Assembleia Legislativa realiza 6ª Sessão de Interiorização em Maringá

16/05/2012 19h54 | por Luiz Alberto Pena
6ª Sessão de Interiorização do Poder Legislativo, em Maringá.

6ª Sessão de Interiorização do Poder Legislativo, em Maringá.Créditos: Nani Gois/Alep

6ª Sessão de Interiorização do Poder Legislativo, em Maringá.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), instalou nesta quarta-feira (16), às 18 horas, em Maringá, a 6ª Sessão de Interiorização do Poder Legislativo, realizada no Salão do Restaurante Central do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro – Expoingá 2012. A sessão itinerante foi a primeira realizada neste ano, e dá prosseguimento ao projeto que começou a ser desenvolvido em 2011, com reuniões da Assembleia já realizadas nas cidades de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

A proposta, segundo Rossoni, é justamente a de descentralizar as atividades do Poder Legislativo e levantar as principais demandas das diferentes regiões do Paraná, e ao mesmo tempo prestar contas à sociedade sobre as ações administrativas que têm transformado profundamente a Assembleia Legislativa desde fevereiro de 2011, depois da eleição e da posse da atual Mesa Executiva da Casa. “Não canso de destacar que a Assembleia Legislativa não é apenas de Curitiba e sim de todo o Paraná. As interiorizações permitem esse contato direto dos deputados com os mais variados setores da sociedade, que normalmente participam dos encontros com grande entusiasmo, trazendo suas reivindicações e reclamações. Isso nos dá elementos para uma atuação parlamentar muito mais vigorosa, porque muito melhor sintonizada com os paranaenses, destinatários do nosso trabalho parlamentar”, justifica.

Diversas autoridades prestigiaram a sessão especial, entre elas o prefeito de Maringá em exercício, Roberto Pupin; o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo; e o prefeito licenciado de Maringá, Sílvio Barros II. Além de Rossoni, participaram da sessão os deputados Bernardo Carli (PSDB), Evandro Júnior (PSDB), Ênio Verri (PT), César Silvestri Filho (PPS), Dr. Batista (PMN), Adelino Ribeiro (PSL), Leonaldo Paranhos (PSC), Teruo Kato (PMDB), Fernando Scanavaca (PDT) e Tadeu Veneri (PT).

Homenagens – Durante o encontro foram também homenageados 21 ex-deputados que representaram a região de Maringá no Legislativo estadual, em diferentes períodos históricos, como reconhecimento pelos bons serviços que prestaram ao Paraná e aos paranaenses. Assim, foram especialmente destacados Antonio Facci (“in memoriam”), Arleir Tilfrid Ferrari Junior; Basílio Zanusso, Cida Borghetti, Divanir Braz Palma, Emerson Nerone, João Preis, Joel Coimbra, Julio Bifon, Lindolfo Junior, Luiz Nishimori, Mário Bezerra Guimarães, Marquinhos Alves, Osório Valter Pietrângelo, Padre Paulo, Renato Bernardi (“in memoriam”), Ricardo Maia, Serafina Carrilho, Silvio Magalhães Barros (“in memoriam”), Wilson do Amaral Brandão e Wilson Quinteiro.