RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Bancada Feminina dominou o Parlamento Universitário
(Descrição do áudio))Enquanto no Parlamento “real” ou nas cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná, são apenas quatro as mulheres/deputadas, no Parlamento Universitário, programa da Escola do legislativo, onde estudantes de oito universidades vivem o dia a dia dos deputados estaduais, elas são... 24, quase o mesmo número de parlamentares homens: 30.(Sobe som Dylli)Sim, elas não estão aqui para participar como meras coadjuvantes do projeto. Têm voz. Dentro do plenário para pedir ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que analise as propostas trazidas para a discussão.(Sobe som)Liderando bancadas, como Débora Castro, do 4º período de Serviço Social da Unibrasil.(Sonora)Dominando a Mesa Executiva, as comissões temáticas, dominando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante das Comissões, por onde passam todos os projetos de lei. Como já disse um dos idealizadores do Projeto, Dylliardi Alessi. Renata Rosas foi eleita presidente universitária e Camila Jezzini, a vice. Dominando o Governo do Estado do Parlamento Universitário, já que, para a simulação ficar completa, no primeiro dia aconteceu uma eleição, que levou para o mais alto posto dentro do projeto, uma governadora: Ana Góes, do 8º período de Direito da Unicuritiba. Indicada inclusive pelos companheiros/homens de chapa. Para ela, uma maneira feminina de governar para todos.(Sonora)E elas não são apenas números. Mostraram, ao longo de dez dias, que são atuantes de verdade. No discurso. Na ousadia de apresentar uma série de projetos, mesmo que tenham sido rejeitados. Caso de Keiko Sato, da PUC, que promete brigar para um dia tornar a proposta de criar as creches para idosos uma realidade no Paraná. (Sonora)No lugar do Plenário onde está diariamente o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), líder do Governo Beto Richa (PSDB), sentou, durante o Parlamento Universitário, Isabela Casagrande, 6º período de Direito da PUC. Rosto feminino delicado, a estudante defendeu como pôde as mensagens enviadas pela governadora, usando a Tribuna para encaminhar favoravelmente. Fez a parte dela e gostou do resultado.(Sonora)Como elas saem desse processo? Melhores do que entraram, ressalta Ana Góes, ao fazer um “balanço” do mandato.(Sonora)Se a representatividade feminina deve aumentar nas próximas legislaturas só o tempo dirá. Mas Isabela Casagrande arrisca um palpite.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesCOPE recebe homenagem da Assembleia Legislativa
(Descrição do áudio))A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu uma sessão solene no fim da tarde desta quarta-feira (8), no Plenário, para homenagear o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), braço da Polícia Civil do Paraná. A iniciativa da homenagem foi do deputado Missionário Ricardo Arruda (PEN), que foi aprovada em Plenário por unanimidade pelos parlamentares. Depois de homenagear o grupo Tigre, Arruda segue o roteiro de valorização de toda a polícia paranaense.(Sonora)O grupo especial de elite, que lida em funções arriscadas de combate ao crime em seu dia a dia, organiza, orienta, coordena, supervisiona e controla de forma operacional as suas unidades fixas e rádio móveis e as atividades desenvolvidas em Curitiba e no interior do estado. Exerce vigilância ininterrupta e seletiva de locais e suspeitos que possuam antecedentes criminais, visando preservar a ordem e a tranquilidade pública; e realizar operações de natureza especial relacionadas com a segurança interna.De acordo com o delegado-chefe do Cope, Rodrigo Brown, a homenagem motiva ainda mais os policiais do Centro de Operações Especiais a fazerem o trabalho.(Sonora) A rotina dos policiais do COPE é arriscada, já que eles lidam com bandidos perigosos e armados. Por isso, o secretário de Segurança Pública, Wagner mesquita, fez questão de participar da homenagem na casa de leis.(Sonora)O COPE é dirigido por cinco delegados de polícia, sendo um delegado titular, um delegado adjunto, além de três delegados encarregados de chefiar cada uma das suas subdivisões, que se dedicam diariamente a combater o crime e a garantir a segurança da população.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAcadêmica de Jornalismo do Parlamento Universitário destaca em reportagem o trabalho das comissões
((Descrição do áudio))Os estudantes que participam do Parlamento Universitário 2017 concentraram esforços para analisar nas comissões todos os projetos de lei apresentados. Só nesta quarta-feira (08) foram realizadas reuniões de nove comissões temáticas e mais um encontro da Comissão de Constituição e Justiça.Tudo foi acompanhado e registrado pelos estudantes de Jornalismo que fazem a cobertura jornalística do projeto. Confira a reportagem produzida pela acadêmica da Universidade Positivo Ana Santos, que destaca alguns dos temas que serão debatidos em plenário.
Ver mais detalhesAssembleia Legislativa homenageia Grupo Eureka pelos 14 anos de atividade
((Descrição do áudio))O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), propôs a aprovação de uma menção honrosa ao Grupo Eureka, que nesta quarta-feira (08) comemora 14 anos de atividades. A homenagem foi apoiada por todos os deputados e representa um reconhecimento à dedicação do grupo a um processo educacional de qualidade.O Eureka é fruto dos questionamentos de professores da rede pública sobre como oferecer aos alunos a preparação necessária para acessar o ensino superior. Atualmente, 26 professores voluntários dedicam tempo e conhecimento para aulas preparatórias gratuitas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para provas de vestibular.Para o professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka, os últimos 14 anos foram de muitos desafios, mas também de muitas conquistas para professores e alunos.SonoraEm pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira, Traiano destacou a parceria da Assembleia Legislativa com o Grupo Eureka e expressou o desejo de que o trabalho continue colaborando com a formação dos jovens.SonoraO que começou com uma aula de 30 minutos às vésperas do vestibular da Universidade Federal do Paraná em 2003 se transformou no único curso preparatório público do País com a produção de mais de 500 vídeoaulas em parceria com a TV Assembleia, a realização de um concurso de redação e de aulões no plenário do Legislativo. Momento histórico para o professor Marlus.SonoraPara o professor, a homenagem do Legislativo é mais um estímulo para continuar apoiando os estudantes no caminho para o ensino superior.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesSetor produtivo e governo reabrem negociações sobre mudanças no Simples Nacional
((Descrição do áudio))Representantes do setor produtivo e do Governo do Estado reabriram as negociações sobre as modificações no sistema de tributação das microempresas e empresas de pequeno porte que devem entrar em vigor no próximo ano. O acordo começou a ser construído durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (08) pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná.De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a proposta encaminhada para votação na Assembleia Legislativa é uma adequação da legislação paranaense ao que estabelece a lei federal que modificou as regras para o Simples Nacional. Entre as principais alterações está a redução do número de faixas de faturamento e alíquotas de 20 para seis e a adoção de um modelo progressivo para o cálculo do imposto para estimular o crescimento das empresas. O texto original do projeto de lei já recebeu uma modificação para não deixar dúvidas sobre a manutenção da isenção as empresas com faturamento de até R$ 360 mil.Costa negou qualquer intenção do governo de aumentar a arrecadação e ressaltou que o diálogo vai possibilitar a construção de uma proposta que atenda as necessidades legais sem pesar no bolso dos pequenos empresários.SonoraJá os cálculos apresentados pelo consultor tributário do Sescap-PR, Nicolas Duarte Rosa, que representa as empresas de serviços contábeis do estado, indicam que haverá aumento de arrecadação e impactos nas faixas intermediárias da tabela. O grupo defende a adoção de uma fórmula para definição da alíquota do ICMS, prezando pela neutralidade.SonoraO líder do Governo no Legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), afirmou que há uma divergência de interpretação do que está proposto e destacou a importância das microempresas e empresas de pequeno porte para a economia paranaense.SonoraSegundo o deputado Marcio Pauliki (PDT), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda do Legislativo, o consenso construído com base no debate técnico é a melhor forma de encaminhar uma solução para o problema, que precisa ser aprovado pelos deputados ainda este ano.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesDeputados/universitários debatem projetos em comissões temáticas
A quarta-feira (8) foi dedicada às comissões temáticas, no projeto do Parlamento Universitário. As reuniões aconteceram no Salão Nobre da Assembleia e os estudantes das oito universidades que participam desta edição analisaram as propostas vindas da CCJ, em grupos que atuaram na Comissão de Finanças e Orçamento, na de Obras Públicas, Transporte Comunicação, Segurança, Saúde Pública, Indústria, Comércio do Direito do Consumidor, Cultura, Esporte e Turismo, Direitos Humanos e Cidadania e na de Agricultura e Meio Ambiente. As comissões precisaram ser agrupadas, devido ao grande número de projetos para analisar: 26 em apenas um dia. O diretor do Departamento de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, elogiou o desempenho dos estudantes ao emitirem os pareceres.(Sobe som))))Os deputados/universitários da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente votaram cinco projetos. Quatro passaram na Comissão e um acabou rejeitado. Entre os destaques a proposta que prevê “O direito à informação, assegurado pelo Direito de Defesa do Consumidor, quanto aos alimentos e ingredientes destinados ao consumo humano que contenham, ou sejam produzidos a partir de carne suína”. A presidente/universitária da comissão, Carolina Guilgen, do primeiro ano de Direito na FAE, diz que a experiência de “estar deputada” por alguns dias está mudando a visão que tinha até agora dos parlamentares.(Sonora) Outra presidente de Comissão, Roberta Alves, da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia do segundo ano de Direito na Unicuritiba, ficou impressionada com o comprometimento do grupo de colegas/deputados.(Sonora)Nesta quinta-feira (9), os deputados/universitários voltam a se reunir para analisar projetos com pedido de vista na CCJ e em seguida, participam da sessão plenária/simulada para a votação das propostas que trouxeram para o projeto. No Parlamento Universitários, 54 estudantes de oito universidades ocupam o lugar dos deputados estaduais por dez dias e vivenciam todo o processo, desde que um projeto chega à Casa de Leis para ser analisado, até a votação final. O projeto termina na sexta-feira (10), com o encerramento das votações.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesFerramenta para melhorar a gestão pública é apresentada na Assembleia
(Descrição do áudio)) Prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores que atuam na gestão pública participaram, na manhã desta quarta-feira (8), de um workshop para que pudessem conhecer uma nova ferramenta e assim, podendo utilizar, da melhor forma, as receitas municipais. É a Otimiza. Desenvolvida pela Fundação Bravo, que tem a missão de aprimorar e apoiar projetos de gestão pública no Brasil. A ideia de apresentar o recurso que pode ser acessado na internet de qualquer lugar do mundo, foi do deputado Guto Silva (PSD). O Otimiza é uma ferramenta fornecida pelo portal www.meumunicipio.org.br. Ele é voltado exclusivamente para gestores públicos municipais. E contém dados abertos de mais de 5 mil municípios brasileiros e que proporciona aos gestoras, de forma simples e acessível, todas as informações para que consigam fazer diagnósticos e comparações sobre a situação fiscal de cada local. Segundo a gerente de projetos da Fundação, Ana Dal Fabbro, a ferramenta é gratuita e tem o objetivo de melhorar a arrecadação do município, já que o próprio portal identifica onde a gestão de determinada cidade está perdendo receita.(Sonora)Os gestores puderam trocar experiências durante o workshop. O objetivo da discussão foi mostrar aos participantes, nesse momento de crise financeira, como investir nas receitas próprias sem aumentar gastos, destaca Ana.(Sonora)Foram dois anos de pesquisas para se chegar a ferramenta, que explorou a fundo o campo das receitas tributárias. A equipe descobriu, fazendo este trabalho, que os municípios precisavam desburocratizar o serviço para conseguir os resultados e que muitas estão tentando. O analista de projetos da Fundação, Henrique Krigner diz que muitos municípios já estão utilizando o sistema com sucesso.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPortal Semearte é lançado na Assembleia Legislativa
(Descrição do áudio))O lançamento oficial do Portal Cultural SemeARTE, aconteceu no começo da noite desta terça-feira (7), no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa. A iniciativa de apoiar e divulgar o Portal na Casa foi do deputado Ney Leprevost (PSD). Uma forma, segundo ele, de reconhecer o trabalho dos artistas paranaenses.(Sonora) A página www.semeartecultura.com.br nasce com o objetivo de divulgar todos os segmentos artísticos do estado, como literatura, teatro, cinema, artes plásticas, poesia, que, de acordo com a idealizadora da página, a produtora cultural, Arriete Rangel, vai servir para que a comunidade conheça os autores da sua terra, o que nem sempre acontece. Ela explica que o portal tem um significado especial para a arte do Paraná e seus autores.(Sonora)Arriete, que também é escritora, conta que há muito tempo queria criar um espaço tanto para os artistas se expressarem quanto para a população conhecer o que está sendo produzido no estado e gostou da ideia de lançar o projeto na Casa do Povo.(Sonora) Uma mostra de fotografias também foi aberta durante o evento, com um vasto material, onde a idealizadora do Portal aparece ao lado de alguns dos nomes do Paraná que se destacam no meio cultural nacional e internacionalmente.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAprovados projetos do CONCIDADES e o de mudanças em Plano de Carreira de servidores
(Descrição do áudio))Os projetos do Governo que tratam do Conselho Estadual das Cidades e da Conferência Estadual das Cidades e o que trata do Plano de Carreira dos Servidores da Emater passaram em segundo turno de votação na sessão plenária desta terça-feira (7). No caso da proposta do CONCIDADES, o objetivo do Governo é estabelecer diretrizes e propostas para o setor, definidas após a realização de seminários e debates que reuniram representantes de órgãos públicos e de segmentos sociais e comunitários ligados às questões municipais e alega que a proposta representa um avanço em termos de participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano. Já no projeto das mudanças na Emater, o Executivo atende a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramita no Órgão Especial do Tribunal de Justiça. A ação é do Ministério Público estadual, que alega que faltava na lei a descrição das atribuições de Agente de Assistência e Extensão e não poderia ter previsto a promoção interclasses. Também estava entre as propostas aprovadas pelos parlamentares, a da deputada Cristina Silvestri (PPS), que prevê a reciclagem de óleos de origem vegetal e animal de uso culinário e seus resíduos, em todo o Paraná. Essas ações têm o objetivo de reduzir os impactos ambientais que o despejo inadequado pode causar. Pela proposta, os empreendimentos que trabalham com refeições, e também os que comercializam óleos vegetais, devem fazer o descarte adequado dos óleos de cozinha usados e seus resíduos de acordo com as políticas elaboradas pelo órgão ambiental competente. Nesse caso, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os recipientes com o óleo de cozinha usado deverão ser armazenados e encaminhados pelos estabelecimentos para instituições como fabricantes deste tipo de produto, empresas especializadas em reciclagem do material, organizações não governamentais, associações de catadores e cooperativas locais, com atividades nesse segmento. A proposta passou em segundo turno. Os parlamentares aprovaram ainda, em segundo turno, o projeto de lei do deputado Felipe Francischini (SD), que obriga pet shops, clínicas veterinárias e hospitais veterinários a informarem à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente quando constatarem indícios de maus tratos aos animais atendidos por eles. Pela proposta, essa informação deverá ser por meio de ofício ou digital. E neste documento deve constar nome, endereço e contato do acompanhante do animal presente no momento do atendimento; e um relatório completo do atendimento prestado, com descrição da espécie, da raça e as características físicas do animal, além da descrição de sua situação de saúde e quais os procedimentos adotados. Outra proposta que foi aprovada em segunda discussão durante a sessão é dos deputados Pedro Lupion (DEM) e Missionário Ricardo Arruda (PEN), que denomina de “Prefeito Jorge Amin Maia” o viaduto localizado na BR-376, no entroncamento com o Contorno Sul de Apucarana.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesComissão de Educação debate efeitos do uso excessivo da tecnologia para a saúde
((Descrição do áudio))Os efeitos da tecnologia no desenvolvimento de crianças e adolescentes e as consequências nas relações sociais foram o foco do debate durante a 3º Audiência Pública sobre Tecnologia e Dignidade Humana – Saúde Física e Mental. O evento foi promovido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná, que busca o apoio de profissionais especializados para a definição de ações efetivas de conscientização para o uso da tecnologia de maneira adequada e saudável.No mundo conectado em que vivemos é praticamente impossível imaginar o dia a dia sem recursos como celulares, internet e computadores. Pesquisa apresentada pela psicóloga Vera Carvalho revelou que jovens entre 18 e 34 anos de idade passam de três a quatro horas por dia conectados. Entre as crianças de seis a nove anos de idade, 62% delas estão ligadas no mundo digital, 15% usam mensagens instantâneas e 54% estão ativas na principal rede social. Já entre três e cinco anos de idade, 76% das crianças participam de jogos online, 42% sabem usar um smartphone, mas somente 15% delas sabem nadar.Os especialistas compartilharam a opinião de que a tecnologia é fundamental e resultou em muitos benefícios para a sociedade, como o fácil acesso a informação e a conexão constante entre as pessoas. No entanto, a falta de equilíbrio na utilização de todos os recursos disponíveis é que tem comprometido de maneira física e mental a saúde de jovens e adultos.Para o médico ginecologista e obstetra, José Jacyr Leal Junior, os efeitos negativos começam muito antes do que se pode imaginar. Já durante a amamentação o uso excessivo de celulares e tablets tem comprometido um dos vínculos mais importantes para o desenvolvimento neurológico dos bebês.SonoraSegundo presidente da comissão, deputado Hussein Bakri (PSD), o assunto precisa também chegar às escolas paranaenses para que a tecnologia seja uma aliada do processo educacional e não uma concorrente dos métodos de ensino utilizados em sala de aula. SonoraO 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Guto Silva (PSD), ressaltou que é preciso orientar pais, adolescentes e crianças sobre a forma correta de utilizar a tecnologia.SonoraEntre as sugestões apresentadas está a elaboração de um material educativo sobre o tema para ser distribuído em todo o estado e a capacitação de profissionais da educação para orientarem alunos e pais. Um grupo de trabalho coordenado pela deputada Maria Victoria (PP), vice-presidente da Comissão de Educação, foi criado para encaminhar as propostas feitas durante a audiência pública.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesCCJ universitária tem reunião com projetos polêmicos aprovados
(Descrição do áudio))A segunda reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento Universitário aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no auditório legislativo com análise dos 16 dos 47 projetos apresentados pelos deputados/universitários. É a reta final para que as propostas tenham os pareceres aprovados antes de passarem por outras comissões temáticas e de seguirem para a votação em Plenário. Teve discussão, teve defesa de projetos e teve polêmica também, com deputado/universitário fazendo críticas duras a projetos de utilidade pública e, por exemplo, o que denomina um município do Paraná como “Capital” de alguma festa ou produto. Segundo o diretor legislativo da Assembleia e um dos idealizadores do projeto Parlamento Universitário, Dylliardi Alessi, foi só o começo, porque vem mais polêmica por aí.(Sonora)Algumas das propostas tiveram pedido de vista dos parlamentares/universitários, para outras, um novo relator precisou ser nomeado. Tudo conforme a CCJ da vida real. A diferença é que o tempo vai ser curto para a emissão dos novos pareceres. A presidente, Renata Rosas, que na sessão anterior foi substituída pela vice, diz que mesmo com tão pouco tempo, já leva um grande aprendizado por ter estado à frente da mais importante Comissão da Casa.(Sonora)Assim que terminou a reunião da CCJ, as comissões temáticas foram sendo constituídas, afinal, a maior parte das propostas aprovadas precisa passar por análise de outras comissões. Caso do projeto que institui a Semana da Cidadania no Paraná a ser comemorada sempre na primeira semana do mês de outubro, que vai para a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, que, no Parlamento Universitário está sendo presidida por Naiarha Almeida, do último período de Direito da Unibrasil. Ela fez questão de presidir o grupo de trabalho, porque conta que já atua nessa área dentro da universidade.(Sonora) O Parlamento Universitário continua ao longo da semana, com votação dos projetos mais uma vez na CCJ, nas Comissões Temáticas, nesta quarta-feira (8) e, finalmente, a discussão das propostas com pareceres favoráveis em Plenário na quinta-feira (9). Você pode acompanhar todo o “trâmite” do projeto, onde universitários se tornam deputados estaduais por alguns dias e simulam todas as situações que ocorrem no dia a dia do Poder Legislativo, ouvindo a Rádio Alep.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesComissão aprova projeto para garantir maior segurança para as mulheres
((Descrição do áudio))O projeto de lei do deputado Hussein Bakri (PSD) que permite o desembargue das mulheres dos ônibus em local mais seguro e acessível teve parecer favorável aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (06). Pela proposta, as mulheres poderão optar pelo local mais adequado para o desembargue depois das 22h, respeitando apenas o itinerário original da linha intermunicipal ou metropolitana.Segundo a presidente da comissão, deputada Cantora Mara Lima (PSDB), a medida simples vai garantir mais tranquilidade para as mulheres que voltam para a casa sozinhas durante a noite.SonoraO projeto também prevê campanhas educativas sobre o respeito à mulher e de incentivo para que as mulheres denunciem a prática de violência.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAprovado projeto que prevê destinação adequada de óleos de origens animal e vegetal
(Descrição do áudio))Entre os projetos analisados na sessão plenária desta segunda-feira (6), da Assembleia Legislativa do Paraná, os deputados aprovaram em primeira votação, o da deputada Cristina Silvestri (PPS), que prevê a reciclagem de óleos de origem vegetal e animal de uso culinário e seus resíduos, em todo o Paraná. Essas ações têm o objetivo de reduzir os impactos ambientais que o despejo inadequado pode causar. Pela proposta, os empreendimentos que trabalham com refeições, e também os que comercializam óleos vegetais, devem fazer o descarte adequado dos óleos de cozinha usados e seus resíduos de acordo com as políticas elaboradas pelo órgão ambiental competente. Nesse caso, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ainda de acordo com o projeto, os recipientes com o óleo de cozinha usado deverão ser armazenados e encaminhados pelos estabelecimentos para instituições como fabricantes deste tipo de produto, empresas especializadas em reciclagem do material, organizações não governamentais, associações de catadores e cooperativas locais, com atividades nesse segmento. Também passou em primeiro turno, o projeto de lei do deputado Felipe Francischini (SD), que obriga pet shops, clínicas veterinárias e hospitais veterinários a informarem à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente quando constatarem indícios de maus tratos aos animais atendidos por eles. Pela proposta, esses estabelecimentos devem informar a delegacia por meio de ofício ou por digital. Nestes documentos devem constar nome, endereço e contato do acompanhante do animal presente no momento do atendimento; e um relatório do atendimento prestado, contendo descrição da espécie, da raça e as características físicas do animal, além da descrição de sua situação de saúde e quais os procedimentos adotados pelo estabelecimento. Outra proposta que foi aprovada em primeira discussão durante a sessão é dos deputados Pedro Lupion (DEM) e Missionário Ricardo Arruda (PEN), que denomina de “Prefeito Jorge Amin Maia” o viaduto localizado na BR-376, no entroncamento com o Contorno Sul de Apucarana.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesMais da metade dos projetos do Parlamento Universitário é analisada na CCJ Universitária
(Descrição do áudio))Mais da metade dos 47 projetos dos parlamentares/ universitários foi analisada na primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)/universitária, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (6), no auditório legislativo. Mas muitos acabaram rejeitados. A maior parte por vício de iniciativa, ou seja, não ser de competência da Assembleia legislar, mas dos Poderes Executivos Estadual e Municipais. Porém, algumas das propostas apresentadas tiveram destaque em função do embasamento jurídico e também da relevância para a sociedade. Caso da que institui o projeto Bengala Verde, uma forma de reconhecer as necessidades dos portadores de baixa visão. A demanda para que as pessoas com baixa visão utilizem a bengala verde, assim como os cegos já usam a branca, chegou até os estudantes por meio da Ong Retina Brasil, que defende a prática em todo o país, como conta uma das autoras, Maiane Aldlin Bittencourt, do último ano de Ciência Política da Uninter.(Sonora)Matérias na área do Direito fazem parte da grade curricular dos estudantes de Ciência Política e Maiane diz que se preparou para o Parlamento Universitário. Ela é estagiária na Câmara Municipal de Curitiba, e avalia a experiência no Legislativo Estadual de forma positiva.(Sonora) O diretor legislativo da Assembleia, e um dos idealizadores do projeto, Dylliardi Alessi, ajudou na condução dos trabalhos. Precisou intervir em alguns momentos, provocando os “integrantes” para a discussão. Dessa forma, eles conheceram mais de como funciona o Regimento Interno, técnica legislativa, as funções de cada membro da CCJ e, principalmente, o Direito Constitucional e, de quebra, proporcionou uma aula da matéria aos deputados/universitários.(Sonora)Dylliardi lembra que é importante que, não apenas os deputados universitários, mas a sociedade entenda que o parlamentar tem limitações na hora de apresentar um projeto de lei.(Sonora) A vice-presidente da CCJ Universitária, Camila Jezzini, acabou substituindo a presidente na reunião. Para a estudante de Direito da Unicuritiba, mais uma oportunidade de aprender mais sobre o processo legislativo. (Sonora)O Parlamento Universitário vai até o dia 10. Uma nova reunião da CCJ acontece nesta terça-feira (7) pela manhã para pareceres a novos projetos. Depois de passarem por outras comissões temáticas (caso haja necessidade), vão a Plenário para a votação final. Toda o processo que envolve a simulação do Parlamento Universitário, onde estudantes universitários ocupam o lugar de deputados por alguns dias, você pode acompanhar aqui pela Rádio Assembleia.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesCCJ do Parlamento Universitário é eleita e os trabalhos instalados
(Descrição do áudio)) Foram 47 os projetos distribuídos aos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta quarta-feira (1). Antes, porém, os membros da Comissão mais importante da Assembleia Legislativa foram eleitos. Apenas uma chapa lançada, mas cada posto, nos bastidores, foi disputado voto a voto por meio de muita articulação. Nada é pra valer. Faz parte da simulação do projeto Parlamento universitário com alunos de oito universidades vivendo na pele o dia a dia dos deputados estaduais. Mas o processo é idêntico ao que acontece na CCJ real. 13 membros, presidente e vice. (A diferença, nesse caso, é que a chapa é feminina). E foram elas as responsáveis por indicar que deputado universitário relataria qual projeto de lei. Deu trabalho. Mas Renata Rosas, aluna de Direito da Universidade Positivo, agora presidente da CCJ, ficou satisfeita com o resultado.(Sonora) Na fala da vice-presidente, Camila Jezzini, acadêmica de Direito da Unicuritiba, uma semelhança com a dos parlamentares.(Sonora)Entre as propostas apresentadas, estão projetos na área de turismo, educação, direitos humanos, do consumidor e da saúde.O diretor da Diretoria de Assistência ao Plenário ,, Juarez Vilela Filho, que recebeu os projetos com antecedência, diz que os parlamentares universitários ainda precisam aprimorar a técnica legislativa e a constitucionalidade, mas avalia que boa parte das propostas tem condição de avançar para outras comissões e ir a plenário.(Sonora) A Comissão de Constituição e Justiça analisa a legalidade e constitucionalidade dos projetos de lei, ou, se eles estão dentro das normas legais. É considerada a mais importante, porque se a proposta for barrada na CCJ já sai de pauta. Por isso, os parlamentares universitários levaram quase a tarde toda para instalar os trabalhos e na distribuição dos projetos, já que defendê-los para que sigam tramitando também faz parte do processo legislativo. Uma prática tão intensa, que Sidiglei Santana de Oliveira, do 2º ano de Letras da FAE, já tem certeza: vai sair do projeto com uma visão diferente da Assembleia legislativa da que tinha antes.(Sonora) A próxima reunião da CCJ do Parlamento Universitário acontece na segunda-feira (6) já para a apresentação e análise dos pareceres aos relatórios.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAcadêmicos de Jornalismo simulam cobertura jornalística do Parlamento Universitário
((Descrição do áudio))Além de simular as atividades legislativas, o Parlamento Universitário 2017 também abre espaço para os acadêmicos de Jornalismo vivenciarem a experiência da cobertura jornalística na Assembleia Legislativa do Paraná.Confira a reportagem produzida pela acadêmica da Universidade Positivo, Ana Santos, durante a eleição do presidente do Parlamento Universitário e da governadora.
Ver mais detalhesDeputados universitários elegem presidente e governadora para o parlamento simulado
((Descrição do áudio))Os deputados universitários que participam do Parlamento Universitário 2017 elegeram nesta quarta-feira (01) a Mesa Executiva e uma governadora. Duas chapas participaram da disputada e outros dois candidatos se inscreveram para a eleição indireta para a função de governador. A sessão preparatória para a eleição e pose da Mesa foi a segunda atividade dos acadêmicos no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.O trabalho de articulação em torno das candidaturas começou muito antes do início da sessão. Os grupos se dividiram claramente em dois blocos distintos durante a disputa. Com 30 votos, a Chapa 1 presidida pelo deputado universitário Otávio Augusto foi a vitoriosa. O presidente do Parlamento Universitário 2017 destacou em seu discurso que seu comando será pautado pelo diálogo e pela pluralidade.SonoraCom a mesma quantidade de votos, Ana Goes conquistou a função de governadora. Na certeza de que conseguirá manter a maioria no Parlamento, Ana destacou que vai acatar sugestões de bons projetos que possam contribuir com o debate durante as simulações.SonoraUma das principais propostas da governadora universitária será a humanização do sistema penitenciário seguindo o modelo já utilizado pelas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados.Para o diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Dylliardi Alessi, é a prática de todo o processo legislativo que vai contribuir para a formação dos acadêmicos que encaram o desafio do Parlamento Universitário.SonoraOs estudantes também tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com o deputado Tião Medeiros (PTB). Medeiros contou um pouco de sua trajetória política e dentro do Legislativo e respondeu questionamentos. Para o deputado, além de enriquecer a formação pessoal e profissional de cada universitário, o projeto permite que todos conheçam o Poder Legislativo.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesProibição das chamadas terapias de reversão sexual é tema de audiência pública
((Descrição do áudio))As determinações estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia por meio da Resolução nº 01 de 22 de março de 1999 foram discutidas em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (31). O debate promovido pelo deputado Professor Lemos (PT) foi uma solicitação do Grupo Dignidade e do Conselho Regional de Psicologia do Paraná para esclarecer os argumentos que embasam a resolução.O documento estabelece as normas de atuação para os psicólogos em relação a questões de orientação sexual, considerando que a homossexualidade não constitui doença, distúrbio e nem perversão. Os profissionais ficam proibidos de exercer qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homossexuais nem adotarão ação coercitiva para orientar homossexuais para tratamentos não solicitados. Também não é permitida a participação de psicólogos em eventos e serviços que proponham o tratamento e cura da homossexualidade.O tema ganhou repercussão nacional depois que a Justiça Federal do Distrito Federal determinou em decisão liminar que o Conselho Federal interprete a resolução de modo a não proibir os psicólogos de fazerem atendimentos buscando a reorientação sexual. A ação foi proposta por um grupo de profissionais que defende o uso das chamadas terapias de reversão sexual.Para a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-PR, psicóloga Sandra Fergutz Batista, o debate é fundamental para esclarecer a população, o Legislativo e o Judiciário com dados científicos e comprovados.SonoraSegundo Toni Reis, diretor-executivo do Grupo Dignidade, a nova interpretação da resolução já tem sido utilizada para atuação de alguns profissionais. Ele defende o diálogo aberto entre todas as instituições e ressalta que ciência e religião são campos distintos.SonoraO deputado Professor Lemos ressaltou que a prática das terapias de reversão sexual é um desrespeito ao direito do cidadão de definir a própria orientação sexual.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesDeputados realizam duas sessões plenárias nesta terça-feira (31)
(Descrição do áudio))Os parlamentares participaram de duas sessões plenárias na tarde desta terça-feira (31). Uma delas foi antecipada em função do projeto Parlamento Universitário, que retoma as atividades nesta quarta-feira (1). Entre as propostas aprovadas, em redação final, passou o projeto que prevê que o pagamento dos aparelhos de monitoramento eletrônico seja feito pelos próprios presos. Ele é dos deputados Gilberto Ribeiro (PRB) e Márcio Pacheco (PPL), que alegam não ser justo que depois de ser lesada, a sociedade ainda tenha de arcar com os custos dos equipamentos: R$ 16 milhões por ano, já que o aluguel de cada tornozeleira custa R$ 241 reais e são 5600 detentos no sistema prisional do estado, que aliás, junto com o Poder Judiciário, é quem vai identificar as condições financeiras dos detentos para saber quais os que podem arcar com os custos. A proposta tem o aval da Secretaria de Segurança Pública e, se for sancionada pelo Governo, já vale para os detentos que estão nos presídios e penitenciárias do Paraná, incluindo os da Operação lava Jato. Também passou em redação final, a proposta do deputado Stephanes Junior (PSB), que permite o transporte de animais domésticos de pequeno porte em trens e ônibus intermunicipais com regras pré-definidas. Outras propostas voltam para a CCJ, porque receberam emendas de plenário. Entre elas, a do deputado Evandro Junior (PSDB), que pretende alterar a lei que estabelece normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná; a do deputado Paulo Litro (PSDB), que isenta doadores de sangue do pagamento de taxas de inscrição nos concursos públicos realizados pelo Estado e a do Tribunal de Justiça, que altera dispositivos da lei que estabeleceu o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesEncerramento do Outubro Rosa e homenagem marcam início da sessão desta terça
(Descrição do áudio))A primeira sessão plenária desta terça-feira (31) começou com uma homenagem à dupla Teodoro & Sampaio com a entrega do título de cidadania benemérita. Teodoro recebeu pessoalmente o certificado das mãos do deputado Nereu Moura (PMDB).(Sonora) Agradeceu a homenagem em nome da dupla.(Sonora)E cantou.(sobe som)Teodoro é de Santo Antônio Da Platina e Sampaio é de Iraí. A dupla começou a fazer sucesso em 1984, com a música ‘Vestido de Seda’, que já vendeu mais de 500 mil cópias. Em seguida veio “Paixão Proibida”. Mas o disco duplo ''Mulher Chorona'' bateu o recorde de vendas alcançando 1 milhão de cópias vendidas. O deputado Delegado Recalcatti (PSD) é outro fã.(Sonora) Depois da música sertaneja, veio a clássica, com uma orquestra formada só por mulheres: a “Ladies Ensemble” sob a regência do mastro Alessandro Sangiorgi. Para ele, uma maneira do Paraná conhecer o trabalho que nasceu com o movimento do Outubro Rosa, , mês de prevenção ao câncer de mama.(Sonora)A apresentação marcou justamente o encerramento da campanha do Outubro Rosa na Casa. O grupo tem solistas das principais orquestras do Paraná e reúne nomes da Orquestra Sinfônica, Camerata de Curitiba e Orquestra de Câmara da PUC. Já tocaram nas principais salas de concerto e espaços culturais de Curitiba e cidades do interior. No repertório, além dos clássicos Vivaldi, Mozart, Bach, tem Tom Jobim, Pixinguinha, entre outros compositores. Para a incentivadora da campanha na Assembleia, a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), uma forma especial de celebrar mais uma data importante no calendário feminino.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhes