RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

21/11/2017 15:36

Comissão de Educação recebe reivindicações dos professores estaduais

((Descrição do áudio))A possibilidade de redução do salário oferecido aos professores contratados pelo estado por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e as regras para distribuição de aulas adicionais aos docentes foram debatidas nesta terça-feira (21) pelos deputados que compõem a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná. A reunião extraordinária foi convocada a pedido da APP-Sindicato.Segundo a diretoria do sindicato que representa os professores estaduais, a Secretaria de Estado da Educação estuda a possibilidade de reduzir em R$ 500 o salário dos professores temporários que complementam o quadro funcional das escolas. Atualmente, os contratos de PSS preveem um salário de R$ 1.415,00 por 20 horas semanais de trabalho. Segundo o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, a Comissão de Educação do Legislativo pode mediar a abertura das negociações com o estado.SonoraOs professores também questionam as regras adotadas desde o início do ano para a distribuição de aulas adicionais. Os representantes da categoria afirmam que muitos trabalhadores foram prejudicados com a redução das aulas e, consequentemente, do salário por solicitar licenças garantidas em lei.Todas as demandas foram detalhadas em um documento que será encaminhado para o governador, a secretária de Educação e o secretário-chefe da Casa Civil. Para o presidente da Comissão de Educação, deputado Hussein Bakri (PSD), é preciso encontrar soluções que não penalizem os trabalhadores.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
21/11/2017 14:58

Comissão de Saúde Pública debate o corte na alimentação dos servidores de hospitais estaduais

((Descrição do áudio))A decisão da Secretaria de Estado da Saúde de suspender o fornecimento de alimentação para servidores com jornada de trabalho de oito horas diárias foi discutida nesta terça-feira (21) em reunião da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná. Os deputados que integram a comissão intermediaram a negociação entre diretores da secretaria e representantes do SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná).Segundo o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, a medida que começa a vigoarar a partir do próximo mês apenas segue uma determinação do Tribunal de Contas do Estado, que constatou irregularidades no fornecimento de alimentação nos hospitais públicos.SonoraDe acordo com a lei, apenas servidores que trabalham em escala de plantão, com jornadas de 12 horas, tem direito a alimentação disponibilizada pelo estado. O que para a presidente do SindSaúde, Elaine Rodella, coloca em risco a saúde dos demais servidores.SonoraO tema voltará a ser discutido em nova reunião entre a diretoria da Secretaria de Estado da Saúde, representantes do SindSaúde e de técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Segundo o presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Dr. Batista (PMN), o grupo vai acompanhar as negociações para garantir que os trabalhadores não sejam prejudicados.  SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
21/11/2017 12:16

Diálogo inter-religioso é tema de debate na Assembleia Legislativa

(Descrição do áudio) Respeito à diversidade religiosa, fim da discriminação por causa da crença, ensino religioso nas escolas, foram alguns dos temas em debate em uma audiência pública proposta pelo deputado Péricles de Mello (PT), que aconteceu na manhã desta terça-feira (21), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O parlamentar, que preside a Comissão de Cultura da Casa e o Conselho Parlamentar da Cultura de Paz (Conpaz) quer reapresentar um projeto de lei que trata da Política Estadual de Liberdade Religiosa, inicialmente, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), mas que foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), como Péricles destaca.(Sonora) Os participantes, de diversas correntes, entre elas, comunidades israelita e islâmica, espíritas, da umbanda, evangélicos, católicos,  pregaram a tolerância e condenaram o discurso de ódio que predomina em especial, nas redes sociais e ressaltaram  a importância da Assembleia entrar nas discussões para que se elabore um projeto de lei que tornem mais rigorosas as penalidades, em caso de crime por intolerância e discriminação religiosa. Para se ter uma ideia, as ocorrências vêm se tornando corriqueiras no departamento da Polícia Civil criado justamente para combater esse tipo de crime, como lembrou uma das participantes da audiência Janice Cherpinski.(Sobe som) O pastor luterano, Jorge Shierdecker,  disse que cabe também as lideranças religiosas se unirem para que a legislação atenda a todas as correntes e o capelão da Assembleia, padre José Aparecido, lembrou, como a maioria dos debatedores, que a Constituição garante o direito à liberdade religiosa e ele acha que a audiência na Casa de Leis é fundamental para o avanço das discussões.(Sonora)Péricles  de Mello  se comprometeu a acatar algumas das sugestões apresentadas ao longo da audiência, como por exemplo, criar uma legislação para instituir uma data para o diálogo inter-religioso no estado. Os deputados Cláudio Palozzi (PSC), Ademir Bier (PMDB) e Evandro Araújo (PSC), também participaram da audiência.Da  Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
20/11/2017 19:08

Delegado do Nuciber explica na Alep a importância de saber utilizar a tecnologia

(Descrição do áudio)) O delegado do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) Demétrius  Gonzaga, foi o convidado do Grande Expediente da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (20). Ao usar a Tribuna, ele falou sobre o trabalho da delegacia, criada há 12 anos e da evolução na solução de crimes, graças a leis federais e estaduais, entre elas, o marco civil da internet e a lei, que ficou conhecida como  Carolina Dieckmann, que alterou o Código Penal Brasileiro, tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos, o que, segundo Demetrius, foi fundamental para que o número de crimes esclarecidos, ultrapassasse os 90% nesse período.(Sonora)   Os crimes chamados de “informáticos”, (neste momento,  12 mil em andamento no Nuciber),  estão relacionados, entre outros,  a  pedofilia, estelionato nas vendas pela internet, ameaças, bullyng, crimes contra a honra e notícias falsas, as fake news. Como o que aconteceu recentemente envolvemdo o nome do  deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), como lembra o parlamentar.(Sonora)  O delegado Demétrius promete dar uma responda rápida ao parlamentar. E para isso,  segue duas linhas de investigação: de ter sido um crime de calúnia contra a pessoa de Romanelli ou se envolve o fato dele ser um político.(Sonora) Demétrius Gonzaga  orienta que a população deve denunciar às autoridades em casos como este e que  é preciso checar a origem da informação antes de repassá-la, seja em redes sociais ou grupos de whatsapp, já  que há penas de detenção para quem espalhar notícias falsas, ou até mesmo fazer um perfil fake numa rede social. Elas podem  variar de  dois a cinco anos de prisão.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
20/11/2017 19:06

Municípios poderão ter consórcios para destinação correta dos resíduos sólidos

 (Descrição do áudio))O projeto que cria o Programa Estadual de Resíduos Sólidos, que veio do Governo do Estado, passou em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira (20), da Assembleia legislativa.  Pela proposta, será possível os municípios se organizarem em consórcios para dar a destinação correta aos resíduos, como explica o líder do Governo na Casa, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).(Sonora)Assim os municípios poderão atuar de forma integrada e articulada atendendo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida por lei federal. Esses  consórcios públicos deverão ter  como referência as regiões definidas no Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e terão de ser  desenvolvidos com base em ações de incentivo à educação ambiental, coleta dos resíduos, tratamento, aproveitamento energético, destinação final ambientalmente adequada e logística reversa.  Outra proposta que trata de resíduos,  do deputado Rasca Rodrigues (PV), aprovada em terceira discussão, obriga estabelecimentos comerciais a manterem dispositivos para recolhimento de embalagens dos produtos que vendem à vista dos consumidores, para promoção do descarte e destinação correta. Ela  prevê que todos os pontos comerciais do estado, exceto micro e pequenas empresas, que pratiquem vendas a varejo e cujos produtos contenham embalagens, deverão dispor de ao menos um local  para descarte, bem ao lado dos caixas.Os parlamentares também aprovaram em terceiro turno,  o projeto que isenta doadores de sangue do pagamento de taxas de inscrição nos concursos públicos  do Paraná. Mas  para ter direito à isenção, o doador deverá comprovar que fez, no mínimo, duas doações dentro do período de um ano. A proposta é do deputado Paulo Litro (PSDB) e a comprovação da condição de doador de sangue deverá  ser feita com apresentação de um documento atualizado expedido pela entidade coletora. Passou ainda em terceira discussão,  o projeto de resolução que altera o Regimento Interno da Assembleia, que incorpora à  Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso,  os temas  que tratam da defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Com isso, o grupo de trabalho deve se chamar oficialmente “Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e das Pessoas com Deficiência”. A proposta é das deputadas Claudia Pereira (PSC), que preside a Comissão, Cantora Mara Lima (PSDB), Cristina Silvestri (PPS) e Maria Victoria (PP), e dos deputados Anibelli Neto (PMDB), Marcio Pacheco (PPL) e Professor Lemos (PT). Todos integrantes da Comissão.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
20/11/2017 18:07

Expoarte e Expofoto têm 65 trabalhos em exposição na Assembleia Legislativa

((Descrição do Áudio))O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná recebe nesta semana a XII Expoarte e a IX Expofoto, organizadas pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. As exposições abertas nesta segunda-feira (20) reúnem 65 trabalhos executados em diferentes técnicas artísticas desenvolvidas por filiados ao sindicato.Segundo o presidente do Sindafep, Wanderci Polaquini, a promoção da arte e da cultura entre os filiados e seus familiares é uma forma de valorizar o talento e estimular o desenvolvimento artístico.SonoraPara a artista Geny Landolfi ter a oportunidade de expor seus trabalhos é um privilégio. A paixão pela pintura em tela foi revivida durante a aposentadoria e se transformou na nova atividade de dona Geny. Aos 80 anos e com oito telas em exposição este ano, ela destaca a importância do Legislativo abrir espaço para a arte.SonoraO artesanato entrou na vida de Luciana Marca para a confecção das lembrancinhas do casamento de uma filha e nunca mais saiu. Na Expoarte ela apresenta uma peça produzida com uma técnica francesa de mosaico que utilizada pedaços de louças para a construção de desenhos. Para Luciana, é um orgulho poder apresentar um trabalho ao público.SonoraA XII Expoarte e a IX Expofoto podem ser conferidas até a próxima sexta-feira (24) no Espaço Cultural do Legislativo.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
20/11/2017 15:25

CCJ aprova parecer para quatro projetos de lei e três emendas

((Descrição do áudio))A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta segunda-feira (20) reunião extraordinária. Foram aprovados pareceres favoráveis para quatro projetos de lei e para três emendas.Entre os projetos aprovados estava a proposta do deputado Marcio Nunes (PSD) que dispõe sobre a anotação do nome e número de inscrição do corretor de imóvel nos títulos de propriedade de imóveis por ele negociados. Segundo a justificativa do projeto, a medida traria maior segurança para os consumidores e também valorizaria os bons profissionais.Já entre as emendas analisadas estava a alteração proposta pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda ao projeto de lei do deputado Felipe Francischini (SD) que proíbe os hotéis de utilizarem placas com a informação que não se responsabilizam por objetos deixados nos cômodos. A emenda deixa claro que o projeto não trata da responsabilização e nem do ressarcimento por eventuais danos.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
20/11/2017 12:24

Movimento "Mais Brasil Menos Brasília" é lançado na Assembleia Legislativa

(Descrição do áudio))"Mais Brasil, Menos Brasília". Esse foi o tema do debate promovido pelo deputado Guto Silva (PSD), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (20), no Plenarinho da Casa. O objetivo foi discutir a relação e o modelo federativo aplicado entre  estados, municípios e o Governo Federal.  Uma maneira de pressionar a União para que ela reveja a distribuição de recursos arrecadados com os impostos. No caso do Paraná, por exemplo, Guto Silva diz que é preciso compensar o estado, que está entre os que mais contribuem com arrecadação de impostos, e que, no entanto, não recebe como deveria. (Sonora)Desde a Constituição de 1988, quando se criou o pacto federativo, também não foram regulamentados os direitos dos municípios, como lembra o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Márcio Wosniack, que é prefeito de Fazenda Rio Grande, um dos participantes do encontro.(Sonora) Ao longo dos anos, o repasse para estados e municípios vem caindo, enquanto isso, a União cria programas, fornece a estrutura, mas  são as prefeituras e os governos estaduais que precisam arcar com os custos desses programas. E eles não têm condições financeiras para isso. O deputado federal, Luiz Carlos Hauly (PSDB) falou sobre a importância de se mudar o modelo tributário,  lembrando que, com essa transferência de atribuições  do Governo Federal nos últimos anos,  para estados e municípios, a própria União acabou perdendo, já que o país passou a crescer menos. Hauly diz que as reformas, que já começaram a ser feitas, são urgentes, em especial, para solucionar esse impasse, a tributária e também a pressão dos estados e municípios.(Sonora)Representantes de entidades como Fiep, ACP, Sebrae e Secretaria Estadual da Fazenda participaram do debate, ao lado dos deputados estaduais  Hussein Backri (PSD) e Delegado Recalcati (PSD), que elogiaram a iniciativa do colega de bancada.(Sonoras)A ideia. De acordo com Guto Silva é estender a discussão para outros estados. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
17/11/2017 14:11

Fase final do “Geração Atitude” tem 26 projetos selecionados

((Descrição do áudio))Nos últimos meses, centenas de estudantes paranaenses aprenderam sobre política, voto consciente e democracia. Puderam conhecer um pouco mais de cada um dos três Poderes Constituídos, assumir a responsabilidade de propor projetos e, quem sabe, ver suas ideias se transformarem em lei no Paraná. O “Geração Atitude” tem proporcionado aos alunos da rede estadual de educação a oportunidade de assumirem o papel de protagonistas em um novo processo de exercício da cidadania.Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o programa é um incentivo para que os jovens participem de forma ativa da vida política.SonoraEste ano, a etapa final do “Geração Atitude” recebeu 228 projetos de lei propostos pelos estudantes. Desse total, 26 trabalhos foram selecionados e seus autores participam na próxima semana da “Caravana da Cidadania”, em Curitiba. Serão três dias dedicados a aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos durante o programa. Os alunos acompanhados de seus professores passarão pelas sedes das principais instituições públicas do estado, acompanharão uma sessão da Assembleia Legislativa do Paraná e terão a oportunidade de visitar pontos turísticos da capital, como o Museu Oscar Niemeyer.Entre os projetos selecionados, alguns dedicados a temas diretamente relacionados à realidade dos jovens no ambiente escolar, como prevenção ao bullying, combate ao abandono escolar e a criminalidade e realização de simulados preparatórios para o Enem. Também há projetos sobre meio ambiente, cultura, saúde, agricultura, educação e orientação profissional. A melhor proposta será anunciada no dia 22, a partir das 18h, na Assembleia Legislativa. Segundo o promotor de Justiça, Eduardo Cambi, o jovem bem preparado e consciente de seu papel na sociedade assume a função de agente transformador não apenas na escola, mas também na comunidade onde vive.SonoraO “Geração Atitude” é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, Ministério Público do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná e Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. O projeto de formação cidadã é desenvolvido em 160 escolas da rede pública por meio de conteúdos trabalhados em sala de aula, rodas de bate papo com políticos, juízes e promotores e a elaboração de projetos de lei. Na 1ª edição do programa, em 2015, a ideia da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza foi transformada em lei, tornado o “Geração Atitude” parte da política pública do estado.   Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
17/11/2017 10:00

Zezinho, de Lindoeste, está no "Prefeito na Rádio Alep" desta semana

Ouça a entrevista completa com prefeito Zezinho (PR), o convidado desta semana do programa. 

Ver mais detalhes
14/11/2017 19:20

Trabalhadores do setor petroquímico realizam ato em defesa da Petrobras

((Descrição do áudio))Trabalhadores do setor petroquímico se uniram nesta terça-feira (14) em um ato em defesa dos investimentos da Petrobras no Paraná. O evento realizado na Assembleia Legislativa do Paraná teve como objetivo conscientizar a população e os parlamentares sobre a importância da estatal para o desenvolvimento econômico e social do estado e alertar sobre a possibilidade de venda da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados em Araucária e a desativação da Usina de Xisto de São Mateus do Sul.Segundo o deputado Tadeu Veneri (PT), há uma grande preocupação com as consequências econômicas e sociais que a venda ou fechamento das unidades pode causar.SonoraA Usina de Xisto de São Mateus do Sul tem capacidade instalada para o processamento de mais de cinco mil toneladas de xisto pirobetuminoso por dia, que geram produtos como óleo e gás combustível, nafta, gás liquefeito e enxofre.Já a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Araucária começou a funcionar em 1982, foi privatizada e voltou a integrar o Sistema Petrobras em junho de 2013, quando recebeu investimentos de R$ 240 milhões. A unidade tem capacidade de produção anual de 700 mil toneladas de ureia e 475 mil toneladas de amônia. Junto com a planta do Mato Grosso do Sul, que está com as obras paralisadas por ordem judicial, as usinas poderiam produzir 80% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados. A unidade de Araucária também é responsável por 62% da produção do Agente Redutor Líquido Automotivo, produto essencial para reduzir a poluição ambiental emitida por veículos pesados.O presidente do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, Mario Alberto Dal Zot, afirmou que cinco mil empregos direitos estão ameaçados e que os paranaenses precisam despertar para evitar o desperdício das riquezas do estado.SonoraPara Veneri, é necessária a ação política para garantir a manutenção do patrimônio da Petrobras.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
14/11/2017 11:19

Doadores de sangue poderão ser isentos de taxa de inscrição em concursos públicos

((Descrição do áudio)) Na sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (14),  os parlamentares analisaram uma pauta com 15 projetos de lei. Em redação final, passou projeto da deputada Cristina Silvestri (PPS),  que prevê medidas corretas para a reciclagem de óleos  de origem vegetal e animal de uso culinário e seus resíduos no estado. As ações têm o objetivo de reduzir os impactos ambientais que o despejo inadequado pode causar ao meio ambiente.   Também em redação final, Foi aprovado o Plano Plurianual para o quadriênio 2016/2019 e o projeto que muda o plano de carreira dos servidores da  Emater, onde o Estado atende a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), que tramita no Órgão Especial do Tribunal de Justiça. A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual,  que alega que faltava na legislação a descrição de algumas atribuições de servidores, entre outros motivos.  Em segunda votação, os parlamentares aprovaram o projeto do deputado Rasca Rodrigues (PV), que trata do descarte adequado de embalagens recicláveis e ainda o do deputado Paulo Litro (PSDB) que  isenta os doadores de sangue de pagar a taxa de inscrição em concursos públicos no Paraná. Segundo Litro,  a proposta recebeu uma emenda que altera o número de doações feitas durante o ano.(Sonora)Da assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
13/11/2017 16:52

FESP recebe homenagem da Assembleia Legislativa

(Descrição do áudio))O Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná, teve homenagem à Fundação de Estudos sociais do Paraná (FESP), que completa 80 anos neste dia 15 de novembro. A iniciativa da homenagem foi do deputado Evandro Júnior (PSDB), que fez questão de celebrar a data no Plenário da Alep, em função do trabalho desenvolvido pela instituição.(Sonora)A FESP é a segunda universidade mais antiga do Paraná. Fica atrás apenas da UFPR, que já é centenária. Ela surgiu no fim  da década de 1930, quando um grupo de professores da Escola Técnica de Comércio De Plácido e Silva transformou um sonho em realidade: a criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná. De lá pra cá novos cursos foram surgindo, com destaque para ao Gestão e o Direito, além da formação desde a área infantil, em Ponta Grossa, até o curso pré-vestibular.   Para o presidente da FESP, Carlos Eduardo Athayde Guimarães, que falou em nome da instituição na Tribuna, são grandes os desafios para modernizar a educação  e acompanhar a evolução tecnológica e o primeiro deles será preparar a Fundação para os próximos anos, com investimento em educação à distância.  (Sonora)Guimarães diz que ficou sensibilizado com a homenagem da Assembleia, instituição com a qual a Fundação tem parceria com descontos para os servidores  em cursos tanto na área da  graduação  como a de pós-graduação.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
13/11/2017 16:51

Projetos do Governo e do Tribunal de Justiça passam na Comissão de Finanças

(Descrição do áudio)) Os deputados que integram a Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Paraná se reuniram no começo da tarde desta segunda-feira (13), na Sala Arnaldo Busatto para  analisar dois projetos de lei: um do Governo do Estado e outro do Tribunal de Justiça. O do Poder Executivo institui a Política da Pessoa Idosa e o do TJ cria uma taxa para realização de audiências de mediação,  conciliação e homologação de acordos judiciais e extra- judiciais. As duas propostas foram aprovadas como relata o presidente da Comissão, deputado Gilson de Souza (PSC).(Sonora)ClaudiaAlém do presidente da Comissão e dos relatores,  Paulo Litro (PSDB) e Ademir Bier (PMDB), também  participou  da reunião o deputado  Elio Rush (DEM). Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
13/11/2017 16:31

Exercício da profissão de optometrista no Paraná é tema de debate

 ((Descrição do áudio))O exercício profissional da optometria no Paraná foi discutido durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa do Paraná. O debate foi proposto pelo deputado Missionário Ricardo Arruda (PEN) que apresentou um projeto de lei para regulamentar o funcionamento de clínicas e consultórios de optometria no estado.O optometrista é um profissional da área da saúde responsável pela avaliação primária da saúde ocular e por investigar anomalias visuais. O profissional está capacitado para identificar, corrigir e prescrever soluções óticas, como óculos e lentes de contato, para compensar alterações visuais, como miopia e astigmatismo. Já os casos de doenças oculares ou que causem danos aos olhos devem ser encaminhados para o médico oftalmologista.Segundo o deputado Missionário Ricardo Arruda, a proposta em debate no Legislativo vai proporcionar o reconhecimento a uma profissão comum em outros países, mas pouco conhecida no Brasil.SonoraA estimativa do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria é de que nove mil profissionais estão capacitados para exercer a profissão em todo o país. Para o presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Paraná, Gustavo Tramontin, a popularização do serviço de optometria poderá resultar em um atendimento mais ágil a população.SonoraO médico oftalmologista, Pedro Silveira Gonçalves Filho, ressaltou que a atividade de optometrista e de oftalmologista são complementares no atendimento integral da saúde dos pacientes.SonoraO projeto de lei que prevê a regulamentação do funcionamento das clínicas e consultórios de optometria no Paraná foi encaminhado para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
10/11/2017 18:02

Estudantes compartilham experiências no Parlamento Universitário

((Descrição do áudio))Os cabelos brancos e os 61 anos de idade fazem de Miguel Moysa o deputado universitário mais experiente desta edição do Parlamento Universitário. No entanto, se engana quem imagina que o acadêmico de Direito tinha pouco a aprender e muito a ensinar. Pelo contrário, a convivência com os jovens tem sido um aprendizado diário para seu Miguel, que revela ter ficado quase sem argumentos em um dos debates em Plenário.SonoraA volta aos bancos escolares não foi por acaso. Seu Miguel sempre acalentou o desejo de cursar uma faculdade. O sonho sempre foi ficando para depois diante dos desafios impostos pela vida e só se tornou realidade aos 60 anos de idade. A teoria da academia somada a prática exercida durante o Parlamento Universitário tem feito seu Miguel rever conceitos.SonoraUma nova perspectiva também habita os sonhos e anseios de Humberto Pacheco, também acadêmico de Direito.SonoraA tripla jornada como estudante, representante sindical e motorista do transporte coletivo de Curitiba não impediu Humberto de encarar o desafio de simular a atividade parlamentar. Para ele, o que vale mesmo é aproveitar todas as oportunidades de adquirir conhecimento.SonoraPara Carlos Sviontek, estudante de Administração, a política não é novidade. O interesse de seguir carreira pública começou com a participação no movimento estudantil e já resultou em uma candidatura nas últimas eleições municipais, aos 25 anos de idade. Para Carlos é dever de todos participar da vida política das mais diferentes formas.SonoraA experiência com o Parlamento Universitário enriqueceu ainda mais o currículo do, quem sabe, futuro candidato.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães

Ver mais detalhes
10/11/2017 17:54

Aplausos, emoção e discursos marcam encerramento do Parlamento Universitário

(descrição do áudio))(Sobe som de barulho e aplausos))Os aplausos são para festejar um projeto que, mais uma vez, foi um sucesso: o Parlamento Universitário. Quem comandou o último “projeto” da “Ordem do Dia” desta sexta-feira (10), foi o diretor legislativo da Assembleia, e um dos idealizadores do projeto, Dylliardi Alessi.(Sobe som)(Sonora)Na segunda edição, foram  dez dias de articulações,  debates, e aprendizado. E como aprenderam  os alunos de diversos cursos de  oito universidades  selecionados para viver na pele o dia a dia de um deputado estadual. Que o diga Maiane Bittencourt, aluna de Ciência Política, da Uninter.(Sonora) Se transformar em parlamentares significou mais do que vestir terno e gravata e trajes socais.  Representou defender propostas, participar das Comissões, pesquisar na hora de emitir um parecer.   E claro, divergir. Embates que dividiram os grupos, principalmente quando o projeto tratava, por exemplo, da desestatização das empresas públicas e, que, no fim, acabou derrubado, deixando o autor, Carlos Sviontek, da UFPR. um dos atuantes deputados/universitários, revoltado, o que é muito comum no “Parlamento real”.(Sonora)Constitucional,  inconstitucional, ademais, excelência,  favoráveis, contrários,  o fato foi que, mais que repetir alguns desses termos,  eles tiveram nesse período  uma lição de democracia, de cidadania. Um tempo de muita troca de experiências que foi além do que muita gente esperava e que vai deixar saudades, não é Débora Castro?(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
10/11/2017 16:37

Parlamento Universitário ganha III Prêmio Cultural Abel

((Descrição do áudio)) O Parlamento Universitário 2017 encerrou em grande estilo nesta sexta-feira (10) com o anúncio da premiação do projeto pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). A notícia foi dada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante o início do último período de atividades dos deputados universitários em Plenário. O Parlamento Universitário foi o primeiro colocado no III Prêmio Cultural Abel, na categoria Comunidade, sendo considerado o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo. Traiano destacou o orgulho de ter apostado em uma iniciativa de estímulo a cidadania dos jovens e reconheceu o trabalho dos servidores do Legislativo para que o projeto aconteça. Sonora  O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que participou do último bate papo com os universitários, destacou a importância de projetos que aproximem o jovem da vida política e afirmou que vai sugerir ao Legislativo goiano que copie a ideia. Sonora O presidente da Abel, Florian Madruga, parabenizou o presidente do Legislativo paranaense pela conquista e ressaltou a importância de projetos como o Parlamento Universitário para o futuro das Escolas Legislativas. Sonora O Parlamento Universitário foi implantado em 2016 com a participação de acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. Na segunda edição do projeto, encerrada nesta sexta-feira (10), foram 1.303 inscritos de oito instituições de ensino superior de Curitiba.São selecionados 54 deputados universitários e 24 suplentes que simulam toda a atividade parlamentar, desde a elaboração de um projeto de lei, articulações políticas, debates e sessões plenárias. Este ano, alunos de Jornalismo também participaram do projeto fazendo a cobertura do evento. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
10/11/2017 16:16

Governador de Goiás, Marconi Perillo, visita Alep e ainda participa do Parlamento Universitário

(Descrição do áudio))O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), veio até a Assembleia fazer uma visita ao presidente Ademar Traiano (PSDB) e acabou sendo convidado e ainda foi  sabatinado pelos estudantes que participam do projeto Parlamento Universitário na casa. , há dez dias.(Sobe som)Ele permaneceu no Plenário por cerca de uma hora na tarde desta sexta-feira (10), e acompanhou um pouco da última  sessão desta edição do projeto, onde alunos de oito universidades ocuparam o lugar dos deputados para simularem situações reais do dia a dia do parlamento paranaense.  Se empolgou com o projeto e com o desempenho dos deputados/universitários.(Sonora)O  presidente Ademar Traiano (PSDB) fez questão de apresentar o projeto ao companheiro de partido, que também já passou pela Assembleia Goiana.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
09/11/2017 18:31

Deputados universitários aprovam 25 projetos de lei em primeira discussão

((Descrição do áudio))O primeiro dia de sessão plenária do Parlamento Universitário 2017 foi de muitos debates, confrontos de ideias e articulações. Entraram em discussão e votação 26 projetos de lei, mas uma das propostas que tratava do Programa Paranaense de Desestatização gerou muita polêmica e acabou rejeitada pela maioria.Para o deputado universitário, Gabriel Marcondes, o projeto era inconstitucional porque não poderia ter sido proposto por um parlamentar e previa a criação de cargos. Mesmo assim, Marcondes reconheceu a importância de debater o tema.SonoraO autor do projeto, deputado universitário Carlos Sviontek, revelou que havia um acordo de líderes para que o projeto pudesse ser debatido em plenário devido à importância do assunto. Sviontek lamentou a estratégia dos colegas que impediu o aprofundamento no tema.SonoraDurante a sessão, vários acadêmicos utilizaram a palavra para defender suas propostas. Em apenas cinco projetos não houve consenso na votação e somente um acabou rejeitado com 36 votos contrários. Já a governadora universitária conseguiu voto favorável nos três projetos que encaminhou para o Parlamento Universitário. Para o diretor de Assistência ao Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, Juarez Villela Filho, o trabalho realizado pelos acadêmicos superou as expectativas.SonoraO presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), e o líder do Governo no Legislativo, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participaram de um bate papo com os universitários e responderam questionamentos. Para Traiano, a participação dos universitários enriquece o Legislativo.SonoraRomanelli destacou a iniciativa da Escola do Legislativo e afirmou ter sido surpreendido pelo preparo dos estudantes.SonoraTambém estiveram no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná o deputado Stephanes Junior (PSB) e o deputado licenciado e secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
Mostrando 1661 a 1680 de 6226 podcasts