(Descrição do áudio))
A reposição salarial de parte dos servidores públicos do Estado começou a ser analisada em plenário pelos deputados na sessão desta quarta-feira. Os quatro projetos de lei estabelecem o índice de 9,28% para recomposição das tabelas de vencimento do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas.
O líder do governo no legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), explicou que apenas no caso da Defensoria Pública o reajuste também vai atingir os salários dos defensores. Os outros três projetos tratam, exclusivamente, dos vencimentos dos servidores.
Sonora
Dessa forma, não são contemplados nos projetos juízes, desembargadores, promotores, procuradores de justiça e conselheiros do Tribunal de Contas. A reposição das perdas inflacionárias é um direito do trabalhador garantido na constituição. Em janeiro, os servidores do quadro geral do Estado receberam a correção de 10,67% nos vencimentos. Para o líder da oposição na Assembleia, deputado Requião Filho (PMDB), a aprovação dos projetos é uma forma de valorizar o servidor público.
Sonora
As quatro propostas ainda precisam passar por novas votações em plenário antes de entrarem em vigor.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.