevenção da saúde materno-infantil, bem como a ampliação da estrutura de equipamentos e veículos para o atendimento da população.

“Do ponto de vista do desempenho financeiro e orçamentário, os quatro primeiros meses foram muito bons, considerando a crise que o país atravessa. Tivemos um desempenho superior à média dos últimos cinco anos em termos de execução. Neste período, as principais ações foram nas áreas de vigilância da saúde materno-infantil, com o programa Mãe Paranaense, e os repasses para os hospitais através do HospiSus, além do apoio aos municípios com equipamentos e ambulâncias”, afirmou.

Segundo Caputo, o governo federal deverá liberar recursos adicionais para as cirurgias eletivas a partir de julho, que há dois anos eram exclusivamente custeadas pelo Tesouro Estadual. Com isso, a expectativa é que os próximos meses sejam de aumento no volume de investimentos.

Questionamentos – Após o balanço, os deputados fizeram questionamentos ao secretário e aos técnicos da Sesa. O deputado Nereu Moura (PMDB) apontou, no entanto, para possíveis divergências nos dados. “Estou intrigado, porque na semana passada o secretário de Fazendo veio aqui e disse que foram aplicados 12% em saúde. Os números parecem que não estão batendo. Precisamos examinar isso, porque aqui vocês estão mostrando pouco mais de 10%”, avaliou.

O secretário justificou que a aparente divergência deve ser em razão de lançamentos já contabilizados pela Secretaria de Estado da Fazenda, mas que ainda não foram totalmente executados pela Sesa. Contudo, admitiu Caputo, os números certamente serão equalizados nas próximas prestações de contas pela Secretaria da Saúde.

O deputado Evandro Araújo (PSC) indagou sobre a necessidade de remanejamento pela Fazenda para agilizar novos investimentos no interior. Da mesma forma, o deputado Marcio Pacheco (PPL) defendeu a liberação de recursos pelo governo para a região Oeste do estado, especialmente em Cascavel. Também participaram da audiência os deputados Nelson Luersen (PDT), Fernando Scanavaca (PDT), Ademir Bier (PMDB), Tercílio Turini (PPS) e Cobra Repórter (PSC).

Para o presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Dr. Batista (PMN), a vinda do secretário ao Poder Legislativo para a apresentação do relatório quadrimestral é muito importante, garantindo transparência às ações de saúde no Paraná. “Os números são muito positivos. O secretário Michele Caputo sempre teve compromisso com esta Casa, vindo em todas as vezes pessoalmente mostrar o que tem sido feito, permitindo também aos parlamentares os questionamentos que acharem pertinentes. E o que temos visto é uma grande evolução nos investimentos em saúde”, disse.

Ouça o Podcast relacionado