Assembleia agora conta com uma Bancada em Defesa do Serviço Público

24/04/2019 12h04 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
16 deputados compõem a Bancada em Defesa do Serviço Público e dos Servidores, instalada na terça-feira (23) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), durante uma audiência pública que tratou da data-base da categoria, por iniciativa do deputado Professor Lemos (PT), que deve ser tornar o líder do grupo. Os deputados que integram a Bancada são:  Luciana Rafagnin (PT), Tadeu Veneri (PT), Soldado Adriano José (PV), Soldado Fruet (PROS), Delegado Jacovós (PR), Tercílio Turini (PPS), Márcio Pacheco (PDT), Delegado Recalcatti (PSD); Coronel Lee (PSL), Subtenente Everton (PSL), Rodrigo Estacho (PV), Homero Marchese (PROS), Boca Aberta Júnior (PROS), Nelson Luersen (PDT), Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT).  De acordo com Lemos, um grupo suprapartidário formado, em sua maioria, por servidores públicos civis e militares com a intenção de se ser o mediador entre servidores e Governo do Estado.

(sonora)

Cerca de 30 entidades, entre civis e militares, estavam representadas na audiência. O economista Cid Cordeiro, que já coordenou o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) no Paraná, fez uma palestra apresentando dados, que, segundo cálculos do Fórum das Entidades Sindicais (FES), demonstram que os valores para a reposição dos servidores estão previstos no orçamento. Relatou também que sem essa reposição, R$ 1 bilhão de reais deixariam de entrar na economia paranaense por ano, já que são cerca de 300 mil servidores do Poder Executivo no Paraná: 147 mil na ativa, 92 mil aposentados e 27 mil pensionistas.

 Segundo Tadeu Veneri, a criação da Bancada faz parte da semana de mobilizações do funcionalismo público estadual, que acontece até o dia 29 de abril, data em que acontece uma paralisação e protestos da categoria.

(sonora)    

 Segundo os participantes da audiência, são três anos sem receber a reposição anual da inflação, o que representa uma defasagem de 16,24%.  

Em uma reunião com representantes do Fórum no começo deste mês, o secretário estadual da Administração, Reinhold Stephanes, concordou que a data-base atrasada é uma situação emergencial, e adiantou que o governo reconhece o impacto negativo do congelamento dos governos anteriores e anunciou aos servidores que levaria ao governador a reivindicação. Uma nova reunião está prevista para o próximo dia 25. O vencimento da data-base dos servidores do Poder Executivo é no dia 1º de maio.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação