Assembleia Legislativa debate a retomada de eventos no Paraná Agenda da semana também é marcada por um debate sobre a lei federal que definiu novos critérios para a concessão do BPC.

20/08/2021 11h08 | por Jaime S. Martins
Agenda da semana na Assembleia tem debates sobre a retomada de eventos no Paraná e as novas regras para a concessão do BPC.

Agenda da semana na Assembleia tem debates sobre a retomada de eventos no Paraná e as novas regras para a concessão do BPC.Créditos: Nani Góis/Alep

Agenda da semana na Assembleia tem debates sobre a retomada de eventos no Paraná e as novas regras para a concessão do BPC.

A retomada do setor de eventos no Paraná é o tema de uma audiência pública proposta pelo deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, que será realizada na terça-feira (24) a partir das 9 horas. A estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC-PR) é que as perdas do setor, na economia do Paraná, chegam próximo de R$ 25 bilhões. O debate terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

O deputado esteve recentemente no estado de São Paulo, onde pode conhecer as iniciativas adotadas por lá e a forma como são realizados eventos-modelos para a definição dos protocolos a serem adotados. “Esses eventos estabelecem parâmetros, em conjunto com os órgãos de saúde, para definir um protocolo específico para cada tipo de atividade, e assim, acelerar a retomada dos eventos, setor que está paralisado desde o início da pandemia", disse. "Estão fazendo com quatro segmentos da área de eventos: shows/festivais, esportes - inclusive o futebol, feiras corporativas, e também a área de eventos sociais, como jantares, formaturas, casamentos, batizados, etc. Em comum acordo com as entidades que representam esses setores e a Vigilância Sanitária, foram produzidos protocolos para, através de chamamento público, escolher as empresas e os eventos para aplicar esse evento-modelo", explicou.

Participam da audiência: Eduardo Aranibar - subsecretário de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços do Governo de São Paulo, que vai fazer a apresentação do projeto de Eventos-Modelo de São Paulo; Fábio Skraba - presidente da ABEOC-PR, Nelson Goulart Júnior - presidente da ABRASEL/PR; Julio Cesar Hezel - proprietário do Buffet Nuvem de Coco; Mac Lovio Solek - Ceo da Prime Eventos e vice-presidente Sul da Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos).

Também foram convidados o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro e o secretário Chefe da Casa Civil, Guto Silva.

BPC – Na quinta-feira (26) os debates ficam por conta da lei 14.176/2021 que definiu novos critérios para a concessão do BPC, Benefício de Prestação Continuada. A audiência pública é proposta pelo deputado Arilson Chiorato (PT) e terá início às 9 horas com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

O benefício é concedido a pessoas com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. O BPC garante um salário-mínimo mensal (atualmente R$ 1.100) à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Também são beneficiados os idosos acima de 65 anos na mesma situação.

A nova Lei fixa em um quarto de salário-mínimo a renda per capita máxima para que uma família possa receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Pelo texto também haverá a partir de 2022 uma regra escalonada para permitir a ampliação do teto para até meio salário-mínimo, de acordo com condições de vulnerabilidade.

A nova legislação definiu três os critérios para a concessão do benefício a pessoas com renda maior que um quarto do salário-mínimo: grau da deficiência; dependência de terceiros para o desempenho de atividades básicas da vida diária e por fim comprometimento do orçamento do núcleo familiar com gastos médicos não ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para idosos, apenas os dois últimos critérios são aplicáveis.

Sessão – Na sessão plenária de segunda-feira (23) os deputados irão votar a redação final do projeto que desburocratiza o acesso aos recursos da lei Aldir Blanc, de auxílio ao setor cultural.

Também em última etapa de votação o projeto que regulamentar o uso das sobras das vacinas contra a Covid-19.

A sessão plenária tem início às 14h30 com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. A agenda completa das atividades na Assembleia Legislativa do Paraná pode ser conferida no site: www.assembleia.pr.leg.br

 

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação