
Por iniciativa do deputado estadual Ney Leprevost (União), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta terça-feira (2), no Plenário da Casa de Leis, uma sessão solene em homenagem aos 140 anos de história do Teatro Guaíra, dedicados à valorização da arte, ao fomento da cultura e à preservação da identidade artística e histórica do povo do Paraná e do Brasil. O evento reuniu autoridades e representantes da cena cultural, que destacaram a importância histórica e artística do espaço, considerado um dos maiores ícones culturais do Estado.
O deputado estadual Ney Leprevost também enalteceu o espaço como referência cultural. “O Teatro Guaíra é um ícone do Estado do Paraná e um dos mais importantes da América Latina. Ele abre as portas não apenas para artistas de expressão nacional e internacional, mas também para os grandes talentos da nossa terra. Desde a sua inauguração, com a peça ‘Paraná, terra de todas as gentes’, o teatro representa essa pluralidade que construiu o nosso Estado. É um orgulho poder prestar esse reconhecimento público ao teatro e a todos os atores envolvidos na cena cultural paranaense e brasileira”, destacou.
Representando a secretária de Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira, o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, ressaltou a grandiosidade e o simbolismo do Guaíra. “Eu diria que o Teatro Guaíra é uma espécie de oásis para a cultura do Paraná e, inclusive, para a cultura brasileira, porque recebe eventos nacionais e internacionais, e é também muito a nossa casa. Ele tem uma história marcante, com centenas de artistas que passaram e se formaram lá. É um dos nossos ícones, acessível, reconhecido e localizado no coração de Curitiba”, afirmou.
Já o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, recebeu a homenagem em nome da instituição e destacou a trajetória centenária do espaço. “Para nós, do Teatro Guaíra, essa homenagem é um prêmio por todo o trabalho de excelência realizado ao longo desses 140 anos. Seja por meio dos espetáculos, shows, eventos ou dos corpos artísticos — como a Orquestra Sinfônica, o Balé, o G2 e a Escola de Dança —, o teatro cumpre sua missão de fomentar a cultura e formar novas plateias”, afirmou.
Para simbolizar o reconhecimento coletivo, antes do término da solenidade, alguns colaboradores foram chamados para representar todos os servidores, artistas, músicos e professores que também receberam essa homenagem, em agradecimento pela dedicação e contribuição para o fortalecimento da cultura e das artes.
História
O início do Teatro Guaíra remonta ao século XIX, quando a Assembleia Provincial doou à Sociedade Teatral Beneficente União Curitibana um terreno para a construção do Theatro São Theodoro, inaugurado em 28 de setembro de 1884. Durante dez anos, foi o centro da vida cultural de Curitiba até a Revolução Federalista, em 1894, quando o teatro foi transformado em prisão.
O espaço cultural renasceu em 1900, como Theatro Guayrá. O edifício original foi demolido em 1939 e, somente na década de 1950, durante a gestão do então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, teve início a construção de um novo teatro para a Capital. As obras começaram em 1952, em um período de expansão econômica do Estado, e o projeto, de autoria do arquiteto Rubens Meister, é considerado um marco do modernismo paranaense.
O Auditório Salvador de Ferrante foi inaugurado em 1954, seguido pelo Guairão, em 1974, após um incêndio ocorrido em 1970, e pelo Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, em 1975.
SESSÃO SOLENE ALUSIVA AOS 140 ANOS DO TEATRO GUAÍRA
Carregando fotos...