Alunos de Loanda participam da Gincana da Cidadania nesta quinta-feira (19)

18/05/2016 16h25 | por Dálie Felberg

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (18) a Gincana da Cidadania na cidade de Paranavaí.Créditos: Fabrício Binder/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza a Gincana da Cidadania para os alunos da rede estadual de ensino de Loanda, no Noroeste paranaense, nesta quinta-feira (19). A competição sobre os conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão acontece a partir das 8 horas no Colégio Estadual Guilherme de Almeida. Alunos dos colégios  Presidente Afonso Camargo e Paraná também devem participar das atividades do “Geração Atitude”, e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia. O encontro tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.

Paranavaí – A Gincana da Cidadania movimentou alunos de Paranavaí nesta quarta-feira (18). O jogo aconteceu no Colégio Estadual Enira Morais Ribeiro, com a participação de estudantes do Colégio Estadual Doutor Marins Alves de Camargo e Colégio Estadual de Paranavaí. Vibrando a cada ponto conquistado, os mais de 150 alunos mostraram que são competitivos e estudiosos. Mesmo no bloco de mímica, eles não se deixaram vencer pelo nervosismo e brigaram pelo desempate até a última questão.

O estudante Alexsandre Leandro Henrique Molina, aluno do Colégio Paranavaí, ficou orgulhoso com a vitória da equipe: “ Foi importante porque pudemos testar os conhecimentos, tudo que foi passado e estudado até hoje. E também é uma ação que leva à conscientização do jovem como ator social e político”.

Papo Cidadão – Mais uma vez os alunos superaram as expectativas das autoridades convidadas e fizeram diferentes questionamentos sobre diversos assuntos.  Eles falaram sobre a quantidade de cursos profissionalizantes nas escolas estaduais, inserção do jovem no mercado de trabalho, criação de novos empregos e também sobre o trabalho administrativo nos Poderes.

O prefeito Rogério José Lorenzetti respondeu muitas perguntas sobre o poder municipal e recebeu com atenção as dúvidas dos estudantes: “Eu avalio essa atividade de hoje como um exemplo da qualidade das escolas públicas da nossa cidade, e também a atenção da juventude com tudo que diz respeito ao futuro e ao presente. São adolescentes atualizados sobre o que acontece no país, no Estado e no município e sabem falar sobre isso. Esta iniciativa é ótima e necessária”.

Surpreendido com o excelente nível das perguntas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli comentou a Gincana e elogiou não só os participantes como os organizadores. “Essa iniciativa da Assembleia Legislativa é muito importante. Os jovens serão formadores de opinião e precisam estar perto dos Poderes constituídos. Eu fiquei admirado com questões sobre gestão fiscal e investimentos para o município, por exemplo. E poder falar para eles assim, de forma tão próxima, faz realmente toda a diferença”, disse.

O chefe do Núcleo Regional da Educação Pedro Beraldi, elogiou a Gincana da Cidadania e comentou a empolgação das equipes: “Eles vão sair daqui hoje com novos pensamentos e uma nova visão do gestor público. Eu fiquei contente com essa possibilidade de participar, ver a qualidade dos questionamentos e ainda um envolvimento e alegria de todos durante as atividades. Parabenizo pela iniciativa, espero que essa boa experiência chegue para muitos alunos ainda”.

Acompanhe a agenda da Gincana da Cidadania:

19/05/2016 – Loanda

20/05/2016 – Umuarama