RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Assembleia Legislativa aprova proibição de piercings e tatuagens em animais
A sessão plenária desta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa do Paraná teve uma pauta com nove projetos de lei, entre eles o do deputado Alexandre Amaro (Republicanos) em parceria com o deputado Galo (PP) que proíbe piercings ou tatuagens em animais, sejam eles domésticos ou não. O texto proíbe que qualquer animal seja exposto à prática, considerada cruel e que configura, segundo o deputado Alexandre Amaro, maus tratos. SONORA ALEXANDRE AMARO Para o deputado Galo, tatuar os bichos, seja doméstico ou silvestre, causa sofrimento e dor, podendo levar cães, gatos e qualquer outro animal à morte. SONORA GALO Outro projeto aprovado, também do deputado Alexandre Amaro, foi criado para promover a conscientização de toda a sociedade paranaense sobre a importância da saúde mental na maternidade. A proposta que institui no estado o Maio Furta-cor, um mês inteiro dedicado à realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de informativos tratando o tema. O deputado Alexandre Amaro explicou qual a motivação para apresentar o projeto de lei, aprovado em segunda votação. SONORA ALEXANDRE AMARO Foi aprovada ainda, em primeira discussão, a proposta do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) que obriga o uso de películas ou selos flutuantes em tanques de armazenamento de combustíveis e produtos químicos. Segundo o deputado Luiz Cláudio Romanelli, o objetivo é controlar a emissão de vapores para preservar tanto o meio ambiente quanto a saúde das pessoas. SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI
Ver mais detalhesComissão Executiva apresenta novas ações para o enfrentamento da covid-19
Com média diária de oito testes positivos de covid-19 na Assembleia Legislativa do Paraná, ao longo das últimas semanas, segundo informou o serviço médico da Casa, o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), aproveitou o início da sessão desta quarta-feira (4) para anunciar medidas e fazer algumas recomendações da Comissão Executiva aos deputados e servidores, como forma de prevenir o surgimento de novos casos, começando por comunicar à chefia se tiver apresentado sintomas ou ter tido contato com positivados. (Sobe som) Ainda de acordo com Romanelli, fica por conta das chefias as recomendações em relação ao uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento, mesmo que os testes não sejam positivos. O afastamento do servidor só vai acontecer se o médico julgar necessário. (Sobe som/quebra) Com relação aos visitantes, o primeiro secretário disse que vai intensificar o rigor, com questionamentos sobre sintomas e contatos com casos positivos a quem for entrar na Casa. (Sobe som/quebra) Romanelli recomenda bom senso das chefias a qualquer sinal de alerta, passando pela desinfecção dos ambientes ou qualquer outra situação. Tudo, deverá ser informado ao Departamento Médico da Casa. (Volta Sobe som Romanelli))) Todas as recomendações serão enviadas por escrito a todos os setores da Assembleia.
Ver mais detalhesAssembleia Legislativa aprova projeto de lei que promove segurança emocional das mães paranaenses
Cuidar emocionalmente das mães paranaenses com a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da saúde mental na maternidade. Este é o objetivo do projeto de lei do deputado Alexandre Amaro (Republicanos) aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná na tarde desta terça-feira (3). A proposta que institui no estado o Maio Furta-cor, um mês inteiro dedicado à realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de informativos tratando o tema. As ações, que devem ser tomadas por órgãos da Administração Pública estadual, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada serão voltadas principalmente contra a depressão, ansiedade e suicídio entre as mães. O mês escolhido, inclusive, é uma alusão ao Mês das Mães e a cor é a que reflete todas as outras, dependendo da iluminação que receba. Outro projeto de lei aprovado é o que garante e protege no Paraná o direito individual à liberdade de crença, pensamento, discurso, culto e de organização religiosa. A matéria assegura o livre exercício de cultos ou igrejas, e a proteção aos seus respectivos locais de culto, sem qualquer embaraço ao seu funcionamento. De acordo com o projeto, ninguém será privilegiado, beneficiado, prejudicado, perseguido, privado de qualquer direito, ou isento de deveres por causa das suas convicções ou práticas religiosas. A proposta é assinada pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) e pelos deputados Soldado Fruet (PROS), Gilson de Souza (PL), Alexandre Amaro e Coronel Lee (Democracia Cristã).
Ver mais detalhesAprovados projetos que reforçam quadros de servidores de órgãos públicos
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em duas discussões, na tarde desta segunda-feira (2), projetos de lei que criam cargos de provimento comissionado para o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Poder Legislativo. Para o Tribunal de Justiça são 60 cargos para os gabinetes de juiz de direito substituto em segundo grau e 21 cargos para o assessoramento de magistrados do primeiro grau de jurisdição. Ainda do Poder Judiciário, cargos para a área de tecnologia da informação e comunicação; e criação de cargos em comissão e funções comissionadas para a chefia e o assessoramento de magistrados do primeiro grau de jurisdição. Foi autorizada também a criação de cargos para a Procuradoria Geral de Justiça no quadro de servidores do Ministério Público Estadual. E ainda da Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, que adiciona cargos na estrutura das Comissões permanentes e blocos temáticos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), explicou que a criação dos cargos atende a necessidades específicas na estrutura do Poder Legislativo. SONORA ADEMAR TRAIANO Já o líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Arilson Chiorato (PT), contestou necessidade da criação dos cargos para todos os órgãos. SONORA ARILSON CHIORATO Em sessão extraordinária foi aprovada a dispensa de redação final dos projetos de lei que seguem agora para a sanção ou veto do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Ver mais detalhesPlano inédito de Promoção da Igualdade Racial fez aumentar em 37% número de vagas para negros no Paraná
Responsável pela implementação do Plano de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Paraná, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), criado em 2013, é tripartite. Formado por 14 membros da sociedade, 14 integrantes do Governo e dois parlamentares: Goura (PDT) e Tadeu Vaneri (PT), mas foi do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) a iniciativa de convidar Saul Dorval da Silva, presidente do Conselho, para usar a Tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, no início da sessão plenária desta segunda-feira (2), no horário do Grande Expediente. Romanelli citou Nelson Mandela no discurso, para defender que não há espaço para a indiferença. (Sobe som) Saul, que veio acompanhado de integrantes do Conselho, tanto do Governo, como da sociedade, detalhou como está funcionando o Plano e os avanços obtidos a partir dele, que foi criado para combater o racismo contra minorias: negros, (quilombolas, indígenas e ciganos), como por exemplo o aumento de mais de 30% nas vagas de trabalho para negros no estado. (Sonora) O Paraná é o único estado do país a ter um Plano nesses moldes. A ideia é levar a Caravana da Igualdade Racial a todos os municípios paranaenses. No Paraná, são três milhões de negros, 28% da população do estado. O Movimento negro conta com 75 mil militantes no estado e 700 mil no país. Para Saul Dorval, ter o apoio tanto do Governo como da Assembleia tem sido fundamental para o fortalecimento do Conselho e do Movimento Negro. (Volta sonora)
Ver mais detalhesQuase uma centena de acordos. Esse foi o resultado do “Concilia Paraná”
Mais de 85 acordos em apenas dois dias. Esse foi o resultado do primeiro mutirão conjunto de conciliação entre a Defensoria Pública e a Assembleia Legislativa do Paraná, que aconteceu na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de abril, no Plenarinho da Casa de Leis. Para o coordenador do posto da Defensoria dentro da Assembleia, Matheus Cavalcanti Munhoz, um número pra lá de significativo. (Sonora) O Concilia Paraná, nome dado ao mutirão, ficou restrito a casos da área da família e a maioria da demanda ficou por conta dos divórcios. Muitos casais se separam e, por não terem condições financeiras, não conseguem regularizar a situação na justiça. Os reconhecimentos voluntários de paternidade também estiveram no ranking dos mais procurados por quem não consegue acesso à justiça se não for a gratuita. Casos de transferência de guarda e reconhecimento e dissolução de união estável foram outras demandas recorrentes. Para Matheus, mutirões nestes moldes, que reuniram uma equipe com nove defensores atendendo simultaneamente, são fundamentais, porque a busca pela Defensoria é muito alta e o público, famílias vulneráveis, que recebem até três salários mínimos por mês, passam muito tempo em filas de espera aguardando a solução. (Sonora) Nesse tipo de mutirão, o atendimento é rápido, de graça e, normalmente, as famílias já saem com o acordo assinado. Por isso, novos mutirões na Assembleia deverão entrar no calendário da Defensoria. Por enquanto, o atendimento no posto continua, das 9h às 17h todos os dias da semana. A parceria que inaugurou o posto no espaço da Assembleia, começou em novembro do ano passado. De lá pra cá, já foram feitos mais de 1500 atendimentos. Como mais da metade da demanda sempre foi na área de direito de família, o Concilia Paraná teve foco nesse tipo de caso. mas outras áreas do direito deverão entrar no foco dos próximos mutirões.
Ver mais detalhesNo primeiro dia do mutirão Concilia Paraná, cerca de 80 pessoas são atendidas na Assembleia
Vida nova para Jessé e a ex-mulher. Há dois anos eles tentavam se divorciar, sem sucesso. A chance veio com a realização do mutirão “Concilia Paraná”, da Defensoria Pública, em parceria com a Assembleia Legislativa, que acontece nesta quinta e sexta, 28 e 29 de abril. (Sonora) Antes das 9 horas da manhã, início do mutirão, pessoas que, como Jessé, recebem até três salários mínimos por mês e não conseguem ter acesso a um advogado, já faziam fila no espaço próximo ao Plenarinho, onde foi montada uma estrutura com nove postos de atendimento para conciliações simultâneas e dois de cadastramento. No fim do primeiro dia, cerca de 80 pessoas procuraram o serviço, entre atendimentos e orientações. O mutirão nesses moldes, nunca havia sido realizado pela Defensoria e o coordenador de Projetos Especiais e responsável pelo posto dentro da Assembleia, Matheus Cavalcanti Munhoz, espera que todas as pendências sejam resolvidas antes de chegarem à justiça, afinal, essa é a finalidade do mutirão. (Sonora) Assim como o caso de Jessé, a maioria dos atendimentos, que, dentro de um mutirão são mais ágeis e, principalmente, gratuitos, no primeiro dia foi relacionada a divórcio, e também a pensão alimentícia e guarda de filhos. Mas teve outro tipo de caso também, como o da dona de casa, Joana Martins dos Santos. Ela buscou ajuda para formalizar a tutela do irmão, que estava sob os cuidados da mãe, que faleceu. (Sonora) A parceria que inaugurou o posto da Defensoria Pública no espaço da Assembleia, começou em novembro do ano passado. De lá pra cá, já foram feitos mais de 1500 atendimentos. Como mais da metade da demanda sempre foi na área de direito de família, o Concilia Paraná é voltado para esses casos. Na opinião do presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano (PSD), ela fortalece as duas instituições e, em especial, os beneficiados. (Sonora) Para o 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), a parceria foi das mais acertadas. (Sonora)
Ver mais detalhesDeputadas defendem a criação de uma Bancada Feminina na Assembleia Legislativa
Na manhã desta quarta-feira (27) as deputadas da Assembleia Legislativa do Paraná defenderam no Plenário o projeto de resolução que cria a Bancada Feminina e também a participação das mulheres na Mesa Diretora do Legislativo estadual. A iniciativa foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira (26). Na ocasião o deputado Homero Marchese (PROS) solicitou vista e manifestou contrariedade à proposta de criação da bancada feminina. A reação das deputadas foi marcada por pronunciamentos nas tribunas do Plenário e entrevistas à imprensa. A deputada Luciana Rafagnin (PT) falou da ainda baixa representatividade das mulheres na política. SONORA LUCIANA RAFAGNIN Para a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) a proposta é para as mulheres que vão entrar na política daqui para frente. Segundo ela, todo incentivo à participação feminina é importante. SONORA MARA LIMA A deputada Cristina Silvestri (PSDB), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, falou do tempo que precisa ser retomado para equiparar as chances entre homens e mulheres. SONORA CRISTINA SILVESTRI Já a deputada Mabel Canto (PSDB) falou que é preciso reagir a todo discurso ou posicionamento que impeça o crescimento das mulheres. SONORA MABEL CANTO De acordo com a deputada Maria Victoria (PP), a criação de uma bancada feminina coloca a Assembleia Legislativa do Paraná na vanguarda entre os legislativos do Brasil. SONORA MARIA VICTORIA O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), lamentou a manifestação contrária ao projeto do deputado Homero Marchese SONORA ADEMAR TRAIANO O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), defendeu a criação de uma Bancada Feminina para que a participação das mulheres no Poder Legislativo seja cada vez maior. SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI
Ver mais detalhesAssembleia Legislativa aprova crédito especial para o Orçamento Geral do Estado
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (27) três projetos de lei que garantem crédito especial ao Orçamento geral do Estado para o ano de 2022 no total de R$ 12,1 milhões. Os valores autorizados pelo Poder Legislativo deverão ser aplicados pelo Governo do Estado nas áreas de Educação; Defesa Civil; e Justiça e Família. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Marcel Michelleto (PL), explicou que as solicitações enviadas pela Secretaria de Estado da Fazenda têm previsão no próprio orçamento do estado e apenas promovem remanejamentos. SONORA MARCEL MICHELLETO Foi aprovado também, em terceira votação, o projeto de lei do deputado Tião Medeiros (PP) que estabelece diretrizes e critérios para o licenciamento, implantação, operação e encerramento de aterros sanitários e industriais e gerenciamento de resíduos. A proposta define medidas que contemplam as atividades de transporte, coleta, armazenamento, tratamento e destinação e disposição final de resíduos, para o controle da poluição, contaminação e diminuição de impactos ambientais.
Ver mais detalhesAprovado projeto que cobra de agressores custo do tratamento de animais agredidos
Na sessão plenária desta terça-feira (26), da Assembleia Legislativa do Paraná, foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei do deputado Paulo Litro (PSD), obrigando os agressores de animais a arcarem com os custos de eventuais tratamentos para eles. A proposta determina ainda que em casos de condenação os agressores, além de bancar o apoio veterinário, participem de palestras de conscientização, promovidas por organizações de defesa de direitos dos animais. Ainda sobre o mesmo tema, foi aprovado em redação final e segue à sanção, ou veto, do Poder Executivo, o projeto de lei que proíbe no estado as corridas de cachorros ou atividades desta natureza. A proposta é dos deputados Professor Lemos (PT); Luiz Claudio Romanelli (PSD); e Soldado Fruet (PROS). Segundo o deputado Professor Lemos, a proibição acaba com a crueldade a que são submetidos os cães, principalmente da raça galgo. SONORA PROFESSOR LEMOS
Ver mais detalhesLançamento de mutirão Concilia Paraná reforça harmonia entre Poderes
Em permanente harmonia entre os Poderes, foi lançado na manhã desta terça-feira (26), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, o “Concilia Paraná”, o primeiro mutirão de conciliação na área de família, desde a instalação do posto da Defensoria Pública na Casa de Leis, em novembro do ano passado. O presidente Ademar Traiano (PSD) celebrou o ato como uma conquista das duas instituições e da população vulnerável. (Sonora) A conciliação tem o objetivo de resolver, de forma amigável, rápida, gratuita e sem burocracia temas como divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia e partilha de bens, antes que esse tipo de demanda se torne um processo judicial, que é justamente o foco do trabalho da Defensoria, como lembra o defensor-geral do Estado, André Ribeiro Giamberardino. (Sonora) O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), aproveitou o evento de abertura para enfatizar que a parceria entre o Poder Legislativo e a Defensoria foi acertada e simboliza também o fortalecimento das duas instituições, cada vez mais sólidas e próximas do cidadão. (Sonora) O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto classificou a atuação da Defensoria Pública dentro de uma Casa Legislativa, como um avanço. Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura,. “foi um orgulho para o estado do Paraná poder contar com essa parceria”. E “uma iniciativa positiva para preencher uma lacuna que supre a falta de mais defensores no interior do estado”, na opinião do deputado Tadeu veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa. Também participaram do lançamento os deputados Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Dr. Batista (União), presidente da Comissão de Saúde Pública; Goura (PDT), que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais; Boca Aberta Junior (PROS) e Mabel Canto (PSDB). Além do controlador-geral do Estado, Raul Clei Coccaro Siqueira, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior; Jennifer Scheffer, presidente da Associação dos Defensores e Defensoras Públicos do Estado do Paraná e Matheus Cavalcanti Munhoz, coordenador da Assessoria de Projetos Especiais e responsável pelo posto da Defensoria na Assembleia, que explicou que o fato do mutirão ser na área do direito de família tem motivo: a alta procura. (Sonora) (sobe som) O Concilia Paraná, parceria entre a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública, acontece nesta quinta (28) e na sexta-feira (29), entre 9h e 17h. Podem participar pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos. Nos dias de atendimento do mutirão é preciso que todas as pessoas envolvidas compareçam ao Plenarinho da Assembleia Legislativa com diversos documentos. A relação está em nosso site. www.assembleia.pr.leg.br ou no site da Defensoria: o www.defensoriapublica.pr.def.br O posto da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa fica na Praça Nossa Senhora de Salete/SN, Centro Cívico.
Ver mais detalhesProjeto que garante doulas nas maternidades é aprovado com melhorias no texto
O projeto de lei da deputada Mabel Canto (PSDB) que garante mais tranquilidade às mães no momento de partos dos filhos foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná em segunda discussão nesta segunda-feira (25). A proposta que também é assinada pelos deputados Gilson de Souza (PL), Goura (PDT) e pela deputada Cristina Silvestri (PSDB), dá as gestantes a possibilidade de escolher pela presença de doulas durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto. O projeto obriga que hospitais e maternidades das redes pública e privada permitam a presença das profissionais, além de acompanhantes. A proposta recebeu duas emendas que geram ainda mais segurança às mulheres. A deputada Mabel canto explicou as mudanças aprovadas. SONORA MABEL CANTO Ainda durante a sessão plenária, a bioquímica e professora da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, Carolina Panis, foi homenageada por sua pesquisa relacionando o uso de agrotóxico com o câncer de mama em mulheres que trabalham no campo. O estudo foi realizado no Sudoeste do Paraná, região que mais consome agrotóxico e berço da agricultura familiar no estado. Carolina Panis explicou a gravidade do problema que dá às agricultoras chances muito maiores de desenvolver doenças do que as que vivem nas cidades. SONORA CAROLINA PANIS O convite à professor foi do deputado Goura, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa. Segundo ele, o tema deve ser constantemente debatido. SONORA GOURA Também foi homenageado um trabalhador do transporte coletivo curitibano que teve uma atitude nobre de ajuda a uma pessoa necessitada. O motorista Alesso Lacerda de Assis, por mais de uma vez, bloqueou o transito de uma rua na capital para que uma passageira deficiente física atravessasse a via. A imagem da atitude viralizou e Alesso foi reconhecido pela Assembleia Legislativa. Ele explicou o que significa prestar o auxílio a uma pessoa que precisa. SONORA ALESSO A deputada Maria Victoria (PP) foi quem propôs a homenagem ao motorista. De acordo com ela, a atitude é inspiradora. SONORA MARIA VICTORIA
Ver mais detalhesProjeto de valorização da vida nas escolas segue à sanção do Poder Executivo
O projeto de lei do deputado Paulo Litro (PSD) para que seja redobrada a atenção à depressão entre crianças e adolescentes foi aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (19). A proposta, que é um apoio importante no combate ao suicídio e às automutilações entre jovens alunos nas escolas e colégios paranaenses, segue agora à sanção, ou ao veto, do Governo do Estado. O texto estabelece diretrizes para a valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná como o fornecimento de indicadores e informações básicas à comunidade escolar a respeito de situações que caracterizem depressão e tendências suicidas. - Ainda durante as discussões dos parlamentares, que participaram de duas sessões plenárias, sendo uma antecipada da manhã de quarta-feira (20), foi aprovado em segunda e terceira votações o projeto que proíbe as corridas de cachorros ou atividades desta natureza. A proposta é dos deputados Professor Lemos (PT); Luiz Claudio Romanelli (PSD); e Soldado Fruet (PROS). Segundo o deputado Professor Lemos, a modalidade é cruel e causa grande sofrimento aos animais, sujeitos a abusos e privação de direitos. SONORA PROFESSOR LEMOS Para o deputado Luiz Cláudio Romanelli, a lei evita que os cachorros sejam cruelmente explorados. SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI
Ver mais detalhesMulheres policiais e agentes socioeducativos recebem homenagens no Plenário da Assembleia
A homenagem às mulheres foi pelo Dia Estadual da Policial Militar Feminina, comemorado em 19 de abril, conforme a lei nº 20.543/2021, apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), juntamente com outros deputados. Entretanto, a deputada Cristina Silvestri (PSDB), procuradora da Mulher na Casa, dedicou o horário do Grande Expediente desta terça-feira às mulheres que atuam também em outras esferas das polícias, que, na opinião da parlamentar, conquistaram espaços, mas ainda lutam contra a violência institucional. (Sonora) Hoje, no Brasil, elas ocupam apenas 12% do efetivo das polícias militares. São 357.501 homens e 46.180 mulheres, entre praças e oficiais, segundo dados da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública. No Paraná, o percentual na PM é ainda menor: 11% do efetivo de 22 mil policiais são mulheres. Entre elas, a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, uma das homenageadas no Poder Legislativo. Ela integra a corporação da Polícia Militar há 33 anos, e foi primeira mulher a exercer o cargo de comandante-geral da Policia Militar do Paraná, em 2018. No Brasil, apenas duas mulheres já desempenharam esta função. Outra homenageada com a menção honrosa foi a capitã Geovana Angeli Messias, primeira colocada no curso de formação de oficiais bombeiros militares, primeira mulher a ocupar o posto de capitão, sendo a mais antiga mulher do Corpo de Bombeiros do Paraná. Para ela, a homenagem foi uma honra, mas também uma responsabilidade. (Sonora) A policial federal Juliana Buarque de Amorim Batista também esteve entre as homenageadas. Ela já exerceu a chefia de várias delegacias, e hoje é gestora do Núcleo de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal em Curitiba. A menção honrosa também foi entregue à 2º tenente do Exército, Tatiana dos Santos Pereira, que coleciona participações de destaque na instituição, como por exemplo, tendo resultados considerados excelentes em todos os testes de aptidão física. Outra homenageada, a delegada de Polícia Vanessa Alice Comandou investigações de caráter nacional e internacional, foi professora da Escola Superior de Polícia Civil, além da experiência de campo vivida ao longo de quase 30 anos de carreira. Atualmente, exerce a função de delegada-chefe da Delegacia da Mulher do Paraná. Vanessa Alce considerou a homenagem um motivo de orgulho e de incentivo para continuar trabalhando em defesa da mulher. (Sonora) (Sobe som) O deputado Soldado Adriano José (PP) também entregou menções honrosas a dois agentes de segurança socioeducativos, que representaram toda a categoria formada por 853 profissionais. Luiz Carlos Thibes, agente de apoio do Sistema Socioeducativo e o agente Marcelo José Bressan. Diversos colegas acompanharam a sessão das galerias. Para Thibes, uma honra e um reconhecimento da Assembleia legislativa a todos os profissionais do sistema. (Sonora) O deputado Soldado Adriano José, que defende que os agentes devem ser vinculados à Secretaria de Segurança Pública (SESP) e não à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), lembrou que tem lutado pelos direitos da categoria. (Sonora)
Ver mais detalhesAssembleia Legislativa homenageia a bruxinha da Casa Encantada do Bosque Alemão
A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, durante a sessão plenária desta segunda-feira (18), a educadora Elisabeth Maschke, intérprete da Bruxa Beth, personagem que há 25 anos encanta crianças e adultos na Casa Encantada do Bosque Alemão em Curitiba. Elisabeth recebeu o Voto de Congratulações, com Moção de Aplauso, proposto pelo deputado Plauto Miró (União). Ela retribuiu a honraria com uma apresentação com o grupo curitibano Curitando Encantado. Para ela, o reconhecimento do Legislativo coroa o trabalho de música e contação de histórias para as crianças, entre elas as de projetos especiais desenvolvidos para as surdas e as que estão no espectro autista. SONORA ELISABETH MASCHKE O deputado Plauto Miró parabenizou a artista e o grupo de artistas que leva alegria a um espaço público da capital paranaense. SONORA PLAUTO MIRÓ Ainda durante a sessão plenária foi homenageado o grupo Plaenge, empresa londrinense com 50 anos de atividade na área da construção civil. De acordo com a deputada Maria Victoria (PP), que propôs a homenagem, a empresa tem grande atuação no Brasil e exterior. SONORA MARIA VICTÓRIA O diretor do Grupo Plaenge, Fernando Fabian, agradeceu a demonstração de apreço do Poder Legislativo à empresa que trabalho no desenvolvimento do estado. SONORA FERNANDO FABIAN Entre os projetos de lei votados na Ordem do Dia desta segunda-feira, foi aprovado em primeira discussão o que proíbe no Paraná as corridas de cachorros ou atividades extenuantes desta natureza. A proposta é dos deputados Professor Lemos (PT); Luiz Claudio Romanelli (PSD); e Soldado Fruet (PROS). Segundo a justificativa do projeto, a modalidade é cruel e causa grande sofrimento aos animais, sujeitos a abusos e privação de direitos.
Ver mais detalhesReutilização de Areia Descartada de Fundição é aprovada em segundo turno
O projeto de lei que autoriza o uso de areia de fundição na construção civil e produtos de pavimentação foi aprovado em segunda discussão nesta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta, da deputada Maria Vitoria (PP) e do ex-deputado Hussein Bakri, é de que a Areia Descartada de Fundição (ADF), atualmente depositada em aterros, seja reutilizada. A medida, segundo a deputada Maria Victoria, evitaria a dispersão do material poluente na natureza, além de gerar economia à indústria e promover novos postos de trabalho. SONORA MARIA VICTORIA Em terceira discussão foi aprovada a proposta do deputado Paulo Litro (PSD) para combater a depressão e o suicídio entre crianças e adolescentes. O projeto de lei estabelece diretrizes para a valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná como o fornecimento de indicadores e informações básicas à comunidade escolar a respeito de situações que caracterizem depressão e tendências suicidas. O deputado Paulo Litro explicou os motivos para a apresentação do projeto. SONORA PAULO LITRO
Ver mais detalhesAssembleia cumpre responsabilidade social ao promover Abril Marrom, diz especialista
(Começa com a fala do dr. Hamilton) A afirmação é do médico oftalmologista Hamilton Moreira, que participou do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná para falar da Campanha Abril Marrom, que tem o objetivo de conscientizar população sobre importância de prevenir doenças oculares. Ele veio á Casa a convite do deputado Dr. Batista (União) autor da lei que instituiu a campanha no estado, em 2017, que agradeceu a presença do médico e as ações que acontecem neste período por causa da campanha. (Sonora) Segundo o dr. Hamilton, 40% da atividade cerebral são destinados a metabolizar as informações através da visão e que 70% de tudo o que as pessoas fazem no dia-a-dia dependem da visão. Por isso, a importância da prevenção de doenças evitáveis. (Sonora) O objetivo da campanha Abril Marrom é justamente alertar sobre a prevenção, combate e reabilitação aos diversos tipos de cegueira. Durante todo o mês, entidades médicas, hospitais, associações de pacientes e órgãos do Governo promovem atividades e eventos para levar informação à população sobre os cuidados com a visão. Abril foi escolhido por ser o mês em que é comemorado o Dia Nacional do Braille, no dia 8. A data é o nascimento de José Álvares de Azevedo (8 de abril de 1834), professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil. O marrom foi a escolhido para a campanha por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros. Dr. Hamilton Moreira explicou que investir em prevenção deixou de ser empecilho a partir do momento que o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar consultas com especialistas, exames e os mutirões de cirurgias de catarata. (Sonora) Foram 12,8 mil cirurgias com internações hospitalares entre janeiro e maio de 2020 e 23,6 mil cirurgias em 2019. Em relação às consultas oftalmológicas, entre janeiro e maio de 2020, foram 2,5 milhões — em 2019, totalizaram 3,9 milhões.
Ver mais detalhesPolítica Estadual de Valorização da Vida nas escolas do estado é aprovada em segundo turno
Quadros de depressão e ansiedade podem estar relacionados aos casos de autolesão em jovens em idade escolar. Estima-se que um a cada cinco adolescentes já tenha praticado o ato contra o próprio corpo pelo menos uma vez na vida. Para prevenir essas ocorrências, o deputado Paulo Litro (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná, votado em segundo turno na sessão desta terça-feira (12), que institui a Política Estadual de Valorização da Vida nas instituições de ensino do estado. Na justificativa, a proposta “visa a defesa incondicional da vida, mediante o fortalecimento da autoestima e a solidificação de valores que sustentem o desenvolvimento psicossocial e contribuam para a promoção da resolução de conflitos vivenciados pelos jovens da rede estadual de ensino”. O alerta também é para a toda a comunidade escolar a respeito da realidade emocional dos alunos para a necessidade da prevenção. Entre as diretrizes do programa estão, por exemplo, o fornecimento de indicadores à comunidade escolar sobre situações que caracterizem ansiedade ou depressão; prestar orientação especializada às equipes técnico-pedagógicas e professores; melhorar o vínculo afetivo entre toda a comunidade escolar; utilizar estratégias para prevenção e promover a cidadania e o resgate dos direitos humanos.
Ver mais detalhesAnteprojeto da LDO para 2023 chega na Assembleia Legislativa do Paraná
O anteprojeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023 foi recebido na manhã desta terça-feira (12) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD). A previsão inicial de receitas para o ano que vem é de R$ 58,2 bilhões, como afirmou o secretário chefe da Casa Civil do Governo, João Carlos Ortega ao entregar o texto ao Poder Legislativo. O presidente Ademar Traiano afirmou que o projeto será analisado pelo Legislativo com agilidade. SONORA ADEMAR TRAIANO O secretário João Carlos Ortega explicou que para 2023 o Poder Executivo prevê um acréscimo de R$8 bilhões em relação ao orçamento de 2022. SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA Participaram da entrega da LDO também: os deputados Marcel Micheletto (PL), líder do Governo na Assembleia Legislativa; e Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Orçamento; além da diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Márcia do Valle, que representou o secretário Rene Garcia Junior; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; e o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges.
Ver mais detalhesJornalistas paranaenses estão entre os mais agredidos do país
Já faz cinco anos que os jornalistas que atuam no Paraná ocupam as primeiras posições no ranking das agressões, que incluem ameaças, agressões físicas e verbais, ataques virtuais, impedimento ao exercício profissional, assédio moral e sexual e até atentados. A mais recente aconteceu na sexta-feira (9) quando duas equipes, uma de rádio e outra de televisão, tiveram equipamentos confiscado e quebrado. Uma situação inaceitável dentro de um regime democrático, avaliou o presidente do SindiJor/PR, Célio Martins, ao usar a Tribuna da Assembleia Legislativa no início da sessão plenária desta segunda-feira (11). O Sindicato tem um protocolo de atuação para todos os casos de violência contra jornalistas, que passa pelo apoio, orientação sobre registros de ocorrência para que seja apurada a responsabilização, e, por fim, o amparo psicológico aos profissionais. Além do presidente, a diretora de Defesa Corporativa da instituição, Aline Rios, que acompanha as situações de violência contra jornalistas há três anos, lembrou que os fatores que mais motivam as agressões estão relacionados à cobertura política e à pandemia. Segundo os dados apresentados, de 2017 a 2021, foram registrados 62 casos de violência contra os profissionais da comunicação no estado. Em 2021, segundo o ranking elaborado, o Paraná é o quarto estado em violência contra jornalistas. A presença da direção do Sindicato na Assembleia também teve o objetivo de alertar os deputados para a importância de proteger a liberdade de expressão e garantir o livre exercício da profissão. O presidente da Casa. Deputado Adenar Traiano (PSD), afirmou que repudia qualquer ato de violência contra a liberdade de expressão. O deputado Tadeu Veneri (PT) fez o convite para a apresentação do sindicato como forma de alertar a todos o constrangimento que muitos profissionais da comunicação passam. A deputada Luciana Rafagnin (PT) protocolou nesta segunda-feira um projeto de lei que Institui a Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia, a ser comemorada na primeira semana do mês de abril. O objetivo, segundo a parlamentar, é dar visibilidade e reforçar ações de combate à desinformação e ainda, garantir os direitos dos profissionais da imprensa. De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entre 2017 e 2021, no Brasil, foram 140 casos de censura, 132 de descredibilização da imprensa, seguido de agressões verbais, ataques virtuais, ameaças, intimidações, agressões físicas, cerceamento de liberdade de imprensa, até injúrias raciais e assassinatos. Os números da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apontam que no ano de 2022 foram 119 ataques, uma média de um a cada três dias. Sendo que 38% foram relativos a gênero; 32 contra mulheres; oito homofóbicos e um transfóbico. Já a Ong Repórteres Sem Fronteiras (RSF) revela que entre 2020 e 2021, o Brasil perdeu quatro posições na avaliação dos países e do ambiente de trabalho para profissionais da imprensa. "A RSF classifica o Brasil “como um país em que a liberdade de imprensa encontra-se em situação difícil”.
Ver mais detalhes