Assembleia começa a discutir transferência do Hospital Regional de Ponta Grossa para a UEPG

12/03/2013 16h53 | por Assessoria de Imprensa da 1ª Secretaria.
Deputado Plauto Miró (DEM).

Deputado Plauto Miró (DEM).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Plauto Miró (DEM).
O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, leu durante o expediente da sessão plenária desta terça-feira (12) a mensagem do governador Beto Richa, de nº 18/2013, que autoriza o Poder Executivo a transformar o Hospital Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva, instalado em Ponta Grossa, em Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG).

Por ter recebido apoiamento, o anteprojeto de lei segue agora para votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa a constitucionalidade e legalidade das matérias que tramitam na Assembleia Legislativa, além de outras comissões pertinentes ao tema. Se aprovado, o projeto será enviado para votação dos deputados em Plenário.

Plauto disse que acompanhará todo o trâmite do projeto dentro da Assembleia e trabalhará para que a proposição seja votada com agilidade. “A transformação do hospital regional em hospital universitário, com certeza, aumentará a qualidade na formação de médicos e outros profissionais da saúde, ampliará o número de projetos de pesquisa e permitirá um atendimento diferenciado à população dos Campos Gerais”, comentou.

De acordo com o anteprojeto de lei, com a transformação, a gestão do hospital deixará de ser feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e passará para a responsabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

A proposição determina ainda que o hospital deverá integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), prestando serviços ambulatoriais e hospitalares à população, servindo de suporte acadêmico às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UEPG.

O anteprojeto prevê que serão criados na estrutura da SETI 15 cargos de provimento em comissão de direção, chefia e assessoramento no HURCG. Com isso serão extintos os 15 cargos até então existentes na estrutura da SESA, alocados no Hospital Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva. O Poder Executivo declara que a criação dos cargos não causará impacto financeiro para o Estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação